OFICINA PEQUENO CINEASTA ::  | Curta o Curta

OFICINA PEQUENO CINEASTA

Por Cristina Reis em 10/07/2015 12:50



Logo azul.fundo branco.CMYK.JPG

NOVA TEMPORADA DE PEQUENO CINEASTA ESTREIA HOJE NO CANAL BRASIL

WORKSHOP DE EFEITOS ESPECIAIS –maquiagem para cinema - 17 e 18 de julho.

Série de Daniela Gracindo apresenta curtas produzidos por crianças.

Crianças têm uma imaginação que vai longe. Isso todo mundo sabe. Mas com uma câmera na mão elas podem fazer isso acontecer. O que elas poderiam realizar? Foi essa pergunta que levou a atriz e produtora cultural Daniela Gracindo a criar, a Oficina Pequeno Cineasta. O projeto – um curso de cinema direcionado ao público jovem e infantil – deu origem ao programa no Canal Brasil, que estréia nova temporada dia 10 de julho, e mostra a linguagem audiovisual de realizadores iniciantes e seus diversos olhares.

 

Oficina Pequeno Cineasta com Daniela Gracindo

Aulas de cinema para crianças e jovens de 8 a 17 anos

 

 

O que uma criança é capaz com uma câmera na mão? Com essa ideia na cabeça, a atriz e produtora Daniela Gracindo desenvolveu uma oficina de cinema dedicada exclusivamente ao público infantil na faixa dos 8 aos 17 anos.

Durante oito encontros de três horas de duração cada, os alunos aprendem as etapas do processo de filmagem. Começam com a criação do roteiro, storyboard, operação de câmera, luz, arte, direção, produção, som e montagem. Ao final, cada turma realiza um filme inteiro e os alunos recebem uma cópia, um diploma e tem o filme exibido em uma sessão fechada para convidados. O sucesso da Oficina Pequeno Cineasta gerou convites para que Daniela Gracindo levasse sua técnica para outras localidades: Porto Alegre (oficina), Venezuela (palestra e júri internacional do Festival Ficaje) e, o convite mais recente, Portugal, com uma oficina que será realizada no meio deste ano, 2014.

Diante do sucesso dos filmes realizados na oficina, Daniela Gracindo e os pequenos cineastas sentiram a necessidade de exibir seus filmes para um público maior.  “A partir daí comecei a pesquisar e descobri pelo mundo afora, trabalhos incríveis realizados por crianças e jovens, que além de revelar seus talentos artísticos, têm muito a nos acrescentar através dos seus olhares sobre o mundo”.

 

Surgiu então, em 2010, o Festival Internacional Pequeno Cineasta que acontece anualmente e reúne filmes do mundo todo realizados integralmente por crianças e jovens de 8 a 17 anos de idade para exibição gratuita. Na última edição, a terceira, foram inscritos 83 filmes de 14 países - Armênia, Argentina, Bélgica, Burundi, Brasil, Colômbia, Espanha, Grécia, EUA, Itália, México, Portugal, UK, Venezuela. A quarta edição, já em fase de captação e produção, acontecerá em novembro de 2014, no Rio de Janeiro.

 

Em 2014, a Oficina Pequeno Cineasta expandiu novamente seu espaço de distribuição conquistando espaço na grade do Canal Brasil. São 13 episódios com filmes nacionais e internacionais e mesa redonda formada por pequenos cineastas que debatem sobre a sétima arte.  O Programa Pequeno Cineasta, apresentado e produzido por Daniela Gracindo terá estréia de sua segunda temporada no próximo dia 10 de julho deste ano às 18:15 h, sendo exibido semanalmente às sextas neste horário, com reprise nos horários alternativos: sábado às 12h30 e segunda 7 h.

 

ENTREVISTA COM DANIELA GRACINDO SOBRE OFICINA DE EFEITOS ESPECIAIS.

- É a primeira vez que acontece essa oficina? Existem outras oficinas que vocês fazem com crianças?

Sim, este workshop de efeitos especiais é a primeira vez. O projeto Pequeno Cineasta nasceu de uma oficina de cinema para crianças e jovens entre 8 e 17 anos, onde eles aprendem a fazer cinema na prática. Aprendem executando todo o processso para realização de um filme, desde a elaboração do roteiro até a montagem final. Ao fim do curso os alunos assistem o curta realizado pela turma no telão no Festival Internacional Pequeno Cineasta que este ano terá sua 5a edição. Alguns dos filmes também são selecionados para serem exibidos no Programa Pequeno Cineasta que tem lançamento de sua segunda temporada no próximo dia 10 de julho.

- Como são essas crianças que buscam essas oficinas?

São crianças que gostam muito de cinema, e muitas já produzem vídeos como brincadeira favorita em casa. É surpreendente perceber a cultura cinematográfica destas crianças que procuram a oficina e também o interesse em conhecer mais sobre a 7a arte.. Eles ficam fascinados com a ideia de poder aprender o processo de realização de um filme. 

- Na sua opinião quem manda bem no cinema brasileiro hoje, com  maquiagem e efeitos?

 Vavá Torres

 

-  Qual a importância do aprendizado em maquiagem e efeitos para o cinema brasileiro?

O cinema é uma linguagem específica que tem sua própria dinâmica. Para um cinema de qualidade é importante que cada elemento que entra nessa linguagem seja executado com maestria. A caracterização de um personagem, uma cena de ação, um acidente... se não tivermos bons profissionais que executem um bom trabalho, o filme perde sua qualidade e o resultado que o diretor espera. Quando falo do processo de criação e a função de cada profissional em uma equipe de cinema para meus alunos, costumo fazer uma analogia com uma orquestra sinfônica. Cada área é tão importante quanto qualquer outra,  se um insturmento desafinar, todos desafinam  juntos...
 

- Me fala um pouco da oficina, do processo.

Desde a primeira aula os alunos já entram em contato com a câmera, descobrindo todos os recursos que eles podem usar. Durante as aulas eles assumem uma função na equipe. Um dia ele será o diretor, no outro o continuista, no outro figurinista, e vou fazendo um revezamento de funções entre os alunos até que eles entendam o processo e descubram qual sua maior aptidão. Ao final da oficina realizamos um curta-metragem realizado integralmente pela turma. 

 

 

- Voltando aos efeitos especiais; vocês conhecem Rodrigo Aragão do Fábulas Negras, que sabemos ser um fera e que já deu oficina na MFL( Mostra do filme Livre)2014 de efeitos e maquiagem?

Ainda não tive o prazer de conhece-lo...

 



Site oficial Oficina: www.pequenocineasta.com.br

Site oficial Festival: www.pequenocineasta.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Festival-Internacional-Pequeno-Cineasta/124148720995407?ref=hl

Canal Youtube: http://www.youtube.com/user/ThePequenocineasta

 

SERVIÇO:

OFICINA PEQUENO CINEASTA
Período de realização: de 13 de outubro a 3 de novembro - aos sábados 
Horários: de 10:00 às 13:00 (8 a 13 anos) de 15:00 as 18:00 (14 a 17 anos) 

 

WORKSHOP DE EFEITOS ESPECIAIS –maquiagem para cinema

Período de realização: de 13 de outubro a 3 de novembro - aos sábados 
Horários: de 10:00 às 13:00 (a partir de 8 anos)

Local: ESPAÇO MOVE - Av. Armando Lombardi, 949/ Loja C Jardim Oceânico -RJ 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]