Preciosidades da Cinemateca no Tempo Glauber ::  | Curta o Curta

Preciosidades da Cinemateca no Tempo Glauber

Por Guilherme Whitaker em 20/06/2009 10:14


Na próxima sexta-feira, às 19h, o cineclube Espaço Utopya brindará o público com verdadeiras preciosidades da Cinemateca. O evento celebra a parceria do Tempo Glauber com a Cinemateca do MAM-RJ, exibindo os filmes As Aventuras Amorosas de Um Padeiro (1975, 100 min), de Waldyr Onofre, e o curta-metragem Que Cavação É Essa? (2008, 19 min), dos jovens diretores Estevão Garcia e Luís Rocha Melo.

Segundo Luís Rocha Melo (cineasta e também pesquisador da Cinemateca do MAM-RJ), o filme de Waldyr Onofre “Trata-se de uma comédia realizada por um ator, diretor e roteirista negro, o que, no conjunto da cinematografia brasileira, é um fato raro, de uma obra de intenção popular que renega a visão sociologizante, do intelectual que vê a realidade "de baixo para cima". Lidando diretamente com clichês e armadilhas de gênero, Aventuras Amorosas de um Padeiro é um filme em constante fuga, que segue uma das lógicas do sincretismo religioso: misturar para escapulir”.

Sobre o filme de Luis e Estevão, Eduardo Souza Lima escreve: “O curta trata do tema com irreverência reverente, fazendo uso da metalinguagem, bem a cara do cinema carioca formado na UFF e na Cinemateca do MAM... Cinema de cavação (em gíria do início do século passado, “de picaretagem”) seria o cinema institucional de hoje - dos institucionais de empresas a filmagem de casamento. O filme reconstitiu ficcionalmente um documentário dos anos 1910 e um cinejornal do anos 70, usando como atores figuras legendárias do underground do cinema carioca.”

Após a sessão, o curador Dario Gularte e a pesquisadora Anna Karinne Ballalai (co-curadora da sessão) debaterão com o público, realizadores, equipe e atores de ambos os filmes.

Abaixo, maiores informações sobre os filmes:

QUE CAVAÇÃO É ESSA? (Brasil, 2008, 19 min), de Estevão Garcia e Luís Rocha Melo
Elenco: Cosme Monteiro, Sílvia de Carvalho, José Marinho, Érica Collares, Hernani Heffner, Severino Dadá, Godot Quincas, Otávio Reis, Anna Karinne Ballalai, Lizandra Miotto, Luiz Carlos dos Santos, Cláudia Gomes, Rodrigo Bouillet, Luísa Marques, Thaís Barreto, Fabián Núñez, Luiz Carlos Oliveira Jr., Gilberto Silva, Antonio Martins de Pinho, Rebecca Ramos, Lúcia Ferreira, Eduardo Ferreira, Amanda Vaz, Davi Monteiro e Luís Rocha Melo

Sinopse: Programa duplo: "Um alegre churrasco na estância do Coronel Alexandrão" (film do natural, anos 1910) e "Complemento Nacional nº 9545: Restaurare" (cinejornal, 1974). A sessão começa quando você chega.

AS AVENTURAS AMOROSAS DE UM PADEIRO (Brasil, 1975, 100 min), de Waldyr Onofre
Elenco: Paulo César Peréio, Maria do Rosario, Haroldo de Oliveira, Ivan Setta, Procópio Mariano, Rafael de Carvalho, Kátia Grumberg, Erley José, Waldir Onofre, Tonico Pereira e Lúcia Rocha

Sinopse: Ritinha (Maria do Rosário) é uma jovem humilde, virgem e que vive no subúrbio do Rio de Janeiro. Ela se casa com um homem mais velho, o conservador Mário (Ivan Setta). Meses depois, Ritinha percebe o quão entediante é sua vida de casada, sobretudo nas questões do sexo. É quando ela conhece Marques, que se não passa de um estupído padeiro português, pelo menos faz a jovem realizar suas fantasias na cama. E ele acaba tirando fotos dos dois transando. Mais tarde, Ritinha conhece Saul, artista negro de quem se torna amante. Mas Marques, tomado pelo ciúmes, revela as fotos ao marido dela, criando enorme confusão.

Serviço:
Dia 26/06 às 19h
Entrada Franca
Tempo Glauber
Rua Sorocaba, 190 – Botafogo
Tel.: 21 25272272 | 25275840
espaço.utopya@gmail.com
 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]