Sessão Curta o Curta hoje em Santos, no Cineclube Lanterna Mágica, grátis ::  | Curta o Curta

Sessão Curta o Curta hoje em Santos, no Cineclube Lanterna Mágica, grátis

Por Guilherme Whitaker em 16/11/2004 10:37





CINECLUBE LANTERNA MÁGICA PROMOVE O 7º ENCONTRO DE CINEMA DA UNISANTA
de 16 a 19 de novembro  

Cineclube Lanterna Mágica - UNISANTA
Rua: Cesário Mota, 8 – Santos/SP
Tel.: (13) 3202-7100 – ramal: 147




O Cineclube Lanterna Mágica realiza o 7º Encontro de Cinema da UNISANTA entre 16 e 19 de novembro na sala Maurice Legeard. O ensino de cinema e audiovisual no Brasil é o tema deste ano. Na abertura do Encontro, dia 16 às 19h, será entregue o Prêmio Lanterna Mágica de cinema à Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, Reitora da UNISANTA. Logo em seguida, será exibido: o filme O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, cineasta brasileiro homenageado no Encontro. Na programação estão previstas apresentações de longas e curtas metragens, sorteios de brindes, debates e oficinas sobre cinema na escola para alunos e professores. O objetivo do Encontro é promover o cinema como cultura, reunir universitários e interessados em fazer curtas metragens na Baixada Santista e incentivar o ensino da estética e da linguagem do audiovisual na sala de aula. A sala Maurice Legeard de Cinema fica no bloco E, 5º andar da UNISANTA, rua Cesário Mota, 8 – Santos/SP. Entrada franca.

O Encontro de Cinema da UNISANTA aconteceu pela primeira vez em 25 maio de 1998. Neste dia, completava um ano da morte do cineclubista Maurice Legeard. Para homenageá-lo foi exibido um curta sobre as atividades do Clube de Cinema de Santos e da Cinemateca. Logo após, ocorreu um debate com Gilberto Mendes, Argemiro Antunes, Elver Savietto, Juracy Silveira e Roberto Melchior. O tema do bate-papo foi o papel e a influência do cinema na produção artística de Santos. Nas outras edições do Encontro foram debatidos temas como: cinema brasileiro, documentário, cinema como expressão cultural, entre outros. Este evento deu origem ao Cineclube Lanterna Mágica que foi fundado em 24 de março de 1999.

Ao longo destes sete anos, o evento amadureceu seus objetivos e atualmente discuti e incentiva a produção audiovisual na Baixada Santista. A partir de 2005, o Encontro deixa de ter temas específicos e passa a ser uma mostra de curtas universitários da Baixada Santista e de todo o país. O objetivo é incentivar uma releitura sociocultural da região por meio do audiovisual. Durante o ano serão selecionados os curtas que participarão do Encontro. Em janeiro de 2005 o edital será publicado no site do Cineclube (www.unisanta.br/cineclube). 

Sessão Curta o Curta
dia 18 às 19h, no Cineclube Lanterna Mágica, bloco E, 5º andar - UNISANTA

Curtas da Sessão
O ovo colorido, das Oficinas Livres, 5`, 2004
XV, das Oficinas Livres, 10`, 2004
Zueira Engarrafada, das Oficinas Livres, 6`, 2002
Esta lá, é do inimigo?, de Pedro Lobito, 3`, 2003
Nos andaimes, das Oficinas Livres, 6`, 2004
Nozes, de GuiWhi Santos, 8`, 2004  - LANÇAMENTO
9 – o filme – das Oficinas Livres, 6`, 2003
Baiestorf: filmes de sangueira e mulher pelada, de Christian Caselli, 20`, 2004 - LANÇAMENTO



Prêmio Lanterna Mágica de Cinema
A homenageada deste ano é a Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, Reitora da UNISANTA. O Prêmio foi criado há três anos com o objetivo de homenagear pessoas que incentivam e colaboram para a existência do cinema como meio de expressão e reflexão na Baixada Santista. É uma obra de arte criada pelo escultor Elver Savietto. Já foi entregue à Profª. Drª. Lúcia Teixeira Furlani (Pres. do Instituto Superior de Ensino Santa Cecília), ao compositor santista Gilberto Mendes e ao cartunista Argemiro Antunes.

Debates - Ensino de Cinema e Audiovisual
Para debater o tema do Encontro foram convidados professores universitários e profissionais de cinema. Os debates acontecem em dois dias, sempre às 19h. Dia 17 o bate-papo será sobre a política de incentivo ao ensino e audiovisual na Baixada Santista. Os convidados para falar sobre o assunto são: Christian Godoi (jornalista e professor de telejornalismo - UNISANTA), Fábio Cappellini (Professor de cinema – UNISANTA e UNISANTOS) e Raquel Pellegrini (professora de RTVC - UNIMONTE).

O Ensino de Cinema e Audiovisual no Brasil é o tema do debate que encerra o Encontro no dia 19. Newton Cannito e Leandro Saraiva, roteiristas do programa Cidade dos Homens, da Rede Globo, são os convidados e vão apresentar seu livro "Manual do Roteiro", explicando todo o conceito por trás do projeto que pretende desmistificar as "fórmulas mágicas" de fazer cinema. Além disso, vão falar sobre suas experiências na Associação Cultural Educação e Cinema (Educine), onde acontecem cursos e seminários sobre audiovisual. No fim, vão autografar a obra que estará a venda na entrada do Cineclube. 


Mostra Nacional de Curtas Universitários
Foram selecionados curtas universitários que participaram de festivais brasileiros. O espectador poderá assistir curtas feitos com baixo orçamento e ter um incentivo para fazer seu próprio curta. A Mostra Nacional de Curtas Universitários acontecerá nos dias 17, 18 e 19 às 10h na sala Maurice Legeard de Cinema. No dia 18 às 19h será realizada a Sessão Curta o Curta, uma seleção de curtas do site www.curtaocurta.com.br. 


Oficinas
A oficina Ler e Desconstruir Imagens será ministrada por Eduardo Ricci, jornalista e coordenador do Cineclube Lanterna Mágica, da UNISANTA. O evento acontece no dia 18 às 14h. Os participantes produzirão um curta de 1 minuto em plano seqüência e analisarão outros curtas durante às três horas de duração da oficina. O objetivo é mostrar as possibilidades de aprendizagens criadas a partir da produção de obras audiovisuais na sala de aula.

O Design e a Forma no Cinema é tema da oficina ministrada pela designer gráfico Márcia Okida, dia 19 às 14h. O tema será abordado por meio de trechos de filmes, cartazes, fotografias e composições gráficas. O objetivo da oficina é mostrar como a forma e a busca da harmonia estética são utilizadas no design e no cinema. Os participantes conhecerão os princípios da construção gráfica e estética utilizadas na construção de imagens.

As duas oficinas acontecem na sala Maurice Legeard de Cinema. Para fazer a inscrição, basta chegar no horário. Poderão participar da oficina educadores e profissionais que utilizam a imagem como meio de expressão. 


Cine Homenagem
Rogério Sganzerla é o cineasta brasileiro homenageado no 7º Encontro de Cinema da UNISANTA. Em outras edições do Encontro foram homenageados os cineastas Beto Brant, Glauber Rocha, Humberto Mauro e Ugo Giorgetti.

Sganzerla faleceu em 9 de janeiro deste ano. Nos anos 60, ficou conhecido por fazer parte do Cinema Marginal brasileiro, formado na Boca do Lixo paulistana - as ruas próximas à Estação da Luz: Vitória e Triunfo. Seus parâmetros estéticos se baseavam na produção simples, de baixo custo. O Cinema Marginal trocou a subversão - característica do Cinema Novo - pela transgressão. Seus filmes expressavam a busca de uma saída niilista para a estética, o cinema, a vida. Seu último filme, O Signo do Caos (2003), recebeu o prêmio de melhor direção no 36º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Confira os filmes da Mostra Rogério Sganzerla de Cinema em www.unisanta.br/cineclube


Realização 
Cineclube Lanterna Mágica -UNISANTA

Apoio Cultural
- Curta o Curta
- Vídeo Paradiso
- Realejo Livros

Cineclube Lanterna Mágica - UNISANTA
Coordenador: Eduardo Ricci
Rua: Cesário Mota, 8 – Santos/SP
Tel.: (13) 3202-7100 – ramal: 147
e-mail: eduardoricci@bol.com.br
site: www.unisanta.br/cineclube 

Prestigie esta iniciativa! Não leia apenas o e-mail.  Encontre-se com o cinema no cineclube. 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]