Mostra Geração no Festival do Rio 2008 recebe filmes ::  | Curta o Curta

Mostra Geração no Festival do Rio 2008 recebe filmes

Por Guilherme Whitaker em 12/08/2008 15:32


PROGRAMA VÍDEO FORUM: INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE AGOSTO

O Programa Vídeo Forum exibe filmes inteiramente realizados por crianças e jovens não-universitários, com até 18 anos, de vários lugares do país e do exterior. Os interessados devem se inscrever através do site www.festivaldorio.com.br

A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do festival, uma grande oportunidade para o público jovem aproveitar o universo da sétima arte, participando das diversas atividades:

- Encontro de Educadores: Sessão exclusiva onde os professores têm oportunidade de assistir um bom filme e debater temas ligados a juventude e a educação.

- Programa Internacional: Um panorama da produção cinematográfica dedicada ao público infanto-juvenil. Os filmes para os menores, que ainda não sabem ler, são dublados ao vivo e os títulos voltados para os maiores, são legendados.

- Programa Vídeo Fórum: Espaço para exibição de trabalhos audiovisuais totalmente realizados por jovens de até 18 anos, em todo o Brasil e no exterior. Se você ou sua escola tem algum vídeo, participe! inscrições vão até 15 de agosto.

- Oficina de Filmes em Celular: Organizada em parceria com a ONG Cinema Nosso. A oficina oferecerá vagas gratuitas para jovens de 12 a 16 anos. Os vídeos produzidos serão publicados no YouTube.

- A mostra geração também programa agendamento para grupos escolares.
Escolas Públicas, ONGs, Projetos Educativos ou Sociais sem fins lucrativos têm acesso gratuito a todas as atividades da MOSTRA GERAÇÃO

FESTIVAL DO RIO 2008 // de 25 de setembro a 9 de outubro

MOSTRA GERAÇÃO 2008

Mais um Festival do Rio se aproxima. Do dia 25 de setembro ao dia 09 de outubro de 2008 o Rio de Janeiro será palco para os mais variados filmes e mostras. E com o maior festival de cinema da América Latina vem também a Mostra Geração! Trata-se do seu segmento infanto-juvenil, que este ano comemora a sua décima edição.

Em 1999, junto com o Festival do Rio, nascia uma mostra bastante especial chamada “Janela Mágica”. Ela se firmou como um espaço com programações e atividades dedicadas a crianças e jovens de todas as faixas etárias, opções para todos os gostos.

Hoje ela mudou de nome... Tornou-se Mostra Geração. Mas o seu propósito continua o mesmo: alcançar esse público rico em imaginação e criatividade, trazendo para perto das telas de cinema essa platéia em formação. Para isso a mostra sempre busca elaborar uma programação bastante variada.

No Programa Internacional são exibidas produções inéditas de várias partes do mundo. E os filmes indicados para crianças pequenas, que ainda não sabem ler, contam com o recurso da dublagem ao vivo. Além disso, em todas as sessões são distribuídas cédulas divertidas para que o jovem público possa compartilhar sua opinião sobre o que assistiu através de um júri popular.

E não é só aí que esses espectadores recém-chegados ao mundo do cinema podem trocar suas experiências. O Programa Vídeo Fórum é uma atividade totalmente voltada para o universo da produção infanto-juvenil. Nele são exibidos curtas-metragens realizados por crianças e jovens do Brasil e do mundo. É uma grande oportunidade para os novos realizadores assistirem suas obras nas telas de cinema. E ainda debaterem sobre elas de maneira descontraída.

É importante lembrar que o Programa Vídeo Fórum não é uma mostra competitiva. No ano passado foram exibidos mais de 60 filmes seguidos de debate. A curadoria do programa está nas mãos de Felícia Krumholz e Bete Bullara (CINEDUC) e a equipe acredita que cinema e educação formam uma parceria indispensável.

E por isso mesmo a Mostra Geração tenta aproximar o diálogo entre a sala de cinema e a sala de aula. Sendo assim, o Encontro de Educadores é outro momento fundamental dentro das atividades da mostra. É uma sessão de cinema realizada exclusivamente para professores e profissionais da área da educação. O encontro termina com um debate, oferecendo aos educadores um momento de troca sobre as questões apresentadas durante o filme.

Mas isso não é tudo. Todo ano a mostra realiza oficinas para o seu público. No ano passado o sucesso com a Oficina de Filmes em Celular foi tanto que em 2008 a dose vai ser repetida! A oficina será realizada em parceria com a ONG “Cinema Nosso” e oferecerá vagas gratuitas para jovens de 12 a 16 anos. Os vídeos produzidos são publicados no site YouTube, garantindo que todos possam assisti-los.

Contando os dias para o início do Festival do Rio, a equipe da Mostra Geração já garante ao público jovem duas semanas de diversão e boas opções no mundo da sétima arte.

Portanto mergulhem de cabeça nesse fantástico mundo da imaginação e da fantasia!

Até breve!

Para inscrições e regulamento do Programa Vídeo Fórum acesse: www.festivaldorio.com.br

Mais informações:
Tel. – (21)3722-0070
Fax e recados – (21)2539-6142
www.mostrageracao.blogspot.com
mostrageracao@festivaldorio.com.br

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]