Seminário de Análise e Acompanhamento de Projetos está disponível na internet ::  | Curta o Curta

Seminário de Análise e Acompanhamento de Projetos está disponível na internet

Por Curta o Curta em 08/01/2014 14:20


Aconteceu nos dias 18 e 22 de novembro de 2013, na FIESP, em São Paulo, o Seminário de Análise e Acompanhamento de Projetos da Superintendência de Fomento (SFO), área da ANCINE responsável pela aprovação e acompanhamento de projetos audiovisuais aptos a receber recursos oriundos de patrocínio, investimento ou coprodução, por meio dos mecanismos federais de incentivo fiscal. O seminário, uma parceria entre a ANCINE e o SIAESP - Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, foi um sucesso, contando com cerca de 350 participantes, entre profissionais, estudantes e educadores. Agora, o seminário está disponível no canal da ANCINE no Youtube e os arquivos das apresentações, em nosso portal.

A apresentação foi dividida em duas partes. No dia 18, o coordenador substituto de Acompanhamento de Projetos, Alexandre Muniz, ministrou a palestra sobre Acompanhamento de Projetos. Muniz abriu o evento apresentando aos presentes o funcionamento da Análise de Projetos na ANCINE. No seminário, foram esclarecidos, item a item, os critérios utilizados para Análise Orçamentária, bem como o funcionamento das análises de pedidos de redimensionamento de orçamento. Os presentes também puderam entender em que condições - ordinárias ou extraordinárias - acontece a prorrogação do prazo de captação ou a análise complementar; além de outras dúvidas comuns dos proponentes - por exemplo, da necessidade de submissão dos projetos à Procuradoria Federal, ou sobre os prazos de aprovação dos projetos.

No dia 22, a segunda etapa do seminário foi apresentada pela coordenadora de Análise de Projetos da ANCINE, Myriam Assis, e pela assessora da Superintendência de Fomento, Renata Del Giudice. Renata apresentou a estrutura da Superintendência de Fomento da Agência, e as responsabilidades de cada coordenação, e como funcionam os mecanismos de fomento direto e indireto. Em seguida, Myriam mostrou um panorama de como funciona, na ANCINE, a apresentação de projetos que visem à captação de recursos por meio dos dispositivos de fomento criados pelas Leis nº 8313/91 (Rouanet)8.685/93 (Audiovisual) e MP 2.2281-01; os parâmetros que caracterizam um projeto de obra brasileira de produção independente e para o reconhecimento provisório de coprodução internacional; e tirou dúvidas dos presentes sobre temas como coexecução e troca de titularidade, entre outros.

O evento foi elogiado por André Sturm, presidente do SIAESP, por João Daniel Tikhomiroff, vice-presidente, e por Débora Ivanov, diretora executiva da entidade. Para o Sindicato, a iniciativa – que já contou com outros seminários dedicados à apresentação de parâmetros e critérios utilizados pela ANCINE em seus procedimentos, como os de Prestação de Contas e de Registro de Obras Brasileiras, respectivamente em junho e agosto do ano passado – permite a ampliação do conhecimento do mercado sobre os desafios da Agência, dando transparência às ações, e contribui para a capacitação de agentes do mercado audiovisual.

Clique nos links abaixo para acessar diretamente os vídeos do seminário:


Seminário de Análise e Acompanhamento de Projetos - Acompanhamento de Projetos | Parte 1

Seminário de Análise e Acompanhamento de Projetos - Acompanhamento de Projetos | Parte 2


Seminário de Análise e Acompanhamento de Projetos - Análise de Projetos | Parte 1


Seminário de Análise e Acompanhamento de Projetos - Análise de Projetos | Parte 2


Seminário de Análise e Acompanhamento de Projetos - Análise de Projetos | Parte 3

Confira aqui as apresentações em PDF:

Seminário de Análise e Acompanhamento de Projetos - Coordenação de Análise de Projetos

Seminário de Análise e Acompanhamento de Projetos - Coordenação de Acompanhamento de Projetos

Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]