Premiados na 8ª Mostra Londrina de Cinema ::  | Curta o Curta

Premiados na 8ª Mostra Londrina de Cinema

Por Guilherme Whitaker em 26/10/2006 09:42


Mostra Londrina de Cinema
 anuncia os vencedores da 8ª edição



Os filmes Bom Te Ver, de Francisco Colombo e Lea Furtado, e Morte e Vida Londrina, de João Henrique Bernardi, foram os vencedores da Competitiva Nacional e Londrinense

A 8ª Mostra Londrina de Cinema foi encerrada neste domingo na Associação Médica com a cerimônia de premiação da Competitiva Nacional e Londrinense. O grande vencedor do Troféu Udihara neste ano foi o filme "Morte e vida Londrina", de João Henrique Bernardi. O curta, inspirado em Clarice Lispector, contém imagens captadas em Londres em super-8 e conta com fotografia e edição de Daniel Choma. Além de receber o prêmio de Melhor Filme segundo o Júri Oficial, Choma ganhou também o troféu Udihara de Melhor Fotografia e o prêmio de R$ 500,00.

Durante a cerimônia de premiação, o diretor do CTAv [Centro Técnico Audiovisual], José Araripe Jr., anunciou um prêmio extra ao melhor curta local: cinco latas de negativo 16mm, além de todo suporte para finalização de um filme no CTAv. O contemplado foi o curta "Morte e Vida Londrina".

Outro destaque da competitiva local foi o filme "Passos Urbanos", de Fabrício Santesso e Gabriel Faedrich. O curta recebeu os troféus de Melhor Direção e Melhor Filme segundo o Júri Popular. O Troféu Udihara de Melhor Roteiro foi para Andréa Gama, pelo curta "A Cultura Pé Vermelho sob um Olhar Especial ".

O júri da Competitiva Local foi composto pelos cineastas Christian Caselli, Denis Pedroso e William Hinestrosa. Neste ano, cerca de 20 filmes foram inscritos; apenas cinco foram selecionados.

competitiva nacional

Entre os 16 curtas que disputaram a Competitiva Nacional, o grande vencedor foi o filme "Bom te Ver", de Francisco Colombo e Lea Furtado. O curta se compõe de fragmentos da vida e da arte de Ana Rodrigues, atriz, cantora e artista plástica do Maranhão. "Bom Te Ver" já havia recebido os prêmios de Melhor filme maranhense pelos júris técnico e popular no Guarnicê 2005. Além de receber um certificado de Melhor Filme segundo o Júri Oficial, os diretores receberão um prêmio de R$ 1 mil.

Os demais premiados da Competitiva Nacional foram:

Melhor Filme [Júri Popular]
Manual para atropelar cachorro, de Rafael Primo [SP]

Melhor Direção
O Buraco, de Taciano Valério Alvez [PB]

Melhor Roteiro
Terra Prometida, de Guilherme Castro [RS]

Melhor Fotografia
A Noite do Vampiro, de Alexandre Camargo [SP]

Melhor Direção de Arte
A vingança da Bibliotecária, de Santiago Machado Dellape [DF]

Melhor Edição
O Estertor, de Diogo Dias de Andrade, Davi Moori e Victor Reis [SP]

O júri da Competitiva Nacional foi composto pelos cineastas José Araripe Jr. e José de Aguiar, além do crítico de cinema Luiz Carlos Oliveira Jr. Neste ano, foram inscritos cerca de 180 filmes; apenas 16 foram selecionados.

balanço

Em 2006, a Mostra Londrina de Cinema dobrou a sua programação e seu público. Durante oito dias foram exibidos mais de 80 filmes em cinco pontos da cidade. O público estimado foi de 3 mil espectadores.

A 8ª Mostra Londrina de Cinema é coordenada pelos cineastas Bruno Gehring e Rodrigo Grota. A Mostra tem apoio institucional da Kinoarte [Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina] e patrocínio da Prefeitura do Município de Londrina via Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), além dos apoios culturais do Multiplex Catuaí, Grupo Paulo Pimentel, Centro de Ciências Humanas da UEL, Casa de Cultura da UEL, Associação Médica de Londrina, IESB Metropolitana, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Associação Cultural Kinoforum, Agência Londrix, Cedro Hotel, Bar Valentino, Berimbar, UP! Studio, Revista Contracampo, Rádio Universidade FM 107.9, Restaurante La Francine's, Cachaçaria Água Doce, Overloque e Kinopus.

Mais informações no site www.mostralondrinadecinema.com, com Bruno Gehring [43] 9954 8308 ou Nádia Val [43] 9132 6321

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]