Produtora Clube Silêncio, de Porto Alegre, recebe prêmio de destaque cinematográ ::  | Curta o Curta

Produtora Clube Silêncio, de Porto Alegre, recebe prêmio de destaque cinematográ

Por Guilherme Whitaker em 12/01/2008 08:10


A produtora foi escolhida pela Prefeitura de Porto Alegre/Secretaria Municipal de Cultura, para receber o Prêmio Joaquim José Felizardo,
na área do Cinema. A premiação acontece na próxima segunda, dia 14, as 20:30 no Teatro Renascença.

O prêmio destaca aqueles que deram relevante contribuição para a cultura de Porto Alegre. Junto com a Clube, estão nomes como Luiz Augusto Fischer, Grupo Ói Nóis Aqui Traveiz e Nico Nicolaiewsky (ver lista completa abaixo)

A Clube Silêncio está há 3 anos fazendo barulho em festivais, salas de cinema, na tv, nas universidades e na internet.

Neste período foram lançados 6 curtas, 3 médias para a TV, 3 oficinas de roteiro, diversas mostras de cinema, como o projeto CINEMA DE SENTIDOS e 2 longas lançados em 2008.

Pelos seus filmes, a produtora recebeu mais de 50 prêmios e foi selecionada para importantes festivais internacionais, como ROTERDÃ, SUNDANCE, HAVANA e VIÑA DEL MAR.

No ano de 2007 a Clube estreou seus dois primeiros longas. Em abril, nos cinemas e festivais, foi a vez de CÃO SEM DONO, de Beto Brant e Renato Ciasca. Em setembro AINDA ORANGOTANGOS, de Gustavo Spolidoro teve sua premiére nos festivais de Rio e São Paulo. O filme segue em janeiro para Roterdã e entra em cartaz ainda no primeiro semestre de 2008.

Em nova parceria com a RBS TV, a Clube Silêncio produziu O LOUCO, seu terceiro filme sobre um escritor gaúcho, neste caso, Dyonélio Machado. A produção teve direção de Fabiano de Souza. A grande novidade é que o projeto virará um longa a ser lançado ainda em 2008, chamado A ÚLTIMA ESTRADA DA PRAIA.

Em 2007 a Clube rodou ainda o curta DOIS COVEIROS, de Gilson Vargas, o curta TELEFONE DE GELO, de Fabiano de Souza e deu início à produção de HÓSPEDES, curta dirigido por Cristiane Oliveira, que será filmado agora em janeiro.

E muito mais barulho está previsto para 2008: lançamento do AINDA ORANGOTANGOS, A ÚLTIMA ESTRADA DA PRAIA, DOIS COVEIROS e HÓSPEDES e pré-produção do longa PARADEIRO, de Gilson Vargas.

Contatos clube@clubesilencio.com.br – 51-3212.5242

Abaixo maiores informações sobre o Prêmio Joaquim José Felizardo e os demais premiados:

Criado pela Secretaria Municipal da Cultura, o Prêmio Joaquim Felizardo homenageia em diversas áreas os artistas, os intelectuais, os fatos, a mídia e os patrocinadores de destacada contribuição para a cultura da cidade.

A cerimônia de premiação acontece no dia 14 de janeiro, às 20h30, no Teatro Renascença.

Ao escolher o nome do professor Joaquim Felizardo para designar o prêmio, o secretário Sérgius Gonzaga afirma que Secretaria da Cultura de Porto Alegre pretende reconhecer não apenas sua ação pedagógica e cultural na cidade, mas acima de tudo os valores humanistas que nortearam a sua existência. “Entre estes, cabe sublinhar os princípios da amizade, da solidariedade e de um extraordinário humor que o professor derramava cotidianamente sobre a existência. São valores inesquecíveis para quem conviveu com o emérito mestre, fundador dessa secretaria que tem sido tão significativa para Porto Alegre.”

Os premiados são escolhidos por um conselho, formado pelos coordenadores de áreas da SMC, mais a secretária-adjunta e próprio secretário. Os agraciados de 2007 são:

1) Patrocinadores Culturais: TIM
Schincariol
Grupo RBS

Promotor Cultural: SESC

2) Mídias Culturais: - Jornal: Juremir Machado da Silva
- Rádio: Katia Suman
- Tevê: Tânia Carvalho
- Revista: Aplauso

3) Descentralização da Cultura: Clube de Mães do Cristal

4) Manifestações Populares: Jacques Machado (Jacão)

5) Tradição e Folclore: Telmo de Lima Freitas

6) Memória Cultural: Julio Nicolau Barros de Curtis

7) Fotografia: Elaine Tedesco

8) Artes Plásticas: Zorávia Bettiol

9) Música: Nico Nicolaiewsky

10) Dança: Morgada da Cunha

11) Literatura: Câmara Rio-Grandense do Livro

12) Teatro: Grupo Ói Nóis Aqui Traveiz

13) Cinema: Produtora Clube Silêncio

14) Especial - Paixão pela Cultura: Fernado Schüler

15) Especial - Intelectual do Ano: Luís Augusto Fischer


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]