Rio das Ostras exibe e debate curtas esta semana ::  | Curta o Curta

Rio das Ostras exibe e debate curtas esta semana

Por Guilherme Whitaker em 16/08/2004 13:37


I MOSTRA RIO DAS OSTRAS DE CINEMA

Debates, oficinas e a exibição de 40 curtas nacionais
movimentam a região dos lagos no Rio de Janeiro
De 19 a 22 de agosto no Teatro Popular de Rio das Ostras. Entrada franca

    Incentivar novas maneiras de pensar o audiovisual, sua inserção cultural e social, através de uma verdadeira maratona cinematográfica que reúne cerca de 40 filmes de curta-metragem, oficinas de interpretação e o I Encontro de Cineclubistas do Estado do Rio de Janeiro. Essa é a proposta da I Mostra Rio das Ostras de Cinema, evento que traz para um dos mais belos cenários da costa do sol fluminense atores, produtores e diretores vindos de realidades diversas, todos com o objetivo comum de fomentar a sétima arte brasileira.
    Neste painel de idéias que estará ocupando Rio das Ostras, destaque para uma rica e variada seleção de filmes curta-metragem, entre os quais os inéditos O Refém, de Alan Minas e Carta para Ela, de Maria Clara Guim. A programação também inclui filmes premiados como Meu Compadre Zé Kettide Nelson Pereira dos Santos (roteiro premiado pela Petrobrás, sobre a obra de Zé Kéti); Um Sol Alaranjado, de Eduardo Valente (prêmio de melhor curta universitário no Festival de Cannes 2002) e O Jeito Brasileiro de Ser Português, de Gustavo Mello, (primeiro filme em película da ONG Nós do Morro, com roteiro premiado pela RIOFILME). O público também vai se encantar com obras que trazem a presença de personalidades como o Ministro Gilberto Gil (em Afinação da Interioridade, de Roberto Berliner) ou ainda importantes representantes da cena artística nacional como Hugo Carvana (em O Cabeça de Copacabana, de Rosane Svartman), Carla Camurati e Louise Cardoso (em Ovo, de Nicole Algranti – que reúne também o mérito de ter o roteiro premiado pela RioFilme e trazer a voz de Maria Bethânia como narradora da história).
    Outra importante atividade promovida dentro do evento, o Encontro de Cineclubistas do Rio de Janeiro estará reunindo representantes dos mais atuantes cineclubes do estado com o objetivo de discutir propostas diversas como inserção social, mercado e autosustentabilidade. As propostas que resultarem deste “encontro” farão parte de um documento a ser apresentado durante o Encontro Nacional de Cineclubistas que acontece em novembro/2004 em São Paulo.
    O evento, uma realização da Fundação Rio das Ostras de Cultura, através da parceria com as produtoras Fora do Eixo / Boteco Cinematográfico, dá continuidade ao processo de descentralização cultural ao qual se propõe esta união, formando platéia e profissionais fora das grandes metrópoles. Nesse sentido, torna-se atraente para cinéfilos e para a comunidade que atua por trás das câmeras – um bom exemplo dessa prática é a inclusão na programação da Mostra de uma oficina de interpretação para cinema, destinada aos atores do núcleo de teatro da cidade.
    “Queremos situar Rio das Ostras como uma das referências audiovisuais brasileiras. Para isso, nossa intenção é promover o evento anualmente” afirmam os organizadores. Dessa forma, a I Mostra de Cinema de Rio das Ostras, a exemplo de iniciativas bem sucedidas como a Mostra de Tiradentes e o Festival de Gramado, constitui-se em novo pólo catalisador de esforços pela evolução do cinema nacional.

Serviço /
www.mostrariodasostrasdecinema.com.br
I Mostra de Cinema de Rio das Ostras
Teatro Popular de Rio das Ostras
Av. Amazonas, s/n | Centro - Rio das Ostras | RJ. Tel: (22) 2760-3119
Capacidade: 200 lugares
Entrada Franca

Horários: ver programação completa
Encontro de Cineclubistas do Estado do Rio de Janeiro
Sala da Cultura do Cinema
Praça São Pedro, 109 Centro - Rio das Ostras | RJ. Tel: (22) 2764-7115
Capacidade: 42 lugares

Informações para a imprensa:
No Rio de Janeiro
Target Assessoria de Comunicação de Comunicação
Márcia Vilella / Marcela Pacheco
(21) 9972 3560 / 2201 1337 / 2582 6869
target@target.inf.br
www.target.inf.br

Em Rio das Ostras
Fundação Rio das Ostras de Cultura
Cássia Liu
Tels: (22) 2764 7115 e 2764 7676  

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]