Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul recebe filmes ::  | Curta o Curta

Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul recebe filmes

Por Guilherme Whitaker em 01/07/2008 09:42


*** evento acontece de 6/10 a 2/11 em 12 capitais
*** produções podem ser encaminhadas até 31/07

Dedicada a obras que abordam questões referentes aos direitos humanos produzidas recentemente nos países sul-americanos, a terceira edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul - que acontece de 6 de outubro a 2 de novembro em 12 capitais brasileiras - celebra os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e passa a aceitar trabalhos audiovisuais para análise de sua curadoria.

Podem participar obras finalizadas a partir de 2005 cujo conteúdo contemple aspectos relacionados aos direitos humanos. Não há restrição quanto à duração, gênero ou suporte de captação/finalização, sendo que as exibições serão em suporte digital. Cópias em DVD, acompanhadas de sinopse, ficha técnica e contato, devem ser encaminhadas até 31 de julho de 2008 (data de postagem) para:

3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Cinemateca Brasileira / Núcleo de Programação
Largo Senador Raul Cardoso, 207
04021-070 São Paulo SP


A 3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira e do Sesc São Paulo. A iniciativa conta com patrocínio da Petrobras e as exibições estão programadas para as seguintes cidades: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina.

O evento tem curadoria do cineasta e produtor cultural Francisco Cesar Filho e sua programação compreende uma seção contemporânea, uma retrospectiva histórica, homenagem e encontros. A partir deste ano, os filmes contemporâneos passam a ser programados não apenas através de convite da curadoria, como ocorrera nos anos anteriores, mas também via seleção por meio de convocatória.

Em suas duas primeiras edições, ocorridas em 2006 e 2007, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul contou com participação de filmes e realizadores da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, consolidando-se como espaço legítimo para a discussão e reflexão sobre os direitos humanos através da expressão cinematográfica, exibindo um panorama da produção contemporânea sul-americana e promovendo o encontro de cineastas, militantes e ativistas com o público.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (55-11) 3512.6101 ou 3512.6111 ramal 210, pelo e-mail sala@cinemateca.org.br ou acessando o website www.cinedireitoshumanos.org.br.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]