Sessão Curta o Curta chega a São Paulo mensalmente ::  | Curta o Curta

Sessão Curta o Curta chega a São Paulo mensalmente

Por Guilherme Whitaker em 07/07/2005 11:16



Birigui e  Rio Preto verão curtas mensalmente a partir de julho

Com grande alegria o Curta o Curta inicia em julho sua primeira Sessão regular fora do Rio de Janeiro, mais precisamente nas cidades de Birigui e Rio Preto, no interior de São Paulo. A primeira sessão vai exibir apenas curtas de animação, já que em julho acontece, no Rio e em Sampa, um dos maiores festivais de animação mundo, o Animamundi.

Nos próximos meses serão programadas sessões de variados gêneros, de curtas documentários à comédias e musicais, sempre buscando exibir trabalhos de reconhecida qualidade nos mais diversos festivais brasileiros.

O diretor do site Curta o Curta, Guilherme Whitaker, faz a curadoria das sessões juntamente com Raphael Fonseca e comenta que " o Brasil produz mais de 1000 curtas a cada ano, filmes que por vezes encontram dificuldades de serem vistos pelo grande público de lugares distantes das capitais, onde não costumam haver festivais e/ou mostras...", e conclui; "estas sessões fazem parte de um grande esforço que envolve muita gente em todo o Brasil e que vem dando dar cada vez mais visibilidade aos curtas. Há muito o que fazer pois mais de 80% das cidades brasileiras nem sala de cinema tem, mas aos poucos tal situação vai mudando pra melhor... ".


As sessões, gratuitas, acontecerão em:

Sesc Birigui, domingo, dia 10 de julho, as 18h.
R. José Bonifácio, 39  - Centro - Araçatuba.
No Pólo Avançado do Sesc.

Sesc Rio Preto, domingo, dia 31 de julho, as 18h.
Av. Francisco Chagas Oliveira, 1333 - São José do Rio Preto - São Paulo 
 
A programação de Julho
Só curtas animados!


A LASANHA ASSASSINA, 2002, 8 min 
Uma Lasanha foi esquecida no interior de um congelador com defeito, a baixa temperatura e os gases do aparelho causaram uma mutação e lhe deram vida, transformando-a em um monstro cheio de revolta! O que poderá deter uma criatura como esta?! Prepare-se para entrar no mundo do terror de uma maneira hilária, "A Lasanha Assassina" é uma sátira cheias de citações ao Cinema de Horror. A história é apresentada por ninguém menos que Zé do Caixão, em sua versão desenho animado. Direção, Produção Executiva, Roteiro e Edição: Ale McHaddo. Som: Estúdios Baticum. Trilha Original e Edição de Som: Renato Lemos.

Premiações: Melhor Curta de Animação no Academia Brasileira de Cinema 2003; Melhor direção em curta de animação no Cine PE 2003; Melhor Curta de Animação no Festival de Varginha 2003; Melhor Curta no Mostra de Cinema de Tiradentes 2003;
Melhor Filme - Júri Popular no Festival de Goiania 2003 e Melhor Animação - Júri Popular no Festival de São Carlos 2002. 


NAVE MÃE, 2004, 12 min
Um imediato entediado e um capitão impaciente. Uma nave com pendores galináceos. Uma tripulação e sua nave fora de controle em pleno espaço. Direção e Roteiro: Otto Guerra e Fábio Zimbres. Arte: Fábio Zimbes. Som: André Oliveira e Tree Top. Edição: Otto Guerra. Premiações: Melhor Curta em 35mm no Festival de Gramado 2004; Melhor Curta Gaúcho no Festival de Gramado 2004; Melhor Curta de Animação no Grande Prêmio TAM do Cinema Brasileiro 2005; Seleção Oficial no Petrobras 2004;
3º Lugar - Júri Popular na Suíça no Mostra Brasil Plural 2004. 



A FAMÍLIA QUE MORAVA NA IMPRESSORA, 2004, 3 min
Sinopse: Dentro de uma impressora, morava uma feliz família de aranhas, até o dia em que queriam despejá-las. Depois de diálogos, encontraram uma solução. Direção e Roteiro: Raquel Etges e Rafael Carneiro. Produção: Raquel Etges, Rafael Carneiro e Euozéeoscaras. Edição: André Araújo. 



O PÁSSARO, 2005, 4 min
Um bicho na gaveta é melhor do que dois voando?
Direção, Roteiro, Fotografia, Arte, Som e Edição: Christian Caselli. 

A MOÇA QUE DANÇOU DEPOIS DE MORTA, 2003, 11 min
Baseado em uma história de cordel de J. Borges, renomado artista popular, e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor. Um rapaz se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval do interior. Direção, Produção e Arte: Ítalo Cajueiro. Roteiro: J. Borges. Fotografia: André Cajueiro e Ítalo Cajueiro. Edição: Elvis Kleber e Ítalo Cajueiro.
Premiações: Melhor Roteiro de Animação no Cine PE 2004; Prêmio UNESCO no Festival de Cinema de São Luís 2004; Melhor Trilha Sonora no Mostra ABCD - Brasília 2004; Melhor Trilha Sonora no Festival de Belém 2004. 


SUSHI MAN, 2004, 20 min
Fechadas num apartamento, três pessoas tentam solucionar seu triângulo amoroso munidas de lógica, sushi, racionalidade e uma garrafa de saquê. Direção, Produção, Fotografia e Edição: Pedro Iuá. Roteiro: Ivan Jaf.
Premiações: Prêmio Porta Curtas no Festival do Rio 2004 



QUANDO JORGE FOI À GUERRA, 2004, 8 min
1942 - numa época de grande exclusão social, Jorge era o maior deles, e apesar de todos os obstáculos, ele os superou e alcançou seu objetivo. Direção, Roteiro, Fotografia e Arte: Tadao Miaqui. Produção: Dalva Paulista. Som: Antonio Franceschi. Edição: Tadao Miaqui e Benê de Oliveira.


A FLUO DANÇA, 2003, 4 min 
A hostess da Primeira Paróquia do Cristo Sintético ensina os primeiros passos da música eletrônica. Direção, Roteiro, Produção, Fotografia, Som e Edição: Gabriel Menotti.



RATOS DE RUA, 2003, 5 min 
Uma crítica social ao descaso em que são tratadas as nossas crianças, o futuro do nosso país. Para ver e refletir.
Direção, Produção e Edição: Rafael de Paula. Roteiro: Rafael de Paula e Meton Joffily. Fotografia: Rodrigo Schmidt. Arte: Meton Joffily.
Premiações: Prêmio Animamundi Itinerânte no Anima Mundi 2003; Melhor Animação em video no FAM - Florianópolis 2004; Melhor Animação no Festival imagem em 5 minutos 2003; 1ºlugar no Animarte (PUC-RJ) 2003.


Em agosto a sessão Curta o Curta vai apresentar só curtas documentários, confira em breve e aqui mesmo a programação.

e Curta o Curta no SESC!


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]