MFL 2006 já recebe inscrições de filmes e vídeos ::  | Curta o Curta

MFL 2006 já recebe inscrições de filmes e vídeos

Por Guilherme Whitaker em 21/09/2005 08:54


Mostra do Filme Livre 2006 

Filmes feitos por própria conta, sem apoio estatal!!
Filmes esquisitos, alternativos e daí originais!!
Longas, médias, curtas, antigos ou inéditos!


SEJAM BEM VINDOS!!! 


Estão abertas, até 31 de outubro, as inscrições para a quinta edição da Mostra do Filme Livre (MFL), que acontecerá no Rio de Janeiro em fevereiro de 2006. 

Confira o regulamento e a ficha de inscrição no site oficial da MFL em www.mostradofilmelivre.com

Focada na busca pelos significados do que seja fazer e exibir um "FILME LIVRE", a MFL 2006 pretente selecionar e premiar obras que trilhem um caminho de experimentação, valorizando a coerência estética e a liberdade da criação. A MFL também quer ser um espaço para a visão e a reflexão das atuais e antigas gerações de filmes independentes, seja em suas sessões, nos debates e/ou nos textos feitos especialmente para o seu catálogo. 

Para Guilherme Whitaker, idealizador do evento, esta quinta edição será especial por vários motivos, como o fato de que "estamos a preparar uma grande homenagem a um dos mais importantes cineastas brasileiros, que deverá lançar seu novo longa na mostra e também faremos retrospectivas bem especiais, além dos já esperados debates sobre a Memória e sobre os atuais modelos de produção e difusão de filmes independentes. Cada vez mais se produz filmes por própria conta no Brasil e a mostra livre é um espaço ótimo para que tais filmes sejam vistos por mais gente, também no catálogo vamos escrever sobre todos os filmes indicados aos prêmios e tudo isso é muito instigante."

Uma das novidades para 2006 esta na valorização dos filmes realizados de forma independente (do Estado), que concorrerão a 4 prêmios, enquanto os filmes dependentes do Estado concorrerão a 1 prêmio. Outra novidade é que pela primeira vez a curadoria da mostra, formada por Christian Caselli, Francisco Serra, Guilherme Whitaker, Karen Akerman e Marcelo Ikeda, vai indicar até 10 filmes para cada uma das 5 categorias da premiação, a saber: 

Filmes feitos SEM apoio estatal concorrem nas seguintes categorias:

Troféu FILME LIVRE - Concorrem filmes com mais de 31 minutos.
Troféu CURTA LIVRE - Concorrem filmes de até 30 minutos.
Troféu OFICINANDO - Concorrem filmes realizados em oficinas, escolas, universidades.
Troféu SÉCULO XX - Concorrem filmes realizados no século XX. 

Filmes feitos COM apoio estatal concorrem ao seguinte prêmio:

Troféu CARÍSSIMA LIBERDADE – Concorrem todos os filmes realizados com apoio estatal, independente do gênero, duração, formato ou ano de produção.

A organização da MFL poderá compor ainda novas premiações, caso constate temas relevantes dentre os filmes inscritos. E além dos troféus a produção da MFL trabalha para vir a oferecer uma premiação em produtos e serviços audiovisuais.

Como de costume, a MFL também prepara uma homenagem a um grande cineasta brasileiro e duas retrospectivas especiais; a de uma superAtiva produtora independente e a de um realizador que tenha uma constante na realização de curtas de qualidade e que ainda não tenha realizado um longa-metragem. Em breve e aos poucos iremos publicar os nomes dos homenageados em 2006. Já foram homenageados da MFL os cineastas Fernando Spencer, Eliseu Visconti, Luiz Rosemberg Filho, Paulo Halm, Eduardo Nunes, Phillipe Barcisnki, e as produtoras Mosquito, Pepa Filmes e A Organização. 

Foi então dada a largada para a Mostra do Filme Livre 2006. Por entre curtas e longas, de todos os gêneros, formatos e feitos em qualquer época, esperamos que você, que faz filmes livres, se anime em participar! A MFL foi criada e persiste para valorizar o seu esforço, a sua arte!!! 

Guilherme Whitaker e Equipe MFL 

Confira AQUI  um pouco de como foi a edição 2005 da MFL.
Em breve mais novidades da Mostra Livre aqui mesmo!


Mostra do Filme Livre 2006

Produção: WSET Multimídia
Organização: Guilherme Whitaker
Curadoria: Christian Caselli, Francisco Serra, Guilherme Whitaker, Karen Akerman e Marcelo Ikeda.
Produção Executiva: Guilherme Whitaker e Isabela Lobo
Produção: Raphael Fonseca
Site: Cliquei Network e Rivello Soluções Tecnológicas
Arte Gráfica: Mariana Mansur 

Promoção: CURTA O CURTA


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]