O NOVO PALCO DO CINEMA NACIONAL ::  | Curta o Curta

O NOVO PALCO DO CINEMA NACIONAL

Por Curta o Curta em 22/07/2014 17:41




link da vinheta: http://www.youtube.com/watch?v=eZpsNyik7E8 


Estão abertas as inscrições para o Macaé Cine – Festival Nacional de Cinema de Macaé, que acontece de 17 a 22 de Novembro, no Teatro Municipal de Macaé, no Espaço Cultural da Serra, em Glicério, e em outros locais que terão suas sessões especiais divulgadas em breve. As inscrições poderão ser feitas até dia 30 de setembro, pelo portalhttps://festhome.com/f/210, envios online e por correio.

Em sua 4ª edição, o Macaé Cine firma definitivamente seu espaço no calendário anual da cidade, garantindo mais um aparelho do fomento cultural para toda a população Norte Fluminense. Além das mostras principais Panorama Nacional e Visões Macaenses e Lagos, haverá também uma Mostra Infantil e a primeira Mostra Internacional chamada Sem fronteiras, abrindo as portas para o intercâmbio com festivais internacionais, parcerias com circuitos cineclubistas e novas extensões. Serão aproximadamente 50 curtas metragens, selecionados entre os melhores produzidos nos últimos três anos. A realização é da Império Produções e Co-Realização da Fundação Macaé de Cultura e Prefeitura de Macaé. O festival foi idealizado pelo jovem macaense Thales de Moraes, falecido em 2012.

Macaé, situada na Bacia de Campos, é o coração da produção petrolífera do Rio de Janeiro, porém, até pouco tempo atrás, o investimento em atividades de audiovisual, era praticamente nenhum. Isso até 2011, quando é realizada a primeira edição do festival Macaé Cine, uma iniciativa pioneira; o primeiro grande evento ligado ao cinema na região, e algo que já existe em quase todas as cidades do entorno, como Búzios, Cabo Frio e Rio das Ostras, que já possuem festivais e outras fortes ações culturais há muitas décadas, porém, a intenção é fazer do Festival Macaé Cine, o centro deste movimento. 

A descentralização dos festivais em capitais, já é uma tendência há décadas. As grandes cidades  estão saturadas e com editais disputados à tapas. Agora é o momento de Macaé seguir esses mesmos passos. Gramado tem o Quiquito, Brasília tem o Candango, o Grande Prêmio tem o Grande Otelo e agora, Macaé tem a Torre e o Thales (Batizado em memória do idealizador Thales de Moraes e em alusão à Tales de Mileto, o visionário filósofo Grego). Afirma a direção.

Pelo segundo ano consecutivo, o festival indicou curtas metragens para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, através de seu diretor, João Rocha, membro da Academia Brasileira de Cinema, e novamente, teve uma boa fração dos filmes selecionados para o primeiro turno. Este ano, foram selecionados nove curtas, nos gêneros: Animação, Ficção e Documentário. Entre eles, o filme SINAL, produzido por Marcio Rosário, e que tem em seu elenco principal a atriz Bianca Rinaldi e o ator André Ramiro, de Tropa de Elite.

Em 2013, foram oito filmes selecionados para a premiação, entre os quais, JORGE POEMA, dirigido por Rafael Costa e produzido no Município de Macaé (pela primeira vez, um filme da região é indicado para um grande prêmio) e o ganhador do Troféu Grande Otelo, concedido pela Academia Brasileira de Cinema, LAURA de Thiago Valente.

Verifique o regulamento no site http://www.macaecine.com.br 

Este ano, o festival mantém suas parcerias com o Fesaalp – Festival Internacional de La Plata, Portal Festhome, Brazilian Focus Video Fest – Miami, Academia Brasileira de Cinema, além de ganhar novos parceiros. O Los Angeles Brazilian Film Festival (produzido pela Produtora Meire Fernandes), Os Curtos Filmes, Federação de Convention and Visitors Bureaux do Estado Rio de Janeiro, Prata e Portes Seguros, Curta o Curta, Revista de Cinema, Associação Kinoforum, Gráfica Juiz Forana e Arte Máxima são alguns dos apoiadores confirmados desta edição.


Fonte: Paula Portes


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]