PRONATEC Audiovisual oferecerá cursos gratuitos para profissionais do setor ::  | Curta o Curta

PRONATEC Audiovisual oferecerá cursos gratuitos para profissionais do setor

Por Curta o Curta em 03/07/2014 15:20


A ANCINE e o Ministério da Cultura lançaram esta semana o Programa Brasil de Todas as Telas, ampla ação governamental que visa transformar o país em um centro relevante de produção e programação de conteúdos audiovisuais. O programa, que conta com recursos da ordem de R$ 1,2 bilhão, é dividido em quatro eixos: Desenvolvimento de projetos, roteiros, marcas e formatos; Produção e difusão de conteúdos brasileiros; Implantação e modernização de salas de cinema, e Capacitação e formação profissional.

 

A Lei da TV Paga (12.485/2011) provocou um sensível aumento na demanda por produções audiovisuais independentes brasileiras, sobretudo por parte dos canais de TV paga. Com isso, ampliou-se a necessidade de formação e capacitação de novos profissionais para o mercado. Para atender a essa demanda, o eixo Capacitação e formação profissional do Brasil de Todas as Telas oferecerá cursos gratuitos no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), do Ministério da Educação. Essa iniciativa visa suprir a carência de mão de obra técnica do setor, estimada em pelo menos 5 mil postos de trabalho.

 

O PRONATEC Audiovisual focaliza os gargalos de mão de obra e visa à melhor capacitação técnica dos profissionais da área por meio de cursos de atualização e, em especial, à capacitação de jovens para funções técnicas da produção audiovisual. O programa oferecerá cursos de aderecista, assistente de produção cultural; auxiliar de cenotecnia, dublador, editor de vídeo, eletricista de audiovisual, figurinista, iluminador cênico, maquiador cênico, operador de áudio, operador de câmera, roteirista de animação, sonoplasta tradutor e elaborador de legendas, animador em stop motion, desenhista de animação, projecionista de exibição cinematográfica digital; pós-produtor de animação (edição e montagem), audiodescritor e elaborador de legendagem descritiva.

 

De início, os cursos devem ser oferecidos nas cidades de Belém, Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Os cursos devem ter início ainda em 2014 e, futuramente, poderão ser oferecidos em outras cidades.

 

Neste momento, a ANCINE está em contato com as instituições que oferecerão os cursos para definir cronograma e número de vagas em cada curso.

 

 Para mais informações, acompanhe o site da ANCINE e acesse o site do PRONATEC.

 

Conheça todos os eixos do Programa Brasil de Todas as Telas


Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]