Nóia recebe filmes universitários ::  | Curta o Curta

Nóia recebe filmes universitários

Por Guilherme Whitaker em 05/08/2008 15:30


7º FESTIVAL NÓIA

Inscrições para Mostra de Bandas, Cinema e Fotografia seguem abertas até dia 30 de agosto

O 7º NÓIA – Festival Brasileiro do Audiovisual Universitário está com inscrições abertas até o dia 30 de agosto. A grande novidade deste ano está no acréscimo da palavra “audiovisual” no nome do Festival, o que permitiu à coordenação do evento a inclusão de mais uma mostra competitiva local: a Mostra Cearense de Bandas Universitárias.

Além disso, como marca registrada do Festival, constam da programação oficial a Mostra Nacional de Cinema e Vídeo Universitário (aberta pra estudantes de todo o país) e a Mostra Cearense de Fotografia Universitária, todas com regulamentos próprios, disponíveis para visualização no site www.festivalnoia.com. O evento, uma realização da Dínamo Vox, do Núcleo Organizado de Idéias Audiovisuais (N.O.I.A.) e do Grupo Arte de Viver, será realizado no período de 28 de outubro a 01 de novembro, no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro (antigo Cine São Luiz, um dos cinemas mais tradicionais de Fortaleza que recebe o evento pela primeira vez), na Praça do Ferreira e no Sesc Senac Iracema.

Podem participar da Mostra Nacional de Cinema e Vídeo Universitário curtas-metragens produzidos em vídeo ou película, nas seguintes categorias: ficção, documentário, animação, videoclipe, publicitário e experimental. Os vídeos e filmes, com duração máxima de até 15 minutos, devem ter sido produzidos no período entre agosto de 2007 e agosto de 2008. O diretor da produção mais um membro da equipe devem estar devidamente matriculados em quaisquer cursos de faculdades, universidades e centros tecnológicos do país. O tema é livre e as inscrições são gratuitas.

Devem ser enviados à produção do Nóia: ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, cópia da identidade e do comprovante de matrícula dos componentes universitários do curta-metragem, além do vídeo ou filme em DVD. A ficha de inscrição e o endereço para a entrega do material estão disponíveis no site do Festival.

Os vídeos e filmes selecionados serão avaliados por uma Comissão Julgadora formada por profissionais locais e/ou nacionais ligados ao audiovisual. Os curtas-metragens concorrem ao Troféu Nóia nas seguintes categorias: Melhor Ficção / Animação; Melhor Videoclipe; Melhor Documentário; Melhor Experimental e Melhor Publicitário. Os filmes selecionados concorrem ao Troféu Nóia na categoria Melhor Filme – Júri Oficial. E os filmes e vídeos juntos concorrem ainda: Melhor Curta-metragem – Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator e Melhor Atriz.

Mostra Cearense de Bandas Universitárias
Podem participar da Mostra, gratuitamente, bandas universitárias de diferentes gêneros ou estilos, que tenham em sua formação, pelo menos, dois universitários. Serão selecionadas dez bandas, que se apresentarão nos dias 30 e 31 de outubro na Praça do Ferreira. Cada banda deverá inscrever, no mínimo, três músicas originais. A soma total do repertório, apresentado no ato da inscrição, não pode ultrapassar o tempo-limite de 30 minutos.

Para efetivar a inscrição, a banda deverá apresentar: ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada; três cópias de CD, que contenham todo o repertório que será apresentado pela banda; três cópias impressas e legíveis das letras das composições; cópia da identidade e do comprovante de matrícula dos componentes universitários.

Os vencedores serão escolhidos por meio de avaliação realizada por uma Comissão Julgadora, composta por profissionais locais e/ou nacionais. Os vencedores serão contemplados com o Troféu Nóia mais premiação a ser anunciada posteriormente nas seguintes categorias: Melhor Banda e Melhor Música Autoral.

Mostra Cearense de Fotografia Universitária

Podem participar da Mostra, também gratuitamente, estudantes universitários que não exerçam a atividade fotográfica profissionalmente. O tema deste ano é “Cenas da Facu” (cenas, acontecimentos e quaisquer outras imagens captadas no cotidiano universitário). As fotos selecionadas serão expostas no hall do Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro, no período de realização do 7º NÓIA e durante todo o mês de novembro.

Cada estudante poderá inscrever, no mínimo, uma fotografia e, no máximo, cinco, coloridas ou em P&B. As fotografias devem ser apresentadas acompanhadas de legenda/título. Além disso, os estudantes devem enviar: ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada; cópia da identidade e do comprovante de matrícula.

A Comissão Julgadora (formada por fotógrafos locais) escolherá, entre as selecionadas, as três melhores fotos a serem agraciadas com o Troféu Nóia e premiação a ser definida posteriormente, com base nos seguintes critérios: criatividade na composição da fotografia e habilidade técnica na execução.

Mais informações:
Falar com Paulo Jr. Pinheiro, (85) 9994.2821; ou Luana Amorim, (85) 8836.5570, da AMPLA Assessoria de Comunicação, (85) 3227.0863. E-mails: paulojr@amplassessoria.com.br e luana@amplassessoria.com.br

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]