Nota de pesar: Diretoria Colegiada lamenta morte de Ricardo Miranda ::  | Curta o Curta

Nota de pesar: Diretoria Colegiada lamenta morte de Ricardo Miranda

Por Curta o Curta em 28/03/2014 17:27


A Diretoria Colegiada da ANCINE expressa seu pesar pelo falecimento do diretor, montador e professor de cinema Ricardo Miranda, aos 64 anos.

 

Ricardo iniciou na montagem de longas-metragens com "Amor, Carnaval e Sonhos", de Paulo César Saraceni, diretor com quem voltou a trabalhar em "Anchieta, José do Brasil", "Ao sul do meu corpo" e "O Gerente". Em 1978, foi chamado para assumir a montagem do que veio a  ser o último longa-metragem de Glauber Rocha, "A Idade da Terra". Em 1980 venceu o prêmio de melhor montagem no Festival de Brasília por seu trabalho em "O Segredo da Múmia", de Ivan Cardoso, feito que voltou a repetir 27 anos depois por "Anabazys", de Joel Pizzini e Paloma Rocha.


Desde seu primeiro trabalho na direção de longas-metragens, com "Assim na Tela Como no Céu", de 1991, foi reconhecido pela forte marca autoral de sua produção. Em sua obra destacam-se documentários sobre personalidades como "Mojica", sobre o cineasta José Mojica Marins; "Gilbertianas", sobre o sociologo e antropólogo Gilberto Freyre; e "Território Crítico", sobre o diretor e crítico de cinema Jean-Claude Bernardet.

 

Seus últimos dois filmes, "Djalioh" (2012) e "Paixão e Virtude", ainda inédito, tomam como base contos do escritor francês Gustave Flaubert. "Paixão e Virtude" será exibido em pré-estreia neste domingo, às 17h, dentro da programação da Mostra Tiradentes em São Paulo, no CineSesc SP.

 

Ricardo Miranda também fazia parte da equipe de professores efetivos da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, onde lecionava a disciplina de Teoria da Montagem.

 

A Diretoria Colegiada da ANCINE se solidariza com os amigos e familiares e alunos de Ricardo Miranda,certa de que sua obra permanecerá como referência para o cinema brasileiro.


Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]