Notícias do set da Curta o Curta ::  | Curta o Curta

Notícias do set da Curta o Curta

Por Guilherme Whitaker em 16/02/2010 09:47


O Carnaval ainda não acabou, mas o ano em que se completam 10 anos de site Curta o Curta e 5 anos da Distribuidora já começou, com a ampliação da atuação da Curta o Curta e do espaço do curta-metragem. Assim como tem ocorrido nos últimos anos. Nosso roteiro de 2010 já está “sendo filmado”. Mas muitas outras “cenas” ainda estão em produção. Conheça, abaixo as novidades.

Curta no Almoço-RJ – 6ª edição
Em dezembro, ao divulgar o resultado do edital de ocupação dos seis espaços Caixa Cultural no país, a Caixa destacou no release que “Curta no Almoço, um dos preferidos do público que trabalha no Centro do Rio, também foi selecionado pelo edital de ocupação 2010.” O evento inaugura sua 6ª edição, com 14 filmes, no dia 9 de março. Os destaques são muitos: “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado (1989), que dispensa apresentações; “Thomas Farkas, brasileiro”, de Walter Lima Jr. (2004), apresentação do húngaro que adotou o Brasil, fotógrafo e produtor do Cinema Novo; “A passageira”, de Rogério Nunes (2008), um belo documentário animado com fotos que contam histórias do trem da Cantareira, que inspirou Adoniran Barbosa; Fiat Lux, de Gordeeff (2000), uma animação rica de criatividade, que conquistou 11 seleções nacionais e 6 internacionais; e “Nós somos um poema”, de Sergio Sbraghia e Beth Formaggini (2009), que já conquistou 11 seleções e 4 prêmios, revela uma parceria pouco conhecida entre Pixinguinha e Vinicius de Moraes. Serão exibidos, ainda, 15 curtas infanto-juvenis nas duas sessões voltadas para alunos de escolas da rede pública estadual carioca – sendo que dentre os 15, 10 são filmes da TV Morrinho. Sucesso desde 2007, o evento acumula público total de 3.935 pessoas e de 528 alunos. A 7ª edição acontecerá em setembro.

Curta no Almoço-SP – 1ª edição
A proposta de programação de curtas do Catálogo Curta o Curta no horário do almoço, em sessões de até 20´, está conquistando outras praças. O CCBB aprovou no edital do ano passado patrocínio para a realização do Curta no Almoço em 2010, em sua unidade de São Paulo. As datas ainda estão em negociação.

Curtas para alunos da rede pública municipal carioca
Em 2009 a Curta o Curta licenciou 8 curtas infanto-juvenis do Catálogo Curta o Curta para exibição permanente em 150 escolas da rede municipal de ensino fundamental do Rio de Janeiro. Somam-se a elas outras 91 escolas que receberam filmes no final de 2008. O uso do audiovisual digital como meio de expressão e de registro documental é cada vez mais disseminado em todas as camadas da sociedade. A Divisão de Mídia e Educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro criou o projeto Cineclube em 2008 para apoiar a formação de professores e de alunos nessa nova cultura imagética. Já são 241 escolas dispondo dos filmes para exibição local: “O sapo”, de Adolfo Sarkis; “Ancestral é aqui”, de Mario Vieira; “Cinco Poemas Concretos”, de Christian Caselli; “Eu sou como polvo”, de Sávio Leite; “Peixe frito”, de Ricardo de Podestá; “Mini Cine Tupy”, de Sérgio Bloch; “O mistério do cachorrinho perdido”, de Flavio Colombini; “Para que olhos tão grandes”, de Vanessa Vaz. Este ano, uma das metas é conhecer resultados dessa ação. Aguardem a cobertura no site.

Curtas na Minha TV Claro
Uma negociação que se estendeu por vários meses em 2009 vai, enfim, começar a dar resultados. Até março estarão disponíveis os primeiros 8 curtas do Catálogo Curta o Curta no serviço Minha TV Claro: “Eu sou como o polvo”, de Sávio Leite; “No museu”, de Gordeeff; “Fiat Lux”, de Gordeeff; “Pilhas, bateria, modernidade” e “Triângulo”, de Robson Lopes; “O pássaro”, “O paradoxo da espera do ônibus” e “Poeminha biológico para JB” de Christian Caselli. É um luxo assistir a curtas nacionais no celular. A meta é publicar até 40 filmes.

Distribuição Cultural Curta o Curta e Olympikus
Em 2009 a Olympikus realizou o “Olympikus.mov – Festival Online de Vídeo”, uma promoção com o objetivo de estimular a produção audiovisual, especialmente aquela com imagens relativas ao esporte baseadas no conceito “Inspire-se”. O evento ofereceu ao filme vencedor “Elton e a bailarina”, de Diógenes de Moraes, um pacote de Distribuição Cultural Curta o Curta para inscrição em 10 festivais e passagem e estadia de 3 dias para o diretor, ou representante da equipe de produção, nas cidades em que forem realizados os festivais ao longo de 2010.

O roteiro do filme escolhido conta a história de Elton, um jovem que tem uma história de vida comum: como a maioria dos brasileiros, trabalha muito e tem uma vida corrida. Mas dois fatores o transformam em alguém especial e capaz de inspirar outras pessoas. Elton se apaixona por uma bailarina que vira sua companheira de alpinismo e ainda consegue transformar o amor pelo esporte em sua profissão, o alpinismo industrial.

O evento recebeu mais de 80 inscrições. O vencedor foi escolhido numa lista de 10 finalistas por uma comissão julgadora formada por Marcus Vinicius Rodrigues Mannarino e Guilherme Whitaker, sócios da Curta o Curta; Nando Olival, sócio e diretor de cena da O2 Filmes; e Antônio Leal, dirigente do Fórum dos Festivais Audiovisuais Brasileiros. Os dez finalistas foram definidos assim: os cinco vídeos mais populares do canal YouTube, contando o número de visualizações, votação e comentários, nesta ordem de avaliação; os três vídeos mais criativos, sob o ponto de vista da Olympikus e das agências DCS Comunicações e BOCA (produtoras do festival); e os dois vídeos de preferência dos blogs Go To Heaven, O Esquema, Sedentário & Hiperativo e Site Kinemai, parceiros da ação.

Catálogo Curta o Curta é ampliado
Em 2009, a Casa de Cinema de Porto Alegre incluiu todos os títulos de curta-metragem da produtora no Catálogo Curta o Curta. Um conjunto de obras de alta qualidade. Além destes, outros filmes foram selecionados, num processo permanente de convites que fazemos e de ofertas que recebemos, para inclusão. Mais de 80 obras foram recebidas para análise no desde o segundo semestre. Em fevereiro, o total de títulos do Catálogo Curta o Curta chega a 145.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]