MOSCA 7 – Mostra Audiovisual de Cambuquira ::  | Curta o Curta

MOSCA 7 – Mostra Audiovisual de Cambuquira

Por Guilherme Whitaker em 25/04/2012 10:55


A MOSCA - Mostra Audiovisual de Cambuquira é uma mostra de filmes de curta-metragem focada na difusão da produção audiovisual brasileira e na formação de público crítico. Além da exibição de filmes, a programação conta com debates, oficinas, exposições, clubinho e café da MOSCA.

Cambuquira está localizada no Circuito das Águas mineiro e abriga o Cine Elite; antigo cinema da cidade que permaneceu fechado por aproximadamente 20 anos e foi revitalizado em 2001 pelo Espaço Cultural Sinhá Prado, onde acontece a MOSCA. A mostra chega a sua sétima edição em 2012.

A MOSCA 7 propõe uma reflexão acerca do espaço e do tempo que se vive, da ideia de observar o contexto e dialogar com ele de maneira contemporânea. Desta forma, construir algo novo torna-se inevitável, e percebe-se que identidade cultural e tradição são necessariamente resultado da ação humana. A linguagem audiovisual e o próprio processo de popularização dos meios de produção são alguns dos inúmeros elementos a partir dos quais torna-se possível pensar a cultura frente ao seu tempo. O tempo enquanto período, enquanto época e enquanto série ininterrupta e eterna de instantes é tema da 7ª Mostra Audiovisual de Cambuquira.

A programação é para público de todas as idades, e a entrada é franca.

Inscrições abertas até 12 de maio

A inscrição de filmes para participar da seleção da MOSCA 7 pode ser realizada gratuitamente pelo site www.mostramosca.com.br

Podem ser inscritos filmes de ficção, documentário, animação, vídeo experimental, infantil e vídeo coletivo; com duração de até 30 minutos.

O caráter competitivo da MOSCA 7 se dará através do Júri Popular. Os espectadores poderão votar nos curtas ao final de cada sessão e eleger o “Melhor Curta da MOSCA 7 – Júri Popular”, 1º, 2º e 3º lugares.

Os três primeiros colocados receberão prêmios em serviços de empresas da área audiovisual. Consulte o regulamento no site: http://www.mostramosca.com.br/wpcontent/uploads/2012/03/REGULAMENTO-MOSCA-7.pdf

Histórico MOSCA

Formação de público e desdobramento social

Ao longo de 6 edições da Mostra Audiovisual de Cambuquira, 1.327 filmes de curta-metragem foram inscritos e, entre eles, 398 foram selecionados e exibidos, além de alguns longas que foram convidados a integrar a programação de cada ano. Foram oferecidas 17 oficinas para público de todas as idades e debates ao final de cada sessão. O histórico detalhado dos anos anteriores está disponível no site http://www.mostramosca.com.br/historico/

Cambuquira é uma cidade de 13.000 habitantes que integra o Circuito das Águas de Minas Gerais. Fica a aproximadamente 300 km das capitais Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. É lá que fica o Cine Elite, cinema inaugurado na década de 1940 e fechado nos anos 1980, que foi então reformado e reaberto pelo Espaço Cultural Sinhá Prado em 2001. A sala de exibição tem capacidade para 200 pessoas.

Além do efeito turístico que a mostra acaba naturalmente cumprindo, por ser uma ação de descentralização cultural, a MOSCA busca formar um público mais crítico e consciente da técnica e da linguagem audiovisual que consome no cinema, na televisão, internet e na própria mostra. Para tanto, além das exibições de filmes, há a preocupação em oferecer uma programação voltada a atividades culturais e de entretenimento que tragam à tona discussões e reflexões que interessem ao público de todas as faixas etárias e camadas sociais; oficinas gratuitas que proporcionem aprendizado audiovisual e estimulem a formação de olhar, principalmente em jovens e crianças; e atividades que procurem valorizar a cultura local, sempre buscando proporcionar o intercâmbio cultural entre o público da comunidade e os visitantes que comparecem ao evento.

O melhor resultado que se pode esperar de um evento cultural é a transformação que acontece no indivíduo. O cinema é uma maneira de fazer conexões com outros mundos e outras emoções, sejam elas individuais, políticas ou dramáticas. No caso de uma mostra de curtas, a grande variedade de produções amplia ainda mais as possibilidades e assuntos levados ao espectador, seja para conhecer algo novo ou refletir de outra forma sobre algo já conhecido. Um filme nasce novamente cada vez que bate na tela e chega ao espectador, e para cada espectador ele pode ser assistido de uma forma diferente.

O público de Cambuquira e sua forte herança cultural têm se mostrado aberto ao estímulo cinematográfico em suas variadas formas, e dessa troca surge a certeza de continuidade e a comprovação da eficácia do projeto.

Projetos paralelos

MOSCA 6 ½ e BENEDITA CINECLUBE

A MOSCA 6 ½ é um projeto de extensão da MOSCA que teve início em julho de 2012 em Cambuquira e até junho de 2012 seguirá em exibições itinerantes, levando a mostra a outras cidades. Trata-se de uma retrospectiva com 38 dos 398 filmes mais marcantes que já foram exibidos nesses anos de história, além de 13 trabalhos produzidos nas oficinas da MOSCA desde 2006.

A itinerância já foi exibida em Três Corações-MG, Lambari-MG, São Carlos-SP e as próximas exibições serão em Campanha-MG, Araraquara-SP e Américo Brasiliense-SP, além do circuito de cidades do evento Abril Poético, organizado pela LESMA – Liga Ecológica Santa Matilde que passa por Lavras, Caxambu, Campanha, São João del Rei e Conselheiro Lafaiete. A programação pode ser acessada em nosso blog www.blogdamosca.wordpress.com

O BENEDITA CINECLUBE é um desdobramento da MOSCA e acontece semanalmente em Cambuquira, com sessões gratuitas toda quinta-feira às 19h. Foi batizado em homenagem à Sra. Benedita Ponzo. Dona Benedita, como era conhecida na cidade, e seu marido Annunziatto Ponzo, foram os proprietários do antigo Cine Elite, local que ficou de portas fechadas por um tempo e onde hoje funciona o Espaço Cultural e Associação Sinhá Prado. Dona Benedita foi uma grande entusiasta da MOSCA – Mostra Audiovisual de Cambuquira, apoiava a exibição dos filmes e torcia pelo renascimento do cinema na cidade.

O Benedita Cineclube é integrante do circuito Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura e em março deste ano completou 2 anos. www.beneditacineclube.wordpress.com

EQUIPE MOSCA 7

Espaço Cultural Sinhá Prado

A Associação Comunitária Educacional e Cultural Sinhá Prado Guimarães, proponente da MOSCA, foi fundada em setembro de 2008. Trata-se de uma proposta de continuidade ao trabalho do Espaço Cultural Sinhá Prado Prado (desde 1997 em Américo Brasiliense-SP e 2001 em Cambuquira), que caracteriza-se pela oferta de cursos regulares e oficinas de arte e formação artística e produção de eventos culturais. As duas unidades são consideradas serviço de utilidade pública pela Prefeitura Municipal de Cambuquira e de Américo Brasiliense. 

DIREÇÃO E CURADORIA MOSCA

O núcleo de direção e curadoria da MOSCA é formado por Ananda Guimarães, Fernanda Tonoli, Maíra Colucci e Sharen Zancaner. Graduadas em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (São Carlos-SP), paralelamente à produção da MOSCA, cada uma atua em diversas áreas da produção cultural: cinema (curtas, longa-metragens e festivais); oficinas audiovisuais; mercado editorial de música; moda; mostras itinerantes multidisciplinares; e pesquisa em Mídia Informação e Cultura (ECA – USP).

OFICINAS

Djalma Ribeiro Jr. é coordenador das oficinas de Realização Audiovisual da MOSCA desde 2006. Graduado em Imagem e Som e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

*Todos os anos, a equipe contratada para ministrar oficinas na MOSCA é composta por profissionais graduados na área e altamente capacitados.

CRIAÇÃO DE IDENTIDADE VISUAL E FOTOGRAFIA

Mateus Rios é o ilustrador e fotógrafo da MOSCA desde 2006. Os cartazes da 7ª edição criados por ele podem ser baixados no http://www.flickr.com/photos/mostramosca

DIREÇÃO ESPAÇO CULTURAL SINHÁ PRADO

Bernadette Guimarães, atual presidente da associação e fundadora do Espaço Cultural Sinhá Prado, é artista plástica e professora de Educação Artística formada pela Faculdade Santa Marcelina (São Paulo-SP); e licenciada em Filosofia pela Faculdade Sedes Sapientiae – PUC (São Paulo-SP). É também fundadora e proprietária da escola de educação infantil Cor e Cuca (Américo Brasiliense-SP), e responsável pela revitalização dos prédios do antigo Cine e Cassino Elite, onde acontece a MOSCA.

REALIZAÇÃO
PARCERIAS
Realização: Espaço Cultural Sinhá Prado e Ministério da Cultura
Apoio Cultural: Sorvetes Jundiá
Apoio: Cirúrgica Fernandes, Gráfica Véritas, Livre TI, CiaRio, Black House, Anthony Produções, Prefeitura Municipal de Cambuquira
Divulgação: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais

CONTATOS
MOSCA NA INTERNET
Site oficial MOSCA 7: www.mostramosca.com.br
Notícias: www.blogdamosca.wordpress.com
Facebook: www.facebook.com/MostraAudiovisualdeCambuquira | www.facebook.com/mostramosca
Twitter: www.twitter.com/mostramosca
Fotos: www.flickr.com/photos/mostramosca

EMAILS
info@mostramosca.com.br
anandaalvesguimaraes@gmail.com
sharenzancaner@gmail.com
ma_colucci@yahoo.com.br

ESPAÇO CULTURAL SINHÁ PRADO
espacoculturalsinhaprado@gmail.com
tel: 35.3251-3534
Av. Virgílio de Melo Franco, 481 – Centro
Cambuquira-MG
CEP: 37.420-000

SERVIÇO
7ª Mostra Audiovisual de Cambuquira – MOSCA 7
Local: Espaço Cultural Sinhá Prado – Av. Virgílio de Melo Franco, 481 – Cambuquira-MG
Data: 11 a 15 de julho de 2012
Realização: Associação Comercial Educacional e Cultural Sinhá Prado Guimarães
Público: programação para todas as idades
Entrada Franca


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]