Maranhão na Tela 2009 ::  | Curta o Curta

Maranhão na Tela 2009

Por Guilherme Whitaker em 01/12/2009 13:55


O Maranhão na Tela é um projeto sócio-cultural de fomento à produção audiovisual maranhense, que desenvolve um trabalho para que o estado possa consolidar-se como um importante pólo de produção audiovisual nordestino por meio da mobilização de redes sociais e parcerias com pessoas e comunidades. O foco é o desenvolvimento de ações gratuitas de capacitação, produção e difusão que de fato contribuam para o fomento do audiovisual local e para a disseminação da cultura maranhense.  Confira AQUI a programação completa de filmes do evento e AQUI a programação do Fórum.

Dentre as ações realizadas estão o festival, as oficinas, os cursos e o fórum. O Festival é realizado sempre na primeira semana de dezembro e, desde 2007, investe numa curadoria de curtas e longas-metragens que dificilmente seriam exibidos no estado. Promove ainda um intercâmbio com as principais mostras e festivais brasileiros, tais como o Anima Mundi, a Mostra do Filme Livre (MFL) e o Festival de Cinema Universitário (FBCU). Apesar de não competitivo, o festival também investe na difusão dos vídeos produzidos pelas ações do projeto, além de destacar e valorizar a produção de filmes maranhenses. Inicialmente foi denominado de Festival Tambores de Cinema e Vídeo, pois no mesmo ano, 2007, o Tambor de Crioula recebeu o título de Patrimônio Imaterial Brasileiro.

O espaço para discussão de temas ligados ao audiovisual é o Fórum, que teve sua primeira edição realizada em dezembro de 2007. Desde então, há um intenso debate que envolve a sociedade civil, instituições públicas, privadas e do terceiro setor em torno de questões fundamentais para o fomento da produção local. São realizadas palestras, mesas e painéis com a participação de convidados que são referências locais e nacionais sobre os temas abordados.

Outra frente do projeto é a realização de cursos gratuitos de cinema e vídeo. Uma ação que visa fomentar a produção maranhense. Para cada curso são oferecidas 200 vagas preenchidas por estudantes de comunicação, professores universitários, roteiristas, produtores, jornalistas, publicitários e gestores públicos, entre outros grupos que evidenciam a enorme demanda do maranhense pela capacitação em produção audiovisual.

Já a oficina de produção realizada pelo Maranhão na Tela investe na capacitação e na sensibilização de jovens de localidades periféricas de São Luís e do interior do estado para o campo audiovisual. As atividades são feitas em parceria com o terceiro setor para estimular a multiplicação do aprendizado pelos jovens em suas instituições e comunidades. A cada oficina, trinta jovens participam de aulas práticas e teóricas que, ao final do processo, culminam na realização de dez vídeos.

Os filmes, sempre temáticos, dão origem a séries que são difundidas em TVs abertas e fechadas de abrangência nacional – a exemplo da "Essa é Minha Cultura", realizada em 2008, que apresenta dez mestres da cultura maranhense e foi veiculada em rede nacional através do Canal Futura. Outro aspecto importante da oficina é a continuidade do trabalho com os jovens, a exemplo dos que participaram de edições anteriores e que hoje fazem parte da equipe do making of do projeto. O projeto Maranhão na Tela tem o patrocínio da MPX Itaqui, co-patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Maranhão - SEBRAE e realização da Mil Ciclos Filmes.

Confira mais AQUI.

 

SESSÃO CURTA O CURTA

CINE PRAIA GRANDE • DIA 02/12, ÀS 16h30

ESTACIONAMENTO PRAIA GRANDE • DIA 04/12, ÀS 18H45 • DIA 05/12, ÀS 20H15

TEATRO ALCIONE NAZARETH • DIA 03/12, ÀS 16h30

Classificação: 16 anos.

 

EU SOU COMO O POLVO – 4’
Diretor: Sávio Leite
Sinopse: Um pouco da memória de Lourenço Mutarelli, um dos melhores desenhistas brasileiros da atualidade.

ESTÁ LÁ? É DO INIMIGO? – 3’
Diretor: Pedro Lobito
Sinopse: A ironia da guerra como negócio e espetáculo televisivo.

MINI CINE TUPY – 10’
Diretor: Sérgio Bloch
Sinopse: Uma pequena sala de cinema montada na garagem, com materiais encontrados no lixo, exibe filmes para a vizinhança.


JUSTIÇA EMPLACA – 6’
Diretor: Alexandre Bersot
Sinopse: Um ato violento - aparentemente inofensivo - provoca uma reação surpreendente e talvez não menos violenta.
 

VISITA À UNIVERSIDADE DE WILDSTONE – 7’
Diretor: Ralph Smith

Sinopse:Resgate precioso da Cinemateca MAM (RJ), cuja trilha sonora é do brilhante Johann Sebastian Mastropiero. A restauração demorou anos porque a equipe só trabalhava nos dias 29 de fevereiro.

 


O BRILHO DOS MEUS OLHOS – 11’
Diretor: Allan Ribeiro
Sinopse: Em busca de um momento prodigioso para que a vida faça algum sentido.


A FAMÍLIA QUE MORAVA NA IMPRESSORA DE RAQUEL – 3’
Diretor: Raquel Etges
Sinopse: Dentro da impressora, morava uma feliz família de aranhas, até o dia em que quiseram despejá-las. Depois de negociação, a solução.

 


MELÔ DO PIRUZIN – 3’
Diretor: Guiwhi Santos
Sinopse: Índia Poderosa do Brasil num incrível batidão em homenagem aos 200 anos da chegada da família surreal portuguesa ao Brasil.


SELARÓN, A GRANDE LOUCURA – 20’
Diretor:Renata Brito e José Roberto Mesquita
Sinopse: Selarón fala de sua paixão pelo Rio de Janeiro, samba, futebol, favelas e pela sua interminável obra, a intervenção urbana “A grande loucura”.
 

 

PROGRAMAÇÃO

III Fórum Maranhão na Tela


Participe do III Fórum Maranhão na Tela. Um espaço de debate e articulação de rede audiovisual. Com mesas-redondas, palestras, paineis e encontro de exibidores. Dias 2 e 3 de dezembro, na Associação Comercial do Maranhão, Praça Benedito Leite, 264 - Centro, das 14h às 18h. Inscrições gratuitas pelo site: www.maranhaonatela.com.br

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira: 02 de dezembro
14h- Palestra de abertura: “Audiovisual, Cultura e Empreendedorismo”, com Juliana Gregory Mee - Coordenadora Nacional de Projetos de Cultura e Entretenimento do SEBRAE

14h30 - Mesa 01: “Rede Articulada em Defesa da Democratização Audiovisual”
Mediador: Mivan Gedeon – Jornalista, documentarista e cineclubista.
Convidados
Rodrigo Bouillet - Coordenador de Rede do Cine Mais Cultura - Ministério da Cultura/MINC
Lenildo Gomes - Coordenador da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes - Secretaria de Cultura de Fortaleza /SECULT - FOR
Tarciana Portella – Chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura/MINC.

15h30 - Debate


15h50 – Painel - “Diagnóstico Setorial e Indicadores dos Festivais Audiovisuais”, com Guilherme Whitaker - Membro do Conselho Consultivo do Fórum dos Festivais

16h20 - Mesa 2 – “Festivais Audiovisuais e a Formação de Rede de Difusão”
Mediadora: Elizandra Rocha – Atriz e gestora de projetos culturais
Convidados:
Guilherme Whitaker – Diretor da Mostra do Filme Livre e da distribuidora Curta o Curta
Cavi Borges - cineasta e produtor
César Coelho – Diretor do Festival Anima Mundi

17h20 - Debate

18h - Encerramento

19h - Encontro de Exibidores do Maranhão
Bate-Papo com Antônio Claudino, presidente do Conselho Nacional de Cineclubes e vice-presidente da Federação Internacional de Cineclubes e Rodrigo Bouillet, Coordenador de Rede do Cine Mais Cultura - Ministério da Cultura/MINC.
Local: Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM)

Quinta-feira: 03 de dezembro
14h - Palestra: “Os Investimentos Socioculturais da MPX Itaqui no Maranhão”, com Franciara Oliveira, Analista de Responsabilidade Social.

14h30 - Mesa - 3: “Direitos do Público X Direitos Autorais”
Mediadora: Luana Camargo - Jornalista, pesquisadora de cinema Representante do CNC no Maranhão e oficineira do Cine Mais Cultura no MA
Convidados:
Antônio Claudino de Jesus - Presidente do CNC e vice-presidente da Federação Internacional de Cineclubes - FICC
Silvano Alves Bezerra - Diretor da TV UFMA
Cliffor Luiz de Abreu Guimarães - Coordenador na Coordenação Geral de Regulação de Direitos Autorais do Ministério da Cultura/MINC

15h30 - Debate

15h50 - Painel – “Museu da Memória Audiovisual do Maranhão/MAVAN”, com Joaquim Haickel – escritor e cineasta

16h10 – Palestra de Encerramento: “O Audiovisual e a Reforma da Lei de Direitos Autorais” com Cliffor Luiz de Abreu Guimarães - Coordenador na Coordenação Geral de Regulação de Direitos Autorais do Ministério da Cultura/MINC

16h30 - Plenária Final

17h- Encaminhamentos – “Elaboração da Carta do Fórum Maranhão na Tela”, com relatoria de Alexandre Bruno Gouveia - Coordenador do Núcleo de Audiovisual da CUFA-MA

18h - Encerramento

 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]