Pequenos gigantes ::  | Curta o Curta

Pequenos gigantes

Por Guilherme Whitaker em 19/08/2008 20:12


Um dos mais importantes eventos de cinema do país chegou a sua 36º edição consagrando definitivamente o formato de curta-metragem. Pelo segundo ano consecutivo, o Festival de Cinema de Gramado organizou sessões exclusivamente voltadas para curtas nacionas. No modelo antigo eles eram exibidos antes das atrações principais, ou seja, os longas-metragens.

Este ano, o público pôde conferir os curtas em sessões gratuitas com quatro filmes cada. Sempre lotadas, as exibições tiveram forte presença de jovens. "Tinha muita gurizada. Eles riem, vaiam, aplaudem. São bastante ativos." comenta Jaime Lerner, ganhador do prêmio de melhor diretor com seu curta 'Subsolo'.

Vladimir Seixas, que participou do festival com o filme 'Hiato', também vê com bons olhos a iniciativa do festival. "Não cheguei a acompanhar o formato antigo mas acho bom que as sessões não sejam pagas, ainda que as conversas durante a sessaão atrapalhem um pouco", diz.

O novo formato de exibição dos curtas teve uma boa aceitação e será mantido nas próximas edições. A única alteração será na cerimônia de encerramento, que reprisará os curtas premiados. O debate sobre os filmes continuará ocorrendo no dia seguinte da exibição. José Carlos Avellar, curador do festival, diz que "sendo exibidos juntos, os curtas podem estabelecer um diálogo entre si. Assim, o curta ganha independência e o espectador aproveita melhor a sessão".

Para Lerner, no entanto, o formato ainda pode ser aperfeiçoado. Segundo ele, o espaço concedido aos curtas poderia ser maior, ocupando todos os dias da programação do festival. "A competição de curtas poderia ter ocorrido de segunda a sexta e não apenas terça, quarta e quinta", sugere o diretor. Confira no site oficial do festival mais informações e a premiação completa do evento.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]