Revelando os Brasis - Inscrições prorrogadas até 16 de agosto ::  | Curta o Curta

Revelando os Brasis - Inscrições prorrogadas até 16 de agosto

Por Guilherme Whitaker em 06/08/2010 11:35


As inscrições para o Revelando os Brasis Ano IV foram prorrogadas até o dia 16 de agosto. Mais uma chance para brasileiros, moradores de cidades com até 20 mil habitantes, se inscreverem no concurso de histórias. As 40 melhores serão selecionadas e seus autores vão virar verdadeiros cineastas, transformando suas histórias em filmes.

Foi assim com dona Maria José Estevam de Souza, de 58 anos, que nunca havia ido ao cinema e, sequer, saído de sua cidadezinha, o município de General Sampaio, que fica no Ceará e tem menos de sete mil habitantes. Ao se inscrever, contando um pouco do seu dia a dia, ela foi selecionada pelo projeto e, a partir daí, fez um curso de cinema no Rio de Janeiro. O filme, que teve roteiro, direção e produção feitos por ela, foi exibido em sua cidade e também na capital.

O Revelando os Brasis está na fase inicial da sua quarta edição: a de inscrições abertas para moradores de cidades brasileiras com até 20 mil habitantes, maiores de 18 anos, que queiram contar ou criar uma história e vê-la virar filme. A segunda fase do projeto se passa no Rio de Janeiro, quando os autores das 40 melhores histórias fazem um curso intensivo de cinema, onde são apresentados à linguagem que, até então, era, no geral, desconhecida.

No curso, o grupo tem a oportunidade de conviver com profissionais da área, que compartilham conhecimentos relacionados a roteiro, planos de produção, fotografia, som e edição. Depois de aprender, eles retornam para suas cidades, montam suas equipes com moradores do próprio lugar e produzem seus vídeos, com apoio de dois profissionais da área.

Na terceira etapa do projeto, as cidades dos 40 selecionados terão a oportunidade de conferir o resultado do trabalho por meio de um circuito de exibição. Três caminhões percorrem os estados brasileiros contemplados, incluindo as cidades dos moradores e as capitais, levando toda a estrutura necessária para montar cinemas ao ar livre e exibir as produções da região.

O Revelando os Brasis é um projeto da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura, e conta com a realização do Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras e a parceria do Canal Futura.

Como participar

- Imprimir o formulário de inscrições, preencher os dados solicitados e redigir a história (datilografada, digitada ou escrita a mão em letra legível). O concurso aceita a inscrição de qualquer história real ou de ficção criada pelo concorrente. Somente histórias originais podem concorrer.

- Juntar, em um único envelope, o formulário de inscrição/redação da história (devidamente preenchido); cópia do RG e do CPF; comprovante de residência atual em nome do autor da história (conta de luz, água ou telefone);

- Enviar, até 16 de agosto de 2010, obrigatoriamente via Correio, para a Caixa Postal 5067 - CEP 29045-970 - Vitória/ES;

- As inscrições postadas fora do prazo estabelecido serão desconsideradas;

Ficha de inscrição e regulamento pelo site: www.revelandoosbrasis.com.br

Informações para a imprensa: (27) 3345-6632 no Instituto Marlin Azul e (61) 2024-2265 na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

 

Participe do e-Fórum enviando sugestões de pautas, informes, notas, eventos para a agenda e críticas. Escreva para imprensa@fndc.org.br.


 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]