Nasce o CINE ESQUEMA NOVO ::  | Curta o Curta

Nasce o CINE ESQUEMA NOVO

Por Guilherme Whitaker em 13/12/2002 15:41


Nasce o CINE ESQUEMA NOVO
Festival de Cinema de Porto Alegre
 


Primeira edição do encontro voltado às novas propostas estéticas do cinema nacional

Em 2003, Porto Alegre entra definitivamente no circuito nacional dos festivais, passados quase 20 anos dos últimos encontros competitivos promovidos no Estado, nos anos 80, pelo Fotocineclube Gaúcho. Em gestação há mais de um ano, nasce agora o CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre, marcado para acontecer em maio do ano que vem na Usina do Gasômetro. A iniciativa acaba de ser aprovada pela LIC – Lei de Incentivo à Cultura do RS, oficializada pelo Governo do Estado, e foi caracterizada como “prioritária” para o calendário cultural gaúcho.


O CineEsquemaNovo é focado nos curtas e médias metragens de todo o Brasil produzidos em 35mm, 16mm, super8 e vídeo, que prezem sobretudo a renovação estética em sua realização – o que significa que a programação vai priorizar as propostas inovadoras, que nem sempre conseguem o devido espaço dentro dos critérios “ortodoxos” dos grandes festivais. O festival conta com mostras competitivas, exibições em praça pública, mostras descentralizadas, workshops de desenvolvimento, júri técnico e popular, debates com realizadores e eventos de confraternização, sempre valorizando as propostas dos novos pontos-de-vista cinematográficos. Além disso, uma série de iniciativas também estão sendo costuradas nesse momento posterior à aprovação pela LIC, junto a universidades, entidades e apoiadores.


Dentro deste espírito, o diretor homenageado na primeira edição do Cine Esquema Novo será Rogério Sganzerla, consagrado no cinema de invenção brasileiro graças a clássicos como “O Bandido da Luz Vermelha”. Sganzerla já adiantou à organização que gostaria de trazer “algo de novo” da sua produção audiovisual - e também literária - para a mostra. Também está previsto que o diretor ministre um workshop durante a semana de realização do festival.


O CineEsquemaNovo foi concebido e está sendo viabilizado a partir de quatro profissionais - além de todos os colaboradores, voluntários, assistentes e parceiros: o diretor cinematográfico e coordenador do Núcleo de Cinema da TGD Cinema & Vídeo, Gustavo Spolidoro; o jornalista, escritor e sócio da Sinapse Comunicação, Alisson Avila; a produtora em cinema e superoitista da Sendero Filmes, Morgana Rissinger; e a produtora de cinema e teatro, Jaqueline Beltrame.


A principal contribuição do CineEsquemaNovo, de acordo com a análise de mérito da Lei de Incentivo à Cultura - que oficializa o apoio do Estado à sua realização -, é a promoção da diversidade de linguagens cinematográficas. Isso, segundo a LIC, caracteriza “uma perspectiva de democratização da área, culturalmente saudável e necessária”.




MAIORES INFORMAÇÕES – CINE ESQUEMA NOVO


Imprensa
Alisson Avila - Sinapse Comunicação
Tel/fax (51) 3381.3684, (51) 3381.3936
(51) 9191.4360
alisson@sinapsecom.net


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]