Premiados no FAIA 2010 ::  | Curta o Curta

Premiados no FAIA 2010

Por Guilherme Whitaker em 08/01/2010 07:21


Filmes premiados receberam o Troféu Sapuari 2010 na noite de sábado (16) no Centro de Convenções Victor Brecheret em Atibaia

Produzido em 35mm, "Ave Maria ou a Mãe dos Sertanejos", do pernambucano Camilo Cavalcanti e o vídeo digital "Marimbondo Amarelo", do goiano Amarildo Pessoa foram os principais premiados dentro da Mostra Competitiva Troféu Sapuari do 5 FAIA – Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual encerrada na noite do último sábado (16), no Centro de Convenções Victor Brecheret, em Atibaia, São Paulo.

Ganhador da categoria 35mm, o pernambucano Camilo Cavalcanti, diretor de "Ave Maria ou a Mãe dos Sertanejos" receberá da Prefeitura de Atibaia uma premiação especial de 16 mil reais em dinheiro e mais 8 mil reais em serviços oferecidos pelos Estúdios Quanta. Da mesma forma, o goiano Amarildo Pessoa, diretor de "Marimbondo Amarelo" ganhador na categoria vídeo digital receberá 8 mil reais em dinheiro da Prefeitura de Atibaia e 4 mil reais em serviços oferecidos pelos Estúdios Quanta.

Composto por Amaury Tangará, Betty Beer (França), Orlando Bonfim Neto, Euclides Sandoval e Maurício Farina, o Júri Oficial do V FAIA – Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual outorgou ainda Troféus Sapuari nas categorias de:

Melhor Atriz: Luciana Caetano, do curta Marimbondo Amarelo (GO)

Melhor Ator: Gatto Larsen e Rubens Barbot, do curta Ensaio de Cinema (RJ)

Melhor fotografia: Beto Martins, do curta Ave Maria ou a Mãe dos Sertanejos (PE)

Melhor direção: Alan Ribeiro, em Ensaio de Cinema (GO)

A Mostra Competitiva Troféu Sapuari contou neste ano com dezoito curta-metragens realizados em 35mm e/ou em vídeo digital premiados nos vinte quatro festivais brasileiros parceiros do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual.

Prêmio Dom Quixote

Formado por João Paulo Macedo (Portugal), Marcelo Cordeiro (Bolívia), Yenne Gallego (Colômbia), Gê Carvalho e Liuba Medeiros (Brasil) o Júri da FICC – Federação Internacional de Cineclubes outorgou o Prêmio Dom Quixote ao filme "Minami em Close-up: A boca em revista" do paulista Thiago Mendonça, oferecendo ainda uma menção honrosa a "Ave Maria ou a Mãe dos Sertanejos", do pernambucano Camilo Cavalcanti.

Outorgado pelo terceiro ano consecutivo no FAIA – Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, o Prêmio Dom Quixote é um reconhecimento por parte da FICC – Federação Internacional de Cineclubes, aos filmes de curta e longa metragens, ficção ou documentário, cuja expressão artística e comprometimento com a realidade das nações e dos povos se sobressaiam. Os filmes homenageados com o Prêmio são escolhidos por um júri designado pelo Comitê Executivo da FICC, através de indicações dos seus membros associados.

O nome do Prêmio é representativo de seu significado: "de amor, de paz, de justiça e da luta por tais valores", simbolizando os objetivos da FICC.

Além das premiações oficiais do Festival os concorrentes a premiações oferecidas pelo SINDCINE /SP e pelos Estúdios Quanta. Objetivando valorizar a participação do público, a organização do Festival decidiu implantar a partir deste ano a outorga de um prêmio especial do público que será escolhido pelos espectadores do Festival.

O V FAIA – Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual é uma realização é da Associação de Difusão Cultural de Atibaia / Difusão Cineclube e da Prefeitura da Estância de Atibaia. O evento conta com o apoio da FICC – Federação Internacional de Cineclubes, do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema, do CBDC – Centro Brasileiro da Diversidade Cultural /SP e do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e é patrocinado pelo MinC – Ministério da Cultura através de suas Secretarias Executiva, do Audiovisual e de Políticas Culturais. Todas as atividades de sua programação são gratuitas e abertas ao público.

Confira abaixo as fichas técnicas dos ganhadores do Troféu Sapuari 2010.

Melhor curta 35 mm

Ave Maria ou a mãe dos Sertanejos (PE)
Duração: 12min.
Gênero: Documentário
Suporte: 35MM
Direção: Camilo Cavalcante
Produção: Aurora Cinema
Roteiro: Alax Conceição, Avelino dos Santos, Betânia de Souza, Camilo Cavalcante, Carlinhos Martins, Cila Pinto, Heloysa Dayana, Janaina Bezerre, Jesebel Bezerra, Kelly Oliveira, Natiele de Terto, Renan Domingos, Reydievila Silva e Sônia Ferreira.
Fotografia: Beto Martins
Elenco: Moradores dos Sítios Caracol, Sozinho, Ipueira, Espírito Santo, Aboboreira, Catolé, Baixio do Juá, Algodões e Minador em Serrita, Pernambuco. Chico Justino, Luzia Petronila Alves, Assis Vaqueiro e Ana Jose dos Anjos.
Montagem: Caio Zatti
Edição de Som: Nicollas Hallet
Festival que representa: Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Brasília/DF)
Sinopse: Um registro poético do imaginário popular do Sertão, às 18 horas, quando toca na rádio a Ave Maria Sertaneja, interpretada por Luis Gonzaga.
Contato: camilocavalcante@terra.com.br

Melhor vídeo digital

Marimbondo Amarelo (GO)
Duração: 20 min.
Gênero: Ficção
Suporte: Vídeo
Direção: Amarildo Pessoa
Produção: Dionísio Bombinha
Montagem: Sérgio Valério
Fotografia: Joan Moinyer
Elenco: Neusa Borges, Luciana Caetano, Alexandre Marques, Liz Eliodoraz, Renata Caetano, Mariana Crescêncio, Liomar, Delicio Soares e Leonel Santos
Música original: Sons do Cerrado
Captação e Edição de Som: Victor Pimenta
Festival que representa: Fescine Goiânia (Goiânia/ GO)
Sinopse: Uma andarilha conta a história do fim da dança do marimbondo e o canto das almas no extinto povoado de Baunilha.
Contato: amarildopessoa@hotmail.com

 


V FAIA
Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual
De 12 a 16 de janeiro de 2010
Rua Adolfo André, 2080 - Vila Netto
Atibaia - São Paulo
Cep: 12940-280
Fone: 0XX11.4402.4296
E-mail: faia2010@cineclubes.org.br

 __________________________________________________________________________________

SUZANA AMARAL É HOMENAGEADA NA ABERTURA DO 5 FAIA
Festival apresenta ainda show com Chico César na Tenda da Diversidade

Com uma homenagem a cineasta Suzana Amaral e show musical de Chico César, começa hoje, a partir das 20 horas, no Centro de Convenções Victor Brecheret, a quinta edição do FAIA - Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual. A solenidade de abertura contará ainda com a presença de autoridades governamentais locais, estaduais e federais, de representantes de entidades não governamentais do setor audiovisual brasileiro e de lideranças cineclubistas de quatorze países.

Todas as atividades programadas são gratuitas e abertas a participação da comunidade. O evento terá continuidade até o próximo dia 16 de janeiro e além de reunir em sua Mostra Competitiva "Troféu Sapuari" os curta-metragens e vídeos digitais premiados em 26 dos principais festivais brasileiros realizados em 2009 e oferecerá aos interessados várias atividades paralelas, entre as quais merecem destaque a exibição de Mostras Não Competitivas organizadas pelos produtores dos Festivais de Contis (França) e FIKE - Festival Internacional de Curta Metragens de Évora (Portugal).

Ao promover pelo segundo ano consecutivo um encontro de representantes das entidades associadas ao CBC - Congresso Brasileiro de Cinema, a programação do 5 FAIA consolida o evento como um dos mais importantes espaços de reflexão e debate sobre os problemas relacionados ao audiovisual brasileiro. Preparatório ao 8 Congresso Brasileiro de Cinema, o encontro já tem confirmadas as participações de representantes de 45 das 54 entidades filiadas ao CBC, de entidades filiadas ao FAC e personalidades do audiovisual brasileiro. Representando o setor governamental já estão confirmadas as presenças do Secretário Executivo e Ministro Interino da Cultura, Alfredo Manevy, do Secretário Nacional do Audiovisual, Silvio Da Rin, do Presidente da ANCINE - Agência Nacional de Cinema, Manoel Rangel e de inúmeras lideranças parlamentares estaduais e federais.

Segundo o cineasta cearence e atual presidente do CBC, Rosemberg Cariria o encontro objetiva promover um balanço geral das atividades desenvolvidas pela entidade durante o ano de 2009 e estabelecer o temário que deverá nortear a programação do 8 Congresso Brasileiro de Cinema previsto para acontecer em junho deste ano em Porto Alegre (RS). "Vivemos um momento de profundas modificações na cultura audiovisual e precisamos estar atentos e preparados para enfrentar todos os novos desafios colocados. Neste contexto entendemos ser fundamental a promoção do diálogo e de um processo reflexivo envolvendo o maior número possivél de entidades, lideranças e gestores governamentais que estejam dispostos a contribuir com o fortalecimento do audiovisual e da diversidade cultural brasileiras. Esse é o objetivo desta reunião que estaremos realizando em Atibaia e diante das participações já confirmadas nossa expectativa é de que conseguiremos alcançar plenamente nossos objetivos". - ressaltou.

Reafirmando também seu caráter cineclubista e internacional, a programação do V FAIA - Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual contempla também a realização do V EIAC - Encontro Iberoamericano de Cineclubes e do I Encontro Internacional dos Direitos do Público. Organizados em parceria com a FICC - Federação Internacional de Cineclubes e do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes estas atividades já tem confirmadas a participação de lideranças cineclubistas de cerca de 15 países. Segundo o Vice-Presidente da FICC e Presidente do CNC, Antonio Claudino de Jesus os encontros pretendem fortalecer e consolidar a integração entre os movimentos cineclubistas dos países iberoamericanos e a campanha mundial pelos Direitos do Público que vêm sendo empreendida pela FICC.
O 5 Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual é uma realização da Associação de Difusão Cultural de Atibaia / Difusão Cineclube em parceria com Prefeitura da Estância de Atibaia, através da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos de Atibaia e conta com o apoio do Ministério da Cultura através da SAV - Secretaria do Audiovisual e da SPC - Secretaria de Políticas Culturais.

A programação completa pode ser acessada em: www.festivaldeatibaia.com.br

Confira também nosso Blog: http://culturadigital.br/festivaldeatibaia/

Participe de nossa Comunidade: http://festivaldeatibaia.ning.com/

Confira nosso Facebook: http://www.facebook.com/groups.php?id=1551520480&gv=12#/group.php?gid=349448615550

JBPN / 2010.

Homenageada

Suzana Amaral

Paulistana, nascida em 1932, é atriz, roteirista e cineasta.

Suzana Amaral iniciou sua carreira aos 37 anos no final da década de sessenta (1968 e 1971) quando, já mãe de nove filhos e quase avó, prestou vestibular para a primeira turma do curso de cinema na Escola de Comunicação e Arte da USP.
Sua estreia como diretora se deu em 1971 com o curta "Sua Majestade Piolim" sobre o famoso palhaço e suas ligações com o teatro popular; e com "Semana de 22", um panorama da Semana de Arte Moderna.
Em 1974, foi produtora e diretora da TV Cultura, rodando mais de cinquenta documentários em curta-metragens para o extinto programa Câmara Aberta.

Posteriormente fez pós graduação em Nova Iorque, onde, durante seu mestrado, continuou a produzir e dirigir.
Em 1979 foi premiada no Festival de Brasília com o curta "Minha Vida, Nossa Luta" (melhor filme), obra que serviu de pano de fundo e inspiração para a luta pelas creches da periferia de São Paulo.
Em 1985, Suzana Amaral estreia em longas de forma arrasadora na bela adaptação cinematográfica do livro homônimo de Clarice Lispector, "A Hora da Estrela".

O filme foi consagrado pela crítica e premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (1986), ganhando seis prêmios na mesma edição, ficando na história do festival como longa mais premiado. Revelou o talento da atriz Marcélia Cartaxo para o mundo e conquistou o Leão de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim.

"A Hora da Estrela", que conta também com atuações marcantes de José Dumont, Fernanda Montenegro e Tâmara Taxman, fez sucesso em vários festivais internacionais levando a diretora a acompanhar exibições do filme em cerca de 25 países.
No mesmo ano foi premiada como melhor direção no Festival de Havana.

Durante alguns anos Suzana Amaral percorreu diversos países promovendo a obra "A Hora da Estrela". Neste tempo escreveu cinco roteiros e produziu filmes para a emissora de TV portuguesa RTP.

Na década de 90 Suzana Amaral continuou sua carreira com produções para televisão e atuou no média metragem português "O regresso do homem que não gostava de sair de casa", de M.F. Costa e Silva.

Em 2001, Suzana Amaral volta à direção com outra adaptação literária, "Uma Vida de Menina", de Autran Dourado. Também mais uma vez a cineasta revela outra ótima atriz, a enigmática Sabrina Greve como a interiorana Biela. Uma Vida em Segredo" recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Brasília e quatro prêmios no Cine Ceará: Melhor Filme, Melhor, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.
Sua mais recente obra é o longa "Hotel Atlântico" (2009), adaptação do livro homônimo do escritor gaúcho João Gilberto Noll.

Filmografia:
- "Semana de 22" (1968)
- "Sua Majestade, Piolim" (1971)
- "Os Mortos Viram Terra" (1971)
- "Érico Veríssimo" (1975)
- "A Pair of Shoes" (1976)
- "Circularity" (1977)
- "Views of My Father Weeping" (1978)
- "Minha Vida Nossa Luta" (1979)
- "Crescer Para Ser Quem?" (1979)
- "A Hora da Estrela" (1985)
- "Procura-se" (1992)
- "Uma Vida em Segredo" (2001/2002)
- "Perto do Coração Selvagem" (2004)
- "Hotel Atlântico" (2009)

 



 

A quinta edição do FAIA - Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, acontecerá no período de 12 a 16 de janeiro de 2010, no Centro de Convenções Victor Brecheret e no Atibaia Residence Hotel, em Atibaia, São Paulo e além de reunir em sua Mostra Competitiva "Troféu Sapuari" os curta-metragens e vídeos digitais premiados nos principais festivais brasileiros realizados em 2009, apresentará ainda Mostras Paralelas com produções premiadas nos Festivais de Contis (França) e FIKE - Festival Internacional de Curta Metragens de Évora (Portugal). Neste ano o Festival homenageará a Cineasta Suzana Amaral.

Consolidando-se como um dos mais importantes espaços de reflexão e debate sobre os rumos do audiovisual brasileiro, o FAIA 2010 traz ainda dentro de sua programação um encontro que reunirá representantes das 54 entidades filiadas ao CBC - Congresso Brasileiro de Cinema e de várias outras entidades do setor, além de personalidades e os principais dirigentes dos organismos federais e estaduais relacionados ao setor. Segundo Rosemberg Cariri, presidente do CBC, a reunião objetiva promover um balanço geral das atividades desenvolvidas durante o ano de 2009 e estabelecer um temário consensual que deverá nortear a programação do 8 Congresso Brasileiro de Cinema previsto para acontecer em julho de 2010 em Porto Alegre, RS. A reunião conta com o apoio da SAV - Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Reafirmando também seu caráter cineclubista e internacional, a programação do V FAIA - Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual contemplará ainda a realização do V EIAC - Encontro Iberoamericano de Cineclubes e do I Encontro Internacional dos Direitos do Público. Organizado em parceria com a FICC - Federação Internacional de Cineclubes e do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes estas reuniões contaram com a participação de lideranças cineclubistas de cerca de 15 países. Segundo o Vice-Presidente da FICC e Presidente do CNC, Antonio Claudino de Jesus estes eventos pretendem fortalecer e consolidar a integração e parceria entre os movimentos cineclubistas dos países ibero-americanos e a campanha mundial pelos Direitos do Público que vêm sendo empreendida pela FICC e que tem o movimento cineclubista brasileiro como um de seus principais protagonistas. A realização dos encontros contam com apoio da SPC - Secretaria de Políticas Culturais do Minc, através de sua Diretoria de Direitos Intelectuais.

Finalmente, a programação do FAIA2010 mantêm seu caráter transversal, de celebração da diversidade e de diálogo entre as variadas linguagens artísticas, e contará com uma diversificada programação cultural com a apresentação de shows musicais, performances, exposições, etc.

O Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual é uma realização da Associação de Difusão Cultural de Atibaia / Difusão Cineclube em parceria com Prefeitura da Estância de Atibaia, através da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos de Atibaia e conta com o apoio do Ministério da Cultura através da SAV - Secretaria do Audiovisual e da SPC - Secretaria de Políticas Culturais.

A programação completa pode ser acessada em: www.festivaldeatibaia.com.br

Confira também nosso Blog: http://culturadigital.br/festivaldeatibaia/

Participe de nossa Comunidade: http://festivaldeatibaia.ning.com/

Confira nosso Facebook: http://www.facebook.com/groups.php?id=1551520480&gv=12#/group.php?gid=349448615550

JBPN / 2010.

--
V FAIA
Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual
De 12 a 16 de janeiro de 2010
Rua Adolfo André, 2080 - Vila Netto
Atibaia - São Paulo
Cep: 12940-280
Fone: 0XX11.4402.4296
E-mail: faia2010@cineclubes.org.br 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]