Novos Olhares – Ficções: Ecos e Dissonâncias ::  | Curta o Curta

Novos Olhares – Ficções: Ecos e Dissonâncias

Por Guilherme Whitaker em 14/03/2007 17:35


Novos Olhares – Ficções: Ecos e Dissonâncias
Cineclube Curta Circuito – 2007


A Associação Curta Minas/ABD-MG e a Telemig Celular apresentam o Cineclube Curta Circuito 2007. Inteligentes, originais e inspirados, os três filmes que abrem a sessão “Novos Olhares” nesta segunda feira, dia 19 de março, excepcionalmente às 19h30min, no Cine Humberto Mauro, trazem um pouco de frescor ao cenário muitas vezes repetitivo e massante do curta-metragem brasileiro. Cada qual a seu modo, eles revisitam, numa viagem um tanto quanto inebriada, imagens e personagens de um cinema ao mesmo tempo distante e presente. Referências feitas e desfeitas, ecos dissonantes, projeções, ironias, homenagens - espaços e tempos reinventados: no deboche afiado de Acossada, no extasiante delírio estético de Eternau, ou nos deliciosos diálogos russo-pernambucanos de Eisentein

Conheça um pouco mais sobre os filmes que serão exibidos:

Acossada | Karen Akerman e Karen Black, RJ, 2006, 6’48’’
Francesinha perdida no Rio de Janeiro se depara com mafiosos do cinema nacional. Quem poderá salva-la?
Acossada tem participações especiais de Ruy Guerra, Nilson Primitivo e Cao Guimarães. Atualmente o filme compõe a grade de filmes da Programadora Brasil, projeto da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Eternau | Gustavo Jahn, RS, 2006, 20’
Viajando por terra, mar e através do espaço-tempo em busca de riquezas e belezas, os extravagantes Arqueólogos Mercenários invadiram os limites do jardim ancestral, causando o descompasso do céu e do mar.
Eternau foi classificado para o Refest - Festival de Curta Metragens de Nova York (EUA) e para o Curta Curta - Festival Internacional de Curta Metragem do Rio de Janeiro e já foi exibido no Catavídeo, em Florianópolis, em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro , Recife e agora em Belo Horizonte.


Eisenstein | Leonardo Lacca, Raul Luna e Tião, PE, 2006, 19’
Ivan se apaixona por Alessandra, a neta de Eisenstein.
Eisenstein é um curta pernambucano quase inteiramente falado em russo, filmado em ambientes fechados, com experimentações na montagem e na textura visual, que subverte os recursos narrativos de metalinguagem e mesmo assim preserva a vontade de contar uma história de amor. Os três cineastas fazem parte da Trincheira Filmes, produtora de cinema recifense cujos integrantes já estão conquistando prêmios antes mesmo de completarem 25 anos de idade.

Após a sessão haverá um debate dos organizadores com o público.

Cineclube Curta Circuito – 2007
Novos Olhares – Ficções: Ecos e Dissonâncias
Data: 19 de março
Local: Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes
Horário: 19h30min excepcionalmente
Classificação Etária: 16 anos
Assessora de Imprensa
Cineclube Curta Circuito- Daniela Fernandes – 98059625

O Cineclube conta com o patrocínio da Telemig Celular, da NET e com o patrocínio local da ThyssenKrupp, e com os apoios culturais: Fundação Clovis Salgado, Sesc Uberlândia, Prefeitura de Montes Claros, Guia BH, Rádio Inconfidência e Vsnet. O projeto é realizado através dos benefícios das Leis Municipal e Estadual de Incentivo a Cultura.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]