Premiados 3º MIAU ::  | Curta o Curta

Premiados 3º MIAU

Por Guilherme Whitaker em 10/05/2010 11:58


Menções honrosas

O júri decidiu premiar com menções honrosas um total de 2 trabalhos participantes.

Pelo destaque na composição dos planos; pela direção que demonstra segurança na abordagem do tema do indivíduo isolado trabalhando-o de maneira difusa e precisa, utilizando-se de modo conseqüente da voz interior em busca de símbolos que ajudam na representação de um estado de confusão mental, concedemos menção honrosa para “3.33” de Sabrina Greve.


Pela inventividade na investigação do som dentro da linguagem cinematográfica; pela maturidade no estabelecimento de ritmo que promove preenchimentos e esvaziamentos do espaço cênico, implicando-se também como ambiente sonoro; pela decupagem cuidadosa, concedemos menção honrosa para “Projeto silêncio” de Bruno Caticha.

Melhor documentário

Pela capacidade de agenciamento de personagens e situações reais, por meio de uma cuidadosa composição dos planos; pelo tratamento original da temática urbana, escapando aos discursos convencionais sobre a cidade por meio de uma estética contemplativa característica do documentário de observação, concedemos o prêmio de melhor documentário do 3º MIAU para “Pastoreio” de Alexandre Garcia.

Melhor ficção

Pela articulação gradual entre a composição imagética e a economia narrativa; pela elegância e sutileza no tratamento indireto do melodrama, mantendo abertas as possibilidades de construção de sentido pelo espectador concedemos o prêmio de melhor ficção do 3º MIAU para “Chapa” de Thiago Ricarte.


Prêmio Gato da Vez

Por estabelecer uma conexão entre o documentário de observação e documentário de criação, através de encontro com personagens cuja existência se descortina aos poucos para a câmera; pela coerência e clareza dos projetos e do tratamento das propostas, cuja complexidade não se dilui no estilo de composição e montagem; pelo trabalho de câmera, ao mesmo tempo íntimo, lúdico e respeitoso o prêmio da Mostra Gato da Vez do 3º MIAU vai para Ricky Mastro.

Prêmios Porta Curtas

Visto sua importância, o Porta Curtas Petrobras este ano passa a atuar como parceiro do MIAU – MOSTRA INDEPENDENTE DO AUDIOVISUAL UNIVERSITÁRIO e lança mão de mais um Prêmio Porta Curtas de Aquisição para os dois melhores filmes, que foram escolhidos pela nossa equipe. Sendo o segundo vinculado ao projeto Curta na Escola.

O mais bacana de ter o filme no Porta Curtas Petrobras é que ele poderá ser aces¬sado e comentado por pessoas de diferentes partes do país, e até no exterior. O site Porta Curtas Petrobras está em seu sétimo ano de atividades e já realizou mais de 11 milhões de exibições online de curtas-metragens brasileiros!

E os vencedores são:
Projeto Silêncio, de Bruno Caticha

Avós, de Michael Wahrmann

Parabéns!

Equipe Porta Curtas

Melhor filme

Pela simplicidade e eficiência na sua realização, utilizando-se de forma inteligente dos recursos mais básicos do dispositivo fílmico; por montar uma situação narrativa sinuosa e bem humorada, com base no diálogo, na performance notável dos atores e na renovação do uso da câmera como elemento diegético, o prêmio de Melhor filme do 3º MIAU vai para “Fantasmas” de André Novais Oliveira.
\\\
Fotos em:
http://www.flickr.com/photos/miau2010
 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]