Retrospectiva dos 7 anos do Curta Santos será exibida em Goiás ::  | Curta o Curta

Retrospectiva dos 7 anos do Curta Santos será exibida em Goiás

Por Guilherme Whitaker em 31/07/2009 17:06


Durante um mês, o público de Goiânia poderá conferir o melhor das produções regionais e nacionais que já passaram pelo festival

 

 

O Curta Santos – Festival Santista de Curtas Metragens, a convite do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, órgão da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, exibirá em agosto, na cidade, uma mostra especial que conta a história dos sete anos do Curta Santos. O objetivo do evento é traçar um panorama do que tem sido o festival durante esses sete anos de existência. As exibições acontecerão em três horários, 12h30, 15h, 20h, durante todo mês de agosto, com entrada franca.

Na mostra, serão exibidos cerca de 60 títulos, entre produções do litoral paulista e nacionais. As sessões acontecem no Centro Municipal de Cultura Goiânia de Ouro, em Goiás, considerado um dos maiores e mais bem preparados espaços para espetáculos no município.

Entre os destaques apresentados estarão Porcos não olham para o céu, de Daniel Marvel; Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral; Trópico das Cabras, de Fernando Coimbra; Tudo que é sólido pode derreter, de Rafael Gomes; Café com Leite, de Daniel Ribeiro (vencedor do Urso de Cristal, como melhor curta no Festival de Berlim), entre outros.

Além de possibilitar o intercâmbio entre os festivais, uma vez que dá aos espectadores a chance de conhecer o Curta Santos e os filmes que por aqui já passaram, o evento permite também a descentralização da indústria audiovisual nacional, valorizando os grandes profissionais da indústria cinematográfica independente, tão a margem do mercado nacional.

Para Toninho Dantas, diretor do Curta Santos é um honra ter pela primeira vez a história do festival contada, ainda mais em um estado com o retrospecto cultural de Goiás. “O Curta Santos sente-se extremamente lisonjeado por ter sido lembrando pela cidade de Goiânia. Tenho certeza de que a parceria com o Curta Santos só tem a acrescentar para os movimentos audiovisuais brasileiros.”, comenta ele.

Apesar já ter participado algumas vezes de experiências semelhantes em festivais internacionais, como o de Leipizig na Alemanha, essa é primeira vez que o Curta Santos recebe um convite para ser exibido por outro festival dentro do país.

O Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro fica na Rua 03, esquina com Rua 09, nº 1016, Galeria Ouro, Centro - Goiânia – Goiás.

 

FESTIVAL

Esse ano, a mostra acontece entre os dias 15 e 19 de setembro e terá em sua programação, além de quatro mostra competitivas (Olhar Caiçara Independente, Olhar Caiçara Universitário, Videoclipe Brasilis e Videoclipe Caiçara) e 12 mostras não competitivas (Curta Cris, Curta Matine, Longas, França, Argentina, Lux in Tenebris, Olhar de Rua e Olhar Brasilis, dividida por regiões: sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste), oficinas, workshops, palestras e bate-papos com profissionais da área. Quem ainda não encaminhou seu trabalho para a produção do evento, tem até o dia 10 de agosto para se inscrever pelo site www.curtasantos.com

Mais informações:

 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]