Sapo Cururu Mostra Cinema em Recife e Olinda ::  | Curta o Curta

Sapo Cururu Mostra Cinema em Recife e Olinda

Por Guilherme Whitaker em 30/04/2008 09:14


Mais de duas décadas fechado, o Cine Olinda, localizado no Sítio Histórico da Cidade Patrimônio da Humanidade, terá sessão especial na próxima sexta-feira, dia 2 de maio. Embora a reforma do prédio não esteja concluída, o local vai abrigar a mostra de cinema Sapo Cururu. O filme Diário de Sintra, de Paula Gaitán, e o show do Maquinado, projeto do músico Lúcio Maia, da banda Nação Zumbi, são as principais atrações da noite. Oportunidade imperdível para as gerações mais novas de pernambucanos que nunca entraram no histórico cinema do Carmo.

Inédito no Recife, o filme de Paula Gaitán foi lançado em setembro do ano passado e exibido em algumas capitais brasileiras e fora do País. Retrata imagens em super 8 (nunca antes mostradas ao público) e fotos do cineasta Gláuber Rocha com a família na cidade de Sintra, em Portugal. Foi lá, em 1981, que ele morou com Paula e os dois filhos, Eryk e Ava. A película revela fatos dos últimos meses de vida do cineasta. Serão mostrados também dois curta-metragens. No final, está programada a entrega do Prêmio Sapo Cururu, concedido a pessoas de destaque no cenário artístico pernambucano.

Terminadas as projeções e a premiação, a festa continua no Clube Atlântico, vizinho do Cine Olinda. Com o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), será aberta uma passagem entre os prédios para que o público possa circular nos dois espaços. Antes dos músicos do Maquinado - projeto de Lucio Maia, do Nação Zumbi subirem ao palco, o DJ Rossi Love vai colocar som. Enquanto rolar música, serão exibidos vídeos selecionados no You Tube. A produção do Sapo Cururu vai criar um link para que qualquer pessoa que fez um filme (em câmeras digitais, em celulares) envie seu trabalho para ser mostrado durante a noite.


Recife
No sábado, dia 3, o Sapo Cururu migra para a capital pernambucana. Os mesmos filmes exibidos em Olinda serão mostrados no Teatro Joaquim Cardozo, no bairro da Benfica, a partir das 18h.

Em sua quarta edição, o Sapo Cururu sempre aconteceu em tradicionais cinemas. No primeiro ano, em 2005, foi realizado no Cine AIP, no Centro do Recife, Em 2006, ocorreu no Cinema São Luiz, também na área central da capital pernambucana. Ano passado migrou para o Cinema Fernando Santa Cruz, que fica dentro do Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro, em Olinda.


Serviço
O quê: Mostra de Cinema Sapo Cururu
Quando: 2 e 3 de maio, a partir das 20h
Onde: Cine Olinda e Clube Atlântico, no Carmo, em Olinda.
Teatro Joaquim Cardoso, no Recife
Ingressos: R$ 15


Para a IMPRENSA
- Produção do Sapo Cururu
Jura Capela (jurafilmes@hotmail.com) - 81 9429.6750
Marcelo Lyra (mlyra@olhonu.fot.br) - 81 9914.9885

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]