Sessão Escola leva 700 estudantes ao Primeiro Plano até sexta ::  | Curta o Curta

Sessão Escola leva 700 estudantes ao Primeiro Plano até sexta

Por Guilherme Whitaker em 29/11/2011 10:07


Cerca de 700 estudantes do ensino fundamental da rede pública passarão pela Sessão Escola, na décima edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, entre terça e sexta-feira. As exibições acontecem sempre às 15h, com a apresentação de quatro curtas-metragens, no Espaço Alameda de Cinema, na Rua Morais e Castro 300, Alto dos Passos.

Para acompanhar os filmes, as crianças ganham pipoca e são recebidas pelo personagem João Lanterninha, que torna a atividade mais lúdica e orienta o público no interior do cinema. Além disso, ao final de cada sessão, os estudantes votam no curta favorito, para que o vencedor seja premiado na cerimônia de encerramento, no sábado.

De acordo com a coordenadora da Sessão Escola, Patricia Almeida, a mostra representa, em alguns casos, o primeiro contato das crianças com uma sala de cinema. “Muitos, inclusive, não sabem da existência de cineastas locais e até mesmo de um grande festival de cinema na cidade.” Por isso, na opinião dela, a atividade está diretamente ligada à democratização do audiovisual.

A mostra também é uma oportunidade para que as crianças tenham contato com a produção audiovisual que circula fora do eixo comercial. Este ano, serão exibidos “Lápis de cor”, de Alice Gomes, e “Tempo de criança”, de Wagner Novais, que também fazem parte da Mostra Competitiva Nacional, além de a “A lenda da água”, de Luana Mucci, Lorrine Kling, Bárbara Cleffs, Yuri Strachan, Rafael Domingues e Thiago Quadros, e “Meu amigo, meu avô”, de Renan Montenegro.

Com o tema “Olhar de novo”, o Primeiro Plano acontece até 3 de dezembro, no Espaço Alameda de Cinema, com entrada gratuita. Na programação, haverá exibição de longas de diretores estreantes, além de curtas, nas mostras competitivas e de mercocidades.

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades foi aprovado pelas leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura. A edição 2011 do festival tem patrocínio do Fundo Nacional de Cultura e da Prefeitura de Juiz de Fora e é uma realização do Luzes da Cidade - Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais, da Universidade Federal de Juiz de Fora e da Secretaria do Audiovisual/ Ministério da Cultura.

Outras informações podem ser obtidas com a assessoria de comunicação do Primeiro Plano, pelo telefone (32) 9122-5945 e por meio do site www.primeiroplano.art.br.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]