O Futebol entra em cena no Curta TV ::  | Curta o Curta

O Futebol entra em cena no Curta TV

Por Guilherme Whitaker em 12/01/2012 07:30


Se tem um esporte que traduz o povo brasileiro, ele é o futebol. E o cinema também acompanha essa paixão nacional contando boas histórias dos gramados em diferentes épocas e estilos. O Curta TV deste domingo vai falar sobre os curtas que mostram a nossa pátria de chuteiras.

O diretor Paulo Machline vai falar no programa sobre o filme Uma História de Futebol, que conta as histórias de infância do Rei Pelé. Este é o único curta metragem brasileiro a concorrer ao Oscar em toda a história do nosso cinema. Junto ao filme de Machline, o filme Berliball, de Anna Azevedo, está entre os curtas mais premiados do cinema brasileiro. O filme que conta a história do jogador Marcelinho Paraíba ganhou o Berlim Today Award, prêmio concedido a diretores estreantes pelo Festival alemão.

Como boa parte do espetáculo das partidas se passa nas arquibancadas, o programa entrevistou diretores que se inspiraram nas torcidas para realizarem comédias, dramas e fábulas infantis sobre o amor brasileiro pelo futebol. Entre eles, a diretora do curta Ernesto no País do Futebol, Thaís Bologna. O filme narra a história de um garoto argentino que mora no Brasil e tem que aguentar as provocações durante a época de Copa do Mundo.

O diretor e flamenguista Eduardo Souza Lima é confrontado pela equipe do Curta TV e responde no programa quem sai ganhando nas noites de quarta-feira e nas tardes de domingo: um bom jogo ou a sessão de cinema? Eduardo, que é um amante da bola, ainda responde se o amor por um time pode influenciar na hora de escolher um filme.

Esta edição do programa também traz uma reportagem sobre os curtas metragens documentais que tiveram como tema heróis dos gramados, personagens engraçados e a emoção das torcidas. O diretor Leandro Cunha Lima vai falar sobre um desses personagens da bola, o cabeleireiro e ex-jogador Mauro Shampoo. Mauro ficou famoso por jogar no Ibis Sport Club, conhecido como o pior time de futebol do mundo, e teve sua história contada no documentário Mauro Shampoo - Jogador, Cabeleireiro e Homem, dirigido por Leandro.

Não poderia ficar de fora deste programa sobre futebol uma matéria especial sobre o CINEfoot, o Festival de Cinema de Futebol, que acontece há dois anos no Rio de Janeiro e em São Paulo. O Festival exibiu, na sua última edição, mais de vinte filmes em seis dias de evento. O público ainda conferiu sessões especiais com direito a presença de craques da bola.

O Curta TV vai ao ar domingo, às 22h30, na TV Brasil.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]