MFL 2005 ::  | Curta o Curta

MFL 2005

Por Guilherme Whitaker em 12/01/2005 08:03


Contagem regressiva para início da Mostra, que vai homenagear o cineasta
Luiz Rosemberg Filho e promover vários debates


A Mostra do Filme Livre (MFL), único evento nacional para filmes de todos os formatos, durações e épocas, abre espaço para que se veja e se pense as velhas e as novas formas de expressão audiovisual em prática no Brasil de ontem e de agora.

Também por isso a Mostra do Filme Livre é um evento de caráter cultural, informativo e educacional, que exibe, debate e quen também realiza filmes de variados formatos em suas oficinas. A mostra soa democrática na medida em que todos podem participar gratuitamente com seus filmes, independentes de seus gêneros, durações eou formatos. Isso porque acreditamos cada vez mais no poder estético dos filmes que queremos mostrar ao público, obras por vezes feitas na raça e ´por amor` ao que elas são enquanto esforço discursivo e tecnológico.

Além de querer exibir tais filmes, a Mostra Livre também promoverá debates sob variados temas relacionados ao crescente ambiente alternativo de produção, distribuição e exibição de filmes em nosso país. Já foram debatedores da mostra profissionais e artistas como Orlando Senna, Elyseu Visconti, João Batista de Andrade, José Joffily, Fernando Spencer, Gustavo Spolidoro, entre outros. Em 2005 estão previstos 6 debates, entre os temas estão: Cineclubismo, Filmes de Arquivo, Oficinas de Realização e sobre Políticas para o Curta-metragem nacional.

Como antes, a Mostra de 2005 vai homenagear um artista de nosso cinema com uma retrospectiva de sua obra. Nos anos anteriores foram homenageados os cineastas Fernando Spencer e Elyseu Visconti. Em 2005 o homenageado será o cineasta Luiz Rosemberg Filho, autor de vários longas e diversos curtas desde a década de 60. A mostra também destacará uma produtora independente, A Organização, dirigida por Samir Abujamra, e um jovem realizador, Phillipe Barcinski, com a exibição de seus filmes e um bate-papo com o público. Pela primeira vez a Mostra vai homenagear um cineasta estrangeiro, o holandês Johan van der Keuken, que ganhará uma retrospectiva de alguns de seus curtas e um debate sobre sua obra. Outras sessões especiais estão sendo criadas, levando para 300 o total de filmes da mostra 2005.

Nas edições anteriores do evento foram exibidos cerca de 700 filmes para 6500 pessoas. A expectativa para 2005 é chegar a um público de 4 mil pessoas. Nas oficinas da Mostra já foram realizados 12 filmes em Super8, Videodigital e 16mm, com cerca de 70 alunos de todo o Brasil. Tais filmes foram exibidos em diversos festivais de cinema e vídeo como o Festival CINESQUEMANOVO (Porto Alegre), Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Curta Cinema, Gramado Cine Vídeo e Curta Santos, entre muitas outras exibições fora do circuito de festivais. Para 2005 faremos duas oficinas, uma de Fotografia Alternativa e outra de Livre Realização Videodigital.

Sempre a buscar melhoramentos, a mostra pretende exibir e debater mais e melhores filmes. A curadoria, formada por Chico Serra, Marcelo Ikeda e Rodrigo Savastano, acaba de selecionar 147 filmes (dos 650 inscritos), que serão exibidos nas salas de cinema e vídeo e no teatro II do CCBB carioca. Um júri independente decidirá, durante a mostra, os filmes vencedores, que serão exibidos nas sessões de encerramento.

Além de oferecer o troféu FILME LIVRE a Mostra trabalha para conseguir premiar da melhor forma possível, com produtos e serviços audiovisuais. Em 2005 são as seguintes categorias em questão:

Prêmio Filme Livre - concorrem obras com mais de 30 minutos
Prêmio Curta Livre - concorrem obras de até 29 minutos
Prêmio Cara Liberdade - concorrem obras realizadas sem apoio estatal
Prêmio Oficinando - concorrem obras realizadas em Oficinas
Prêmio Carioca Livre - concorrem obras cariocas
Prêmio Século XX - concorrem obras realizadas no século passado


Acompanhe também o dia a dia da pré-produção da Mostra no diário da MFL em www.curtaocurta.com.br/publicacao_mfl.php?c=32

Participe você também da mostra mais Democrática do Brasil...

Guilherme Whitaker e Equipes

A Mostra do Filme Livre é patrocinada pelo Banco do Brasil desde 2002
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil - Organização: WSET Multimídia - A Mostra conta com o apoio do MINC
Apoios: PANORAMA - Curta o Curta - Arquivo Nacional - Ateliê da Imagem - Canal Futura - Canal Brasil - Ateliê da Imagem - VTI - AION - LINK DIGITAL - Curtagora - Consulado Holandês - APEMA - ONIX Produções - YOULE
Dúvidas ou questões relativas à Mostra do Filme Livre entre em contato pelo email mostradofilmelivre@curtaocurta.com.br ou ligue para 21 25397016


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]