Mostra do Filme Livre 2006 ::  | Curta o Curta

Mostra do Filme Livre 2006

Por Guilherme Whitaker em 24/02/2006 19:15


6 filmes premiados Mostra do Filme Livre 2006


As duas sessões Premiadas da MFL exibiram os premiados do evento para cerca de 200 pessoas. Foram entregues os troféus e os prêmios, assim como os filmes em questão foram exibidos.

               
Público da Sessão Premiada                                                              Sérgio Péo com seu Troféu Filme Livre! - Século XX

A premiação da Mostra do Filme Livre foi coerente com o espírito da mostra: premiar filmes com um trabalho inventivo de linguagem que raramente poderiam ser vistos em outras mostras/festivais brasileiros. Também confirmou uma impressão geral no conjunto dos filmes: o melhor cinema vanguardista feito no Brasil hoje vem de BH. Apesar da ausência dos trabalhos de Dellani Lima na relação dos premiados, o cinema mineiro ficou com três entre as cinco categorias da mostra. Outro destaque na premiação foi a maciça participação dos documentários: todos os premiados em maior (O Espetáculo Democrático) ou menor grau (Nascente) tem uma nítida influência de um olhar documental. Resta a questão se isso comprova a força do gênero no país ou o esvaziamento dos filmes ficcionais. Por fim, a (merecidíssima) menção honrosa aos trabalhos radicais e anarquistas de Jorge Mourão. 

Os destaques definidos pelo júri da MFL, composto por Joel Pizzini, Paula Gaitan e Rosângela Sodré, foram os seguintes:

Prêmio FILME LIVRE! CURTA
Menção Honrosa para "TCHAU PAI", de Lívia Izar e Ricardo E. Machado, que flagra um instante dramático de forma urgente, com muita sensibilidade e Menção Honrosa para o curta "VELUDA", de Ana Rieper, que registra de forma lírica o rito cotidiano dotado de delicada natureza simbólica. 
PRÊMIO para o curta "LANDSCAPE THEORY" , de Roberto Bellini (MG), que com inteligência narrativa retrata o medo da sociedade contemporânea, afetada a partir do 11 de setembro.


Prêmio FILME LIVRE! Longa/Média
Para o média-metragem "Espetáculo Democrático" , de Guilherme César, (SP), pela investigação crítica e articulação livre de imagens, reveladora das contradições da política midiática democrática.

Prêmio SÉCULO XX
Menção Honrosa para "BOATO, uma autodefinitude" , do grupo Boato, pela tradução fiel da experiência coletiva da década de 80 e 90, em que eles conseguem dar conta do que era o trabalho deles ao vivo. É importante também pelo trabalho ter sido desdobrado hoje em outros grupos de performance e poesia e Menção Honrosa para o conjunto da obra de JORGE MOURÃO, que valoriza a relação entre as artes visuais e o cinema, trabalha com questões contemporaneas como a body art, a instalação e a performance, que demonstram uma intransigência estética sem precedentes nos padrões narrativos atuais.
Prêmio para o curta  "Cinemação Curta-metralha", de SERGIO PÉO (RJ), de 1978, pelo caráter libertário expresso no filme, que reativa questões fundamentais ligadas ao cinema independente como a exibição e a distribuição, que continuam atuais.

Prêmio OFICINANDO
Prêmio dividido entre os curtas  "A SENTINELA", de Michelle de Paula (BA), e "Nada com Ninguém", de  Marcos Pimentel (MG). Pois são dois ensaios documentais sensíveis que valorizam o silêncio, o tempo cinematográfico, provocando uma reflexão sobre a condição humana sem recorrer às formas tradicionais do gênero.

Prêmio CARÍSSIMA LIBERDADE
Menção Honrosa para o curta "O SOM DA LUZ DO TROVÃO", de Tiago Scorza e Petrônio Lorena, pois o filme nos possibilita novas formas de invenção a partir da experiência de um personagem que traduz a inventividade da cultura brasileira. 
Prêmio para o curta  "NASCENTE", de Helvécio Marins (MG), pela abordagem essencialmente poética, sustentada por um fluxo de imagens líricas, que nos permite um mergulho no espaço cinematográfico.

Confira aqui a relação completa dos filmes indicados aos prêmios e alguns textos feitos especialmente sobre os filmes.

A AQUI, mais fotos da MFL 2006.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]