Primeiro Plano , em Juiz de Fora, recebe filmes até 08-09 ::  | Curta o Curta

Primeiro Plano , em Juiz de Fora, recebe filmes até 08-09

Por Guilherme Whitaker em 28/08/2007 10:53


Primeiro Plano já recebe filmes


O Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora é um festival competitivo de cinema e vídeo voltado exclusivamente para diretores estreantes de longa e curta-metragens em película (16 e 35mm) de todo o país e videastas (com vídeos em qualquer formato) residentes em Juiz de Fora e Zona Da Mata. Faz parte de suas programações mostras paralelas, oficinas e discussões sobre cinema e política audiovisual.

É o único festival de cinema no Brasil a abrir espaço exclusivamente para realizadores estreantes. Além de cumprir esse importante papel como plataforma de exibição, serve também como ponto de encontro, discussão e avaliação dos caminhos do cinema e do mercado audiovisual no Brasil, um fórum específico de discussões reunindo realizadores, profissionais de cinema, atores e atrizes, professores, críticos de cinema e, claro, o público em geral.

Mais infos. e etc. no site do evento AQUI.

REGULAMENTO

I - O Evento
O Primeiro Plano 2006 - Festival de Cinema de Juiz de Fora, uma realização do Grupo Luzes da Cidade, é um festival nacional de cinema voltado exclusivamente para diretores que estão estreando na função e de vídeos produzidos na Zona da Mata Mineira, que ocorrerá na cidade de Juiz de Fora entre os dias 06 e 12 de novembro de 2006.

II - Inscrições
Poderão se inscrever na Mostra Competitiva de Filmes: os primeiros filmes curtas metragens em película realizados por cineastas estreantes, brasileiros, finalizados a partir de janeiro de 2005, nas bitolas 16mm ou 35 mm, com duração máxima de 30 minutos.
Poderão se inscrever na Mostra Competitiva de Vídeos: os vídeos curtas metragens realizados por videastas residentes na Zona da Mata Mineira, finalizados a partir de janeiro de 2005, em qualquer formato videográfico, com duração máxima de 30 minutos. Não serão aceitas inscrições de vídeos produzidos para apresentar, divulgar e/ou promover instituições e/ou empresas.

As inscrições para as Mostras Competitivas estão abertas entre os dias 07 de agosto a 08 de setembro de 2006.
Para inscrever um filme e/ou vídeo, deverão ser enviados, por parte do realizador/produtor responsável, os seguintes itens:
a) Formulário de inscrição impresso devidamente preenchido e assinado pelo realizador e/ou produtor responsável pelo filme;
b) 1 (uma) cópia em formato VHS ou DVD do filme ou vídeo;
c) 2 (duas) fotos digitalizadas (300 dpi), formulário de inscrição preenchido em documento do Word, ficha técnica e sinopse para o e-mail aleques@fbcu.com.br

Endereço para envio da fita:
Grupo Luzes da Cidade
Rua Pasteur, 328 – Santa Helena – Juiz de Fora – MG – 36015-420

III - Seleção
Todas as produções inscritas serão encaminhadas, a partir de suas respectivas cópias em formato VHS ou DVD a uma equipe nomeada pela Organização do Festival para serem selecionadas para concorrer na Mostra Competitiva.

Após a comunicação da seleção, por parte da Organização do Festival, os realizadores/produtores dos filmes selecionados deverão enviar o filme no formato original para o endereço citado até 21 de outubro de 2006.
Caso as cópias não cheguem aos locais estipulados, dentro dos prazos previstos, os filmes/vídeos estarão eliminados da mostra competitiva.

IV - Premiação
O júri, formado por uma equipe capacitada e nomeada pela Organização do Festival, premiará os filmes em competição nas seguintes categorias: Melhor Filme; Direção; Roteiro; Fotografia; Som; Montagem; Direção Arte; Trilha Musical; Ator; Atriz e Melhor Filme pelo Júri Popular.
O Melhor Vídeo será dado àquele vídeo que mais agradar o Júri Popular.

V - Veiculação e Direitos Autorais
O realizador/produtor concorda com a exibição da obra audiovisual no festival e é responsável pela utilização não autorizada de imagens ou músicas de terceiros em seus trabalhos. Todos e quaisquer ônus por problemas de direitos autorais recairão exclusivamente sobre o realizador/produtor do trabalho inscrito.
O festival também poderá utilizar até 30 segundos das obras selecionadas para a divulgação do Festival em emissoras de TVs, rádio, web ou qualquer outro veículo de comunicação.

VI - Disposições Finais
Qualquer organização - pública ou privada - ou qualquer pessoa que desejar conceder prêmios aos filmes concorrentes estará autorizada a proceder à premiação de acordo com seus próprios regulamentos, com a anuência prévia da Organização do Festival; com notificação até o dia 21 de outubro de 2006.
Após o término do Festival, as despesas de retorno das cópias, 35mm e/ou 16mm, para seus endereços de origem, ficarão a cargo da Organização do mesmo.
Os casos não previstos neste Regulamento serão decididos pela Organização do Festival.
O ato de inscrição para as Mostras Competitivas do Primeiro Plano 2006 - Festival de Cinema de Juiz de Fora implica na aceitação total e irrestrita, por parte do realizador/produtor concorrente, de todos os artigos deste Regulamento.

A Organização

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]