Rolando as inscrições para a 13ª edição do projeto Geração Futura ::  | Curta o Curta

Rolando as inscrições para a 13ª edição do projeto Geração Futura

Por Guilherme Whitaker em 04/11/2008 13:59


Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do projeto Geração Futura, que dá a jovens estudantes de todo o Brasil a possibilidade de aprender na prática como se faz televisão. O prazo para inscrição é de 13 de outubro e 17 de novembro.

Ter entre 16 e 22 anos, estar cursando o Ensino Fundamental, Médio ou fazer parte de projetos sociais ligados à ong’s e gostar de televisão: estes são os pré-requisitos para aqueles que quiserem participar do projeto.

A seleção acontece através da escolha de 15 projetos, que devem ser elaborados pelos interessados. O objetivo é pensar a criação de algum veículo de comunicação - jornal, site, fotografia ou vídeo, que beneficie a comunidade ou escola do autor.

Após a seleção, os escolhidos passam por uma período de uma semana de oficinas na sede do Canal Futura, no Rio de Janeiro. A ênfase é na experimentação audiovisual e produção de TV, mas há também trabalhos ligados a formação de redes de articulação com outros jovens e projetos sociais.

O Canal oferece cursos de câmera, edição, direção, roteiro, videografismo e produção, ministradas por profissionais do mercado de produção de TV. As oficinas acontecem entre os dias 12 de janeiro e 6 de fevereiro de 2009, durante o período das férias escolares.

Após o término do projeto, os participantes recebem apoio para a realização de seus projetos em suas respectivas cidades, além de terem seu trabalho audiovisual, resultado final das oficinas, exibidos na programação do Futura.



O Canal Futura acredita que a juventude brasileira tem um importante papel a desempenhar quando o assunto é produção de TV, engajamento e ação social. E por isso abrimos nossas portas todo semestre para a OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA, quando selecionamos 15 jovens para aprender como o Canal pensa a educação e prepara seus produtos. E a partir desse processo, iniciamos uma relação de troca, diálogo, aprendizado mútuo e construção de parcerias, gerando ótimos frutos!

O que é o projeto Geração Futura?

É um projeto do Canal Futura voltado para jovens de todo o Brasil com ênfase na experimentação audiovisual, na produção de TV e na formação de redes de articulação e comunicação com outros jovens, projetos sociais, escolas técnicas e Organizações não-Governamentais. Através de workshops de produção, de atividades de mobilização social e contato com múltiplas linguagens audiovisuais, oferecemos aos participantes ferramentas técnicas e conceituais para expressão artística e participação efetiva na comunidade.

O que é a Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura?

Durante quatro semanas nas férias de janeiro e julho, oferecemos workshops de câmera, edição, direção, roteiro, videografismo, produção, etc. ministrados por profissionais do Futura e do mercado de produção de TV. Apresentamos aos jovens um modelo de produção audiovisual, lançando o desafio ao grupo de produzir peças televisivas ao final da oficina. Os vídeos são exibidos na grade nacional do Futura e o Brasil todo pode ver e comprovar que os jovens têm muito a dizer, muito o que discutir e dividir com todos nós. E a TV, pelo seu apelo audiovisual e grande alcance, é um excelente veículo para tornar isso possível.
Quem pode participar?

A idade permitida para seleção é a faixa compreendida entre, e inclusive, 16 e 22 anos, lembrando que os menores de 18 anos devem contar com expressa anuência e responsabilização de seus pais ou representante legal, conforme detalhado no item “Como se Inscrever?” deste regulamento. Também é necessário que o jovem interessado esteja cursando o Ensino Fundamental, Médio ou que, comprovadamente, seja integrante de um projeto social de Organizações não-Governamentais. A participação deve ser de interesse do jovem, e não necessariamente da instituição a qual pertence.

Como participar?
O jovem interessado em participar da Oficina deve criar um projeto de uso e/ou produção de algum meio de comunicação – jornal, vídeo, site, fotografia, etc. – que beneficie a região em que mora ou a escola onde estuda. O critério para a seleção é a viabilidade e criatividade do projeto inscrito.
Quando acontecem as inscrições?
As inscrições para a 13ª Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura deverão ser feitas entre os dias 13 de outubro e 17 de novembro de 2008.

Como se inscrever?
Para se inscrever na 13ª Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura, o jovem deve enviar para o Canal Futura a seguinte documentação:
(a) formulário de inscrição preenchido,
(b) regulamento assinado,
(c) cópia da identidade do jovem inscrito,
(d) cópia da identidade do responsável pelo jovem inscrito – caso ele seja menor de idade,
(e) termo de responsabilidade assinado pelos pais ou responsável legal pelo jovem selecionado, ou pelo próprio caso este tenha idade superior a 18 anos,
(f) comprovante da matrícula do jovem na escola ou da participação em um projeto social,
Como e quando os jovens são selecionados?
Serão selecionados 15 jovens para a participação na 13ª Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura. Cinco vagas podem ser destinadas a jovens que fazem parte de projetos parceiros do Geração Futura, do Canal Futura ou da Fundação Roberto Marinho. Os outros 10 participantes são selecionados através dos projetos enviados.

Uma comissão formada por funcionários da Fundação Roberto Marinho fará a leitura de todos os projetos enviados e selecionarão os 10 que melhor atendem aos critérios de participação no Geração.

E a Oficina? Quando e onde acontece?
A 13ª Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura acontecerá entre os dias 12 de janeiro e 6 de fevereiro de 2009, durante o período das férias escolares. Serão quatro semanas de atividades que acontecerão na sede do Canal Futura, no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro.

E depois da Oficina?
Com o término da oficina, os jovens recebem um certificado de participação, um DVD com as produções realizadas e fotos do período que passaram com a equipe do Canal Futura.
Esses jovens não terão qualquer vínculo empregatício com a Fundação Roberto Marinho e nem receberão remuneração direta ou indireta em função das atividades educativas praticadas durante a oficina.
Quem não mora no Rio de Janeiro, pode participar?
Quem não mora no Rio pode participar da 13ª Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura, mas a Fundação Roberto Marinho não se responsabiliza pelos custos de passagem, hospedagem e alimentação dos jovens participantes.

Também não nos responsabilizamos pelas atividades do jovem fora dos horários da oficina.

Como entrar em contato?
Pelo Correio: Projeto Geração Futura
Rua Santa Alexandrina, 336 – 3ºAndar
Rio de Janeiro, RJ / CEP: 20.261-232
Pelo Telefone: (21) 2502-0022
Por e-mail: geracao@futura.org.br
Pelo site: www.futura.org.br

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]