Onze filmes brasileiros participam de festivais na França, Espanha, EUA e Grécia ::  | Curta o Curta

Onze filmes brasileiros participam de festivais na França, Espanha, EUA e Grécia

Por Curta o Curta em 05/09/2013 11:39


Um total de onze filmes brasileiros participa de importantes festivais na Europa e EUA nas próximas semanas. O cinema nacional estará presente no Festival de San Sebastian, na Espanha; no Festival Biarritz América Latina, na França; no Festival de Cinema de Nova Iorque, nos Estados Unidos; e no Festival de Cinema de Drama, na Grécia. O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais da ANCINE está ajudando na participação de oito filmes nacionais nesses eventos no exterior.

O Festival Biarritz América Latina, que acontece de 30 de setembro a 6 de outubro, recebe em sua Competição de Documentários os longas "Em Busca de Um Lugar Comum", de Felippe Schultz Mussel e "Fragmentos de Una Hermosa Realidad Televisada", coprodução Brasil/Cuba, de Lucas Bonolo; e o curta-metragem "Sanã", de Marcos Pimentel. Os três filmes vão receber apoio financeiro para promoção durante o evento. Mais dois filmes brasileiros estão entre os 14 selecionados para esta mostra competitiva: "Elena", de Petra Costa e "Histórias de Arcanjo, Um Documentário sobre Tim Lopes", de Guilherme Azevedo.

A participação nacional no Biarritz América Latina também se faz presente na Competição de Longas-Metragens de Ficção, que vai receber o filme "De Menor", de Caru Alves de Souza. O filme de Caru recebeu apoio financeiro e auxílio para o envio da cópia para o festival. O mesmo apoio foi recebido também pelo curta "Thomas Tristonho", de André Saito e Cesar Nery, que será exibido na Competição de Curtas-Metragens, da qual também participa o filme "Penas", de Paulinho Caruso.

"De menor" também recebeu apoio financeiro, na confecção e no envio da cópia, para representar o cinema brasileiro na mostra Horizontes Latinos do Festival de San Sebastian, onde terá a seu lado o longa "O Lobo Atrás da Porta", de Fernando Coimbra, agraciado com apoio financeiro para promoção do filme. Antes, "O Lobo Atrás da Porta" participa junto com "Faroeste Caboclo" e Amazônia - Planeta Verde", do Festival Internacional de Cinema de Toronto - TIFF.

Finalizando a lista, o curta-metragem "Acalanto", de Arturo Saboia, vai ao Festival de Cinema de Drama, na Grécia, com apoio financeiro e no envio da cópia oferecidos pelo Programa de Apoio da ANCINE. Já o curta "Animador", de Fernanda Chicolet e Cainan Baladez participa do Festival de Cinema de Nova Iorque, entre os dias 27 de setembro e 13 de outubro com o apoio completo do programa, que prevê ajuda financeira para divulgação e auxílio para a confecção e envio da cópia.

O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais da ANCINE existe como parte da política da Agência voltada para a divulgação do cinema brasileiro no mercado estrangeiro, e contempla produções selecionadas para 77 mostras ou festivais ao redor do mundo com apoios diversos, dependendo da categoria do evento. As regras para a concessão de apoio estão dispostas no Regulamento do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais Internacionais. Solicitações de informações e apoio devem ser enviadas por e-mail paraprograma.apoio@ancine.gov.brClique aqui para saber mais.

Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]