Mostra CineBH inaugura programação audiovisual do momento Itália/Brasil 2011-201 ::  | Curta o Curta

Mostra CineBH inaugura programação audiovisual do momento Itália/Brasil 2011-201

Por Guilherme Whitaker em 03/10/2011 13:47


A 5ª Mostra CineBH vai sediou uma programação especial, inaugurando com exibições, homenagens e convidados italianos a parceria brasileira com o país europeu.

O roteirista e multiartista italiano Tonino Guerra, 91 anos, foi homenageado com uma Retrospectiva de clássicos do cinema mundial em que colaborou nos roteiros e direção. São eles “Através do Tempo”, de Tonino Guerra e Andrei Tarkovsky, “Eros”, de Michelangelo Antonioni, Steven Soderbergh e Wong Kar Wai, “Ginger e Fred”, de Federico Fellini, “Matrimônio à Italiana”, de Vittorio De Sica e “Paisagem na Neblina”, de Theo Angelopoulos. Os filmes foram exibidos no Cine Sesc Palladium.

 

Nascido em 1920, na comuna de Santarcangelo di Romagna, Guerra se mudou para Roma na década de 50 onde começou sua brilhante carreira como roteirista. Nos últimos anos, Tonino Guerra tem se dedicado à pintura, escultura e concepção artística de instalações, parques e exposições, para onde transfere sua criatividade sem limites. Em entrevista exclusiva para a Mostra CineBH, Tonino Guerra falou sobre a importância da coprodução internacional, entre outros assuntos.

“Ter diferentes direções que depois se unem é excepcional, é muito bom. Nós temos de refletir um pouco sobre isso: todo grande cinema italiano dependia de grandes cineastas franceses, russos. É preciso haver uma colaboração. Nenhum povo é o mais iluminado do mundo sozinho.”, afirmou.

O crítico de cinema e colaborador da CineBH, Cássio Starling, destaca o volume e a multiplicidade das colaborações de Guerra com os inúmeros diretores com os quais colaborou em roteiro. Ressalta ainda sua característica de reivindicar papel coadjuvante na construção das obras, citando, em artigo exclusivo para a 5ª CineBH, diálogo de Tonino Guerra em programa de TV:

“ – Escreveu muitos argumentos?
– Sim, meu Deus! Cento e vinte!
– Nunca ficou desiludido com a passagem do argumento ao filme?
– Não, porque em quase todas as vezes as coisas ficaram melhores.”

INTERCÂMBIO E DIFUSÃO – TERRA DE TODOS

A Mostra CineBH dá continuidade a parceria inaugurada em 2010 com o Festival Italiano Terra di Tutti Film Festival realizado em Bolonha. Ambos chegam em 2011 em sua quinta edição, em mostras anuais e consecutivas, aproximando e difundindo as produções cinematográficas e gerando intercâmbio entre o Brasil e a Itália.

Em Belo Horizonte, os brasileiros puderam conferir os médias italianos “Atirando em Muhammad), de Luca Cusani e Francesco Cannito, “Hóspedes da Noite”, de Licinio Azevedo, “Macaúba – Anotações de Lutas e de Energias”, de Antonio Martino e Jonatha Ferramola, “ O Ringue e seus Titãs”, de Miko Meloni e o curta “Mãe dos Netos”, de Isabel Noronha e Vivian Altman.

Em Bolonha, os italianos vão assistir aos curtas contemporâneos brasileiros “A Boate Azul”, de Cássio Pereira dos Santos, “Acercadacana”, de Felipe Peres Calheiros, “O Plantador de Quiabos”, do Coletivo Santa Madeira, e “Taba”, de Marcos Pimentel.

“A parceria entre a Mostra CineBH e o Terra Di Tutti Film Festival aumenta a conexão entre o cinema independente realizado em todo o mundo e potencializa a exibição de produções que enfocam dilemas comuns a todos os países e cidadãos, ressalta a coordenadora do evento Raquel Hallak”.

“Fazer os filmes viajarem é muito importante. Muitas produções de qualidade não chegam no mercado europeu e da América Latina, ficam limitadas a um circuito fechado. Nossa vontade é permitir essa troca entre os festivais, de modo a ampliar o público e o olhar sobre o estrangeiro”, diz Mario Fundaro, coordenador da GVC, interlocutora do Momento Itália Brasil.

O Momento Itália/Brasil trouxe ainda o convidado Carlo Chatrian, renomado crítico de cinema italiano, membro da Film Commission Villa D’Aosta, Itália, um festival de cinema que guarda similaridades com o perfil das Mostras da Universo Produção, ao destacar produções independentes em sua programação. Carlo Chatrian compôs a mesa “Film Comission: Incentivos a Produção, Custos e Benefícios, Verdade e Ficção”, no dia 1 de outubro, na Sala João Ceschiatti do Palácio das Artes.

A programação do Momento Itália Brasil é chancelada pela Embaixada Italiana no Brasil e conta com uma parceria com a organização não-governamental GVC. A programação em parceria com a Itália se estende para as outras Mostras do programa internacional Cinema Sem Fronteiras – 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro de 2012, e 7ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, em junho de 2012.


***

A 5ª Mostra CineBH acontece na capital mineira de 29 de setembro a 04 de outubro, com exibições em três espaços a serem instalados no bairro Santa Tereza – a chamada Vila do Cinema – além do Cine Humberto Mauro, tradicional espaço de exibição do circuito de arte de Belo Horizonte, e mais novos espaços de exibição nesta edição: o Cine Sesc Palladium e o Inhotim.

O evento integra o Cinema Sem Fronteiras – programa internacional de audiovisual que reúne as mostras anuais que a Universo Produção realiza em Minas Gerais – Mostra de Cinema de Tiradentes [centrada na produção contemporânea, em janeiro], a Mostra CineOP [que difunde o audiovisual como patrimônio, em junho], e a Mostra CineBH [que contextualiza o mercado audiovisual, em outubro].

Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.

***

Serviço

Acompanhe a 5ª Mostra CineBH 2011 e o programa Cinema Sem Fronteiras 2011.
Informações para o público: (31) 3282.2366 – Universo Produção
Na Web: www.cinebh.com.br
No Twitter: @universoprod
No Facebook: Universo Produção

Patrocínio: Usiminas, Correios, Prefeitura de Belo Horizonte/Belotur, Petrobras, Contax
Apoio: Ministério das Relações Exteriores, Cinema do Brasil, Kodak, Labocine, Megacolor, Cinema Produções Digitais, CTAv, CiaRio, Instituto Goethe, Sesc Palladium, Inhotim e Sistema Fiemg/Sesi
Incentivo: Leis Municipal e Federal de Incentivo à Cultura
Idealização e realização: Universo Produção

Assessoria de Imprensa
Universo Produção
Informações: Débora Lucas +55 31 3282.2366 – imprensa@universoproducao.com.br
Ana d’Angelo: (11) 8215.7359
Ariane Lemos: (31) 9751.0445
Leonardo Mecchi: (11) 9990.0515


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]