RECINE recebe filmes com imagens de arquivo ::  | Curta o Curta

RECINE recebe filmes com imagens de arquivo

Por Guilherme Whitaker em 12/09/2005 11:41


RECINE 2005 - Festival Internacional de Cinema de Arquivo 
Inscrições vão até 1º de outubro


Com o objetivo de oferecer ao público imagens raras e debater as dificuldades no trabalho de guarda e preservação dos registros filmográficos, tornar os acervos depositados nas instituições de arquivo mais acessíveis aos pesquisadores, realizadores e cinéfilos em geral, e ainda, estimular a reutilização destas imagens para a realização de novas obras audiovisuais, surgiu o RECINE - Festival de Cinema de Arquivo.

O RECINE é mais do que a realização de um festival de cinema anual, sua proposta é rever, refazer, reinventar, renovar, redescobrir, reunir, reconstruir, reeditar, realizar.

As projeções e debates acontecem no Arquivo Nacional do Brasil localizado na cidade do Rio de Janeiro, num grande evento cinematográfico, com exibição de filmes ao ar livre, nos jardins internos e auditórios do prédio em estilo neo-clássico, Patrimônio Cultural e Artístico Brasileiro. O evento acontecerá de 7 a 11 de novembro de 2005, no Conjunto Arquitetônico Tombado da antiga Casa da Moeda, um edifício em estilo neoclássico construído em 1866, que é hoje, após restaurado, a nova sede do Arquivo Nacional.

Após o sucesso de suas primeiras edições, nos anos de 2002 e 2003 como Mostra Informativa exclusivamente brasileira, o RECINE a partir de 2004 torna-se um festival internacional e apresenta uma Mostra Competitiva Brasileira.

Em sua quarta edição, o RECINE 2005 - Festival Internacional de Cinema de Arquivo terá como tema a Televisão, sua história e sua relação com o cinema, com exibições de alguns dos primeiros programas da televisão brasileira, filmes de grandes diretores do cinema feitos para a televisão e programas de tvs estrangeiras.

O RECINE contará também com um fórum de debates com a presença de representantes de arquivos de tvs brasileiros e estrangeiros, palestras sobre o tema abordado, exposição fotográfica, o lançamento do segundo número da revista RECINE e uma mostra competitiva para filmes e vídeos brasileiros realizados a partir de imagens provenientes de arquivos. 

O festival tem as seguintes categorias de premiação:

Melhor filme ou vídeo;
Melhor direção;
Melhor roteiro;
Melhor edição de imagem;
Melhor contribuição à linguagem cinematográfica;
Melhor concepção sonora;
Melhor pesquisa. 

O RECINE 2005 - Festival Internacional de Cinema de Arquivo do Rio de Janeiro é uma realização do Arquivo Nacional e da Rio de Cinema Produções Culturais. 

Confira o regulmento e a ficha de inscrição em www.recine.com.br


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]