Portugal recebe em Junho o II Cineport - Inscreva seu curta! ::  | Curta o Curta

Portugal recebe em Junho o II Cineport - Inscreva seu curta!

Por Guilherme Whitaker em 17/03/2006 06:55


O MAIOR EVENTO DO MUNDO DA LINGUA PORTUGUESA
de 01 a 11 de junho de 2006 - Lagos - Portugal


Instituído pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho em 2004, o CINEPORT- Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa tem como objetivo integrar e desenvolver o mercado audiovisual, promovendo os filmes realizados em português e dialetos falados nas nações que compõem a CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Propõe-se também o CINEPORT a cooperar para que o segmento do audiovisual se fortaleça naqueles países onde esta expressão cultural é pouco desenvolvida, procurando abrir possibilidades de intercâmbio entre os profissionais do cinema e do audiovisual e — na medida do possível e em cooperação com os governos — buscando uma legislação que incremente a co-produção e a parceria técnica entre os países-membros da CPLP.

O CINEPORT teve sua primeira edição realizada com grande sucesso no Brasil, entre os dias 01 e 12 de junho de 2005, na cidade de Cataguases, Estado de Minas Gerais. O Festival acontecerá a cada dois anos no Brasil, revezando sua sede nos outros anos com Portugal e uma das demais nações de língua oficial portuguesa no Continente Africano.

Em 2006, o II CINEPORT será realizado na cidade de Lagos, no Algarve, região sul de Portugal, entre os dias 01 e 11 de junho. Para tanto, já foi firmado em 2005 acordo entre a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, a Câmara Municipal de Lagos e a ong portuguesa ETNIA - Cultura e Desenvolvimento para a produção do evento nesta cidade.

Seguindo seus preceitos de itinerância e revezamento de sede, em 2007 o III CINEPORT será realizado na cidade brasileira de Salvador, no Estado da Bahia — em função de convite especial da Prefeitura Municipal dessa cidade —, justamente quando Salvador estará exercendo seu título de capital da lusofonia conferido no âmbito da UCCLA-União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas.

O II CINEPORT irá conceder cinco tipos de troféus: Andorinha, Andorinha Digital, Andorinha Técnica, Andorinha Criança e Leitão de Barros. Para selecionar as realizações e conceder o Troféu Andorinha, na modalidade 35mm, foi criada em 2004 a Confraria do Cinema, formada por profissionais da área, que atua nos países de língua oficial portuguesa.

Para a concessão dos troféus do Andorinha Digital, como já ocorreu no I CINEPORT, a Comissão Executiva do Festival constitui primeiro uma comissão de seleção. Durante o evento, forma-se um júri multinacional composto por três membros, que elegerá os vencedores.

O Troféu Andorinha Técnica será concedido pela Comissão Executiva do Festival em comum acordo e por sugestão das associações técnicas e sindicatos que representam os trabalhadores da indústria cinematográfica. Serão concedidos três troféus nesta categoria, representando os países de língua portuguesa nos continentes africano, americano e europeu.

Já os vencedores do Troféu Andorinha Criança serão indicados por um júri infantil que fará sua escolha a partir da mostra de cinema infantil que será exibida durante o Festival e que será concebida pela Comissão Executiva do CINEPORT.

Quanto ao Troféu Leitão de Barros, este será outorgado pela Comissão Executiva do Festival e contemplará três personalidades de destaque nas cinematografias abrangidas pelo CINEPORT.

Saiba muito mais e inscreva seu curta em cinema eou digital AQUI.

 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]