Mostra “Curta Todo Brasil” Traz Cinema Independente à Câmara ::  | Curta o Curta

Mostra “Curta Todo Brasil” Traz Cinema Independente à Câmara

Por Guilherme Whitaker em 10/07/2008 14:39


O Palácio Pedro Ernesto, prédio onde funciona a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, recebe no dia 11 de Julho a 3ª. Edição da mostra de cinema independente Curta Todo Brasil às 19hs, com entrada franca.
Na mostra serão exibidos ao todo 7 curtas-metragens, em que o público poderá conferir a mescla de trabalhos de vários estilos como documentário, ficção e cinema experimental.

Quem assina a curadoria do projeto é o cineasta Robson Lopes junto ao também cineasta Valério Fonseca. Robson Lopes tem em seu currículo ao todo 7 curtas-metragens exibidos em festivais nacionais e internacionais, dentre eles “Sinfonia Inacabada” e “Pilhas e Baterias” , "La Traviata", "Triangulo", "Um Minutode Silêncio", "Eu, Fumaça" e "8W, Rua dos Sonhos".

Segundo os organizadores, o objetivo maior do projeto é usar esse espaço do Palácio Pedro Ernesto, que é um prédio histórico de rara beleza arquitetônica com uma atividade cultural e, sobretudo de aspecto inclusivo trazendo populares e amantes de arte em geral para dentro de um prédio público, propiciando a aproximação de um local que muitas vezes é tratado com distanciamento. Além disso, outro fator importante do projeto é dar espaço e propiciar a exibição do curta-metragem, que é a demonstração mais democrática de cinema e não possui um circuito de exibição atualmente no país, nem salas de projeção que desenvolvam uma política de inclusão desse formato, que depende de festivais, mostras e cineclubes para chegar ao espectador. Nesse aspecto o Curta Todo Brasil propicia o fomento da atividade curtametragista no país, não se restringindo a exibição de curtas locais, e possibilitando um conhecimento maior das várias realidades e aspectos sócio-culturais do país.

O projeto traz a mostra uma vez por mês à Câmara, toda 2ª. sexta-feira do mês e nessa edição serão exibidos os curtas: "Memórias de Uma Guerra" do cineasta Euardo Christófoli, "O Dia Que Não Acabou" de Marcelo Emmanuel dos Santos (documentário que fala da ditadura militar e do episódio do Badernaço , com cenas reais de arquivo de confronto de manifestantes com a polícia) , "Entre o Sonho e a Carne" de Sérgio Oliveira, "Eu, fumaça" de Robson Lopes, "Marrom" de Emanuel Grilo, "Dona Eulália" de Valério Fonseca e "Aurora" de Felipe Valer.

SERVIÇO
Local: Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Palácio Pedro Ernesto.
Endereço: Praça Marechal Floriano s/n, Cinelândia.
Dia: 11 de Julho, às 19h. Entrada Franca.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]