O Que é Som THX? ::  | Curta o Curta

O Que é Som THX?

Por Guilherme Whitaker em 26/05/2005 13:19


O Que é Som THX? 

Por Kleber Mendonça Filho 

O que é som THX? É um dos principais pontos de atração de marketing para qualquer sala de projeção moderna hoje no mundo. Foi criado por George Lucas, que batizou a marca em homenagem ao seu primeiro longa-metragem, a ficção-científica THX-1138 1971).

Incomodado com as condições técnicas dos cinemas em geral, ele criou o THX para que tivesse a certeza de que a sua produção O Retorno do Jedi (episódio VI de Guerra Nas Estrelas) seria exibida da melhor maneira possível, no seu lançamento, em 1983.

De lá para cá, o som para cinema melhorou o suficiente para que seja reconhecida uma revolução. Os laboratórios Dolby, da Califórnia, conseguiu instalar processadores e amplificadores Dolby no mundo inteiro, com quatro canais (três na frente, um ao redor da platéia), e ainda popularizou (a partir de 1992) o mais sofisticado Dolby Digital (três canais na frente, dois ao redor da platéia), que tornou-se não mais um luxo no ano 2000, mas o padrão de salas em multiplexes.

21 anos depois do surgimento do THX nos EUA, a marca ainda é motivo de espanto e interesse. Tradicionalmente, apenas as grandes salas de grandes centros são assim equipadas, e cinéfilos exigentes fazem esforço especial de ver filmes em auditórios assim equipados.

Não é exatamente um formato de som, mas um padrão de qualidade, uma grife que garante uma perfeição técnica que independe do humor dos operadores e não aceita problemas técnicos. Esse padrão prevê uso de equipamentos aprovados pelo programa THX, altos falantes e até mesmo cabeamento. Há também um padrão para a luminosidade da imagem na tela e volume do som (sempre poderoso).

O certificado THX, que compreende visita anual de checagem por técnicos especializados, custa em torno de U$ 40 mil. Custo é provavelmente recuperado no marketing que atrai público. 

Fonte: http://cf.uol.com.br/cinemascopio

  

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]