O cinema de terror entra em cena no Curta TV ::  | Curta o Curta

O cinema de terror entra em cena no Curta TV

Por Guilherme Whitaker em 27/01/2012 11:09


O cinema brasileiro nunca teve tradição em cinema de gênero, talvez por isso não produza tantos filmes de terror. Mas nos últimos tempos, foram produzidos curtas premiados, feitos para assustar e mexer com os nervos. O Curta TV deste domingo, dia 29 de janeiro, fala sobre o universo desses filmes que não deixam o espectador se mover da cadeira.

O diretor Ale McHaddo fala sobre o curta Lasanha Assassina. A animação entra de maneira hilária no mundo do cinema de horror, contando a história de um monstro inusitado: uma lasanha que ganha vida após ser esquecida no interior de um congelador com defeito. Na galeria dos monstros curiosos dos curtas de terror, o programa também mostra A Lanterna, de Almir Correa. O filme conta a história de uma lanterna que desperta os mortos e as almas que vivem entre nós.

A animação é a linguagem preferida dos amantes do gênero pela possibilidade de inventar mundos fantasiosos e personagens absurdos. O diretor Fernando Mendes vai falar sobre esse fértil terreno do cinema animado que deu origem a uma fábula assustadora no curta Crisálidas.

E como não é possível falar de cinema de terror sem citar o mestre do gênero no Brasil, José Mojica Marins, o Zé do Caixão, o programa desta semana mostra como o diretor, que se transformou em referência do cinema brasileiro no mundo, influenciou o trabalho de outros cineastas, como o gaúcho Dennison Ramalho, fã declarado do mestre do terror.

O Curta TV desta semana mostra ainda o único festival dedicado ao gênero no Brasil. É o Trash – Mostra Goiana de Filmes Independentes, que reúne cineastas consagrados ao lado de novos diretores. O carioca Christian Caselli foi o homenageado na última edição do festival e vai falar no programa sobre os seus curtas, que trazem uma mistura de terror e filme B.

Esta edição também traz uma entrevista com o Rodrigo Aragão, diretor do novo clássico do terror brasileiro Mangue Negro. Rodrigo vai falar sobre seu trabalho coordenando uma oficina de maquiagem para filmes de terror, que teve uma de suas edições no festival Trash.

No segundo bloco, o programa exibe na íntegra o curta Meninos da Zona Sul, das diretoras Silvia Godinho e Claudia Vieira. Antes da exibição, elas contam como foi fazer o filme, que se passa em Belo Horizonte, e mostra a infância sob o olhar de uma criança que cresce nas ruas.


O Curta TV é exibido aos domingos, às 22h30, com reprises aos sábados, às 23h45, na TV Brasil.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]