NÓIA em Fortaleza até 12/11 ::  | Curta o Curta

NÓIA em Fortaleza até 12/11

Por Guilherme Whitaker em 09/11/2011 07:16


Começa nesta terça (08) e segue até o próximo dia 12 de novembro, no cinema do Shopping Benfica (Sala 02), em Fortaleza (CE), a décima edição do NÓIA – Festival de Cinema Universitário. O evento reúne 19 curtas produzidos por universitários de todo o país que competem na X Mostra Nacional de Cinema Universitário.

Na noite de estreia do Festival, dia 08, às 18h30, acontece a abertura oficial do evento com os curtas “O Brilho dos Meus Olhos”, “A Dama do Peixoto”, “Ensaio de Cinema” (foto) e “Papo de Botequim”. Todas as produções são do cineasta carioca Allan Ribeiro que será homenageado pelo Festival. Após a exibição dos filmes, o diretor irá debater com os presentes questões pecualiares aos seus trabalhos cinematográficos e assuntos pertinentes a produção de filmes no Brasil. Todas as atividades do Festival são gratuitas e abertas ao público em geral.

Ainda no dia 08, às 21h, acontece a abertura da Exposição NÓIA 10 anos, na Galeria BenficArte (terceiro piso). Estarão expostas até o dia 30 de novembro imagens que marcam a trajetória do Festival e que foram destaque ao longo dos anos. A ideia é que ao ver as imagens as pessoas possam se reconhecer e relembrar momentos marcantes do evento. A curadoria da exposição foi realizada peloD iretor de Comunicação do NÓIA, Júnior Ratts, e foram dividas por temas que trabalham a emoção, o olhar, o falar e o encontrar. O projeto exponográfico é da Ponto2Designer.

A partir do dia 09 até o dia 11, sempre às 19h, serão exibidos os curtas que estão participando da X Mostra Competitiva Nacional de Cinema. Os selecionados para Mostra concorrem ao trofeu NÓIA nas categorias Melhor Curta-metragem (Júri Oficial), Melhor Curta-metragem (Júri Popular), Melhor Curta-metragem (Prêmio da Crítica), Melhor Direção, Roteiro, Montagem, Som, Fotografia, Direção de Arte, Melhor Ator, Melhor Atriz e Prêmio BNB. A seleção ficou sob a responsabilidade da jornalista e mestre em Comunicação Camila Vieira, a videoartista e documentarista Glaucia Barbosa e o realizador audiovisual Ythallo Rodrigues.

Dentro de uma proposta de formação, o Festival NÓIA oferece ainda três oficinas: “Maquiagem para vídeo em HD e Caracterização”, “Atuação e Mise-en-Scène em Cinema”, “Realização audiovisual com o uso de mídias móveis: uma introdução”. As oficinas acontecem na Vila das Artes no período de 08 a 11 de novembro, das 14h às 18h.

A cerimônia de premiação do Festival está marcada para o dia 12, às 19h, na sala 02 do Cinema do Shopping Benfica. Após o anúncio dos vencedores, os participantes poderão participar da Festa de Encerramento do Festival ao som das bandas Malditos Rock Band e Jonnata Doll e Garotos Solventes. Os shows acontecem na Área Externa do Shopping Benfica em frente a Av. Carapinima.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]