MIAU ::  | Curta o Curta

MIAU

Por Guilherme Whitaker em 28/01/2010 08:00


As inscrições para o 3º MIAU – Mostra Independente do Audiovisual Universitário estão abertas de 25 de janeiro a 10 de março de 2010 para produções audiovisuais brasileiras universitárias em curta-metragem, finalizadas a partir de 2008, em qualquer formato, com duração máxima de 20 minutos. As obras podem ser inscritas pela seção “Filmes” do site

www.mostramiau.com.br

.

 

O festival, que acontece de 5 a 9 de maio de 2010 no Cine Goiânia Ouro, em Goiânia/GO, contribui para o enriquecimento do cenário cultural goianiense, e promove o cinema universitário nacional trazendo o que ele oferece de mais inovador e criativo a cada edição. A terceira edição do MIAU conta com apoio institucional da Prefeitura de Goiânia, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e realização da Estação Filmes.

 

Seleção

A curadoria da mostra se pauta por critérios como a ousadia no uso das linguagens cinematográficas, originalidade, criatividade e apuro técnico. “O ambiente universitário é janela ideal para experimentação de formas e conteúdos.”, lembra Douglas Pinheiro, diretor da mostra.

 

O MIAU é composto pela Mostra Sete Vidas, competitiva nas categorias ficção, documentário e animação; e pela Mostra Gato da Vez, competitiva de temática variável a cada ano, que em 2010 premiará o diretor que pelo conjunto de duas obras documentais dê a ver um olhar singular e inventivo, contribuinte da renovação e expansão que o documentário brasileiro passa na atualidade.

 

Para se inscrever os realizadores devem enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, acompanhada do(s) DVD(s) e comprovante de que o diretor era universitário à época em que o curta-metragem foi finalizado.

 

No caso da Mostra Gato da Vez, deverão ser enviados 2 curtas dirigidos ou co-dirigidos pelo mesmo estudante, na categoria documentário, sendo que ao menos um deles deverá ter sido finalizado a partir de 2008.

 

Durante os cinco dias de festival estão previstas a exibição da mostra competitiva de curtas e de obras convidadas, debates, realização de oficinas, exposições de fotografia e arte, além de apresentações musicais. Tudo com vistas a incrementar o cenário cultural do Estado, que cada vez mais se destaca como pólo produtor na área de cinema e vídeo, e promover o cinema universitário em todas as suas esferas.

 

Curadores

 

 

Retrospectiva 2º MIAU

O 2º MIAU recebeu 243 inscrições de curtas-metragens produzidos em 18 estados brasileiros, sendo 147 ficções, 76 documentários e 20 animações. E deste total foram selecionadas 47 obras para comporem as mostras competitivas do festival.

 

Foram oferecidas duas oficinas de formação. “Fora da Ordem”, pela premiada documentarista Marília Rocha que, a partir da experiência do núcleo de realizadores da TEIA, gerou um debate sobre filmes, realizadores, produtores e grupos que criam formas alternativas de produção audiovisual no cenário atual. Já Sérgio Rizzo, crítico da Folha de São Paulo, ofereceu a oficina “Crítica Cinematográfica” abordando um panorama histórico da crítica na imprensa brasileira, perpassando formatos que variam de uma apreciação aprofundada a resenhas em formas de haicai.

 

Ocorreram sessões diárias de debates e exercícios de crítica livre sobre a produção universitária, contando com a presença de realizadores universitários vindos de outros estados, como: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília e Paraná; com o intuito de contribuir para a criação de um espaço efetivo de troca entre público e cineastas.

 

Além disso, exposições de fotos still dos curtas selecionados, a exposição “MIAU Ilustrado” - que contou com obras inéditas de nomes como Allan Sieber, Fido Nesti, Ale Abreu, Fernando Gonsales e Spacca - e shows musicais após as exibições dos curtas, também fizeram parte da programação: outras formas de arte, acessórias e transversais à produção audiovisual, que criam espaços para ampliar a troca cultural entre produtores, público e artistas.

 

Janela privilegiada

A posição privilegiada do MIAU no calendário de festivais permite que a mostra promova em Goiânia a estréia de filmes que farão uma bela trajetória entre participações em importantes festivais nacionais e internacionais, bem como a conquista de muitos prêmios.

 

Casos exemplares são dos estreantes e premiados de 2009: Sobre um dia qualquer (foto) de Leonardo Remor (RS) – Melhor filme do 2º MIAU, A vermelha luz do bandido (foto) de Pedro Jorge (SP) – Melhor documentário do 2º MIAU e Darluz de Leandro Goddinho (SP) – Menção honrosa.

 

Sobre um dia qualquer, trabalho de conclusão de curso de Leonardo na UNISINOS, foi a grande revelação da mostra gaúcha do Festival de Cinema de Gramado. Neste único evento arrematou cinco prêmios: melhor montagem, melhor fotografia, melhor atriz, melhor direção de arte e melhor direção. A vermelha luz do bandido, documentário produzido na Universidade Anhembi Morumbi, contou com participação em inúmeros festivais conquistando 10 prêmios, entre eles o de Melhor Documentário no 2º Câmera Mundo em Rotterdam (Holanda). Já Darluz, produção também da Anhembi Morumbi, conquistou até então um total de 27 prêmios em festivais nacionais, e participou de festivais na Holanda (2º Festival Câmera Mundo) e na Alemanha (10º International Film Festival Hannover).

 

Fotos (Créditos: Heloá Fernandes)

Foto 1: Pedro Jorge (SP), Leonardo Remor (RS), Allan Ribeiro (RJ) e Vinicius Casimiro (SP): premiados no 2º MIAU.

Foto 2: Realizadores com filmes em competição durante a Mostra, no Cine Goiânia Ouro.

Foto 3: Cineastas debatendo seus filmes.

Foto 4: Realizadores apresentando seus filmes no Cinema do Centro Cultural Goiânia Ouro.

Foto 5: Sérgio Rizzo, crítico de cinema, ministrando oficina.

 

Serviço

Inscrição: 3º MIAU – Mostra Independente do Audiovisual Universitário

Período: até 10 de março de 2010

Mais info: www.mostramiau.com.br / miau@mostramiau.com.br

 

Assessoria de Comunicação:

Rafael de Almeida

ratborges@hotmail.com

(62) 8432-2520

 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]