Primeiro Plano divulga sua programação ::  | Curta o Curta

Primeiro Plano divulga sua programação

Por Guilherme Whitaker em 07/11/2010 15:03


O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades exibirá quatro estreias de filmes nacionais e uma de longa argentino durante os seis dias do evento. A sessão de abertura, no próximo dia 16, será com a elogiada comédia romântica “Elvis & Madona”, de Marcelo Laffitte. Todas as exibições serão no Espaço Alameda de Cinema, com entrada gratuita. O festival conta, ainda, com mostras competitivas de curtas regionais e nacionais, oficinas e Sessão Escola. O evento termina no dia 21, com a cerimônia de premiação. A programação está disponível no site www.primeiroplano.art.br.

 

Durante a abertura do festival, haverá também a primeira exibição de “Dulia”, curta de Mariana Musse, financiado pelo segundo prêmio incentivo Primeiro Plano. A produção narra o envolvimento de pessoas dos mais variados perfis com um ritual religioso.

 

No último dia do festival, a sessão Resgate Primeiro Plano vai homenagear os 80 anos da produtora Cinédia, pela qual foram produzidos filmes de diretores consagrados, como Humberto Mauro. Para lembrá-la, será exibido o longa de grande sucesso, na sua época, “O Ébrio”, de Gilda de Abreu. O drama, rodado em 1946, narra a história de um prestigiado médico, o cantor Vicente Celestino, que se perde de amor pela própria esposa.

 

Sessões

Mostra competitiva nacional: 24 curtas de todo país, produzidos por diretores estreantes, concorrendo aos prêmios de melhor filme, direção, roteiro, concepção fotográfica, montagem, trilha musical, ator, atriz, concepção sonora, direção de arte, melhor primeiro plano, júri jovem e júri popular.

 

Mostra competitiva regional: 23 curtas da Zona da Mata Mineira, disputando os prêmios de melhor filme pelo júri popular, José Sette (votado por profissionais do audiovisual juizforano) e incentivo Primeiro Plano (destinado aos curtas universitários presentes na mostra).

 

Estreias de longas-metragens: quatro produções nacionais de diretores estreantes.

 

Mostra mercocidades: seleção de curtas e uma estreia de longa argentino, todos de diretores latino-americanos estreantes.

 

Sessão escola: sete curtas exibidos em três dias para crianças de escolas do sistema público de ensino.

 

Mostra audiovisual de Juiz de Fora: duas sessões de filmes de diretores da cidade.

 

Mostra Ver e Fazer Filmes: curtas produzidos pelo Festival Ver e Fazer Filmes de Cataguases (MG).

 

Mostra Filme em Minas: curtas financiados pelo programa estadual Filme em Minas.

 

Resgate Primeiro Plano: longa-metragem de importância para a cinematografia nacional.

 

Encerramento: exibição de curtas vencedores da categoria melhor filme na mostra competitiva nacional da edição de 2009 do festival.

 

 


A grade com a programação segue anexada no e-mail.

 

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades é aprovado nas leis estadual e federal de incentivo à cultura e é uma realização do Luzes da Cidade - Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais. A edição 2010 do festival tem o patrocínio da MRS Logística e da Cemig, além do co-patrocínio da Prefeitura de Juiz de Fora e do Fundo Nacional de Cultura.

 

Primeiro Plano Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades
Assessoria de Comunicação
Jornalistas: Eduardo Vanini (32) 9122-5945 | Jakeline Sousa (32) 9969-8907


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]