Seu Jorge no Cineclube Curta Circuito desta segunda, em Beagá ::  | Curta o Curta

Seu Jorge no Cineclube Curta Circuito desta segunda, em Beagá

Por Guilherme Whitaker em 03/10/2008 17:39


EIXO BRASIL - SEU JORGE

A Associação Curta Minas/ABD-MG apresenta o Cineclube Curta Circuito. Para a primeira exibição do mês de outubro, dia 06, segunda-feira, às 19h, no Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes, com entrada franca, apresentaremos a sessão Eixo Brasil - Seu Jorge.

Um dos expoentes da cultura brasileira, Seu Jorge é hoje um dos poucos artistas que transita em duas áreas - a música e a interpretação - com participações de destaque. Figura que valoriza a história da cultura brasileira, exemplo de reconhecimento em outros países. Destacamos aqui três recortes de sua biografia: Um videoclipe, reflexo de sua origem musical; um curta de ficção, onde teoria e metalinguagem são debatidas numa construção peculiar pelo roteiro; e uma “ousadia”, num depoimento exclusivo do artista à equipe do Curta Circuito sobre o curta a ser exibido e sobre sua relação com o cinema. Fica incógnito o resultado final pela diferença das poucas horas que o criaram e sua exibição nesta sessão, numa passagem da turnê por Belo Horizonte.

Conheça um pouco mais sobre o Seu Jorge

Primogênito de quatro filhos, Seu Jorge teve uma infância tranqüila, freqüentando a escola e ajudando a mãe a tomar conta dos irmãos. Começou a trabalhar com apenas dez anos de idade em uma borracharia, primeira de várias ocupações como contínuo, marcenaria e office-boy, entre outras. As variadas profissões nunca ofuscaram o seu verdadeiro desejo de se tornar músico. Desde adolescente freqüentava as rodas de samba cariocas acompanhando o pai e os bailes funks da periferia, e cedo começou a se profissionalizar cantando na noite. Seu Jorge é primariamente conhecido como violonista, mas também toca varios instrumentos. Foi convidado a interpretar o bandido Mané Galinha, destaque do filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund. Seu Jorge também contribuiu para a trilha do filme, que teve sucesso internacional. O filme foi sua estréia no cinema. Ele já tinha experiência como ator ao participar da companhia TUERJ (Teatro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Em 2004 foi convidado pelo diretor Wes Anderson para participar do filme The Life Aquatic with Steve Zissou, onde interpretou Pelé dos Santos, um especialista em mergulhos e segurança da tripulação do oceanógrafo Zissou. Em 2005 estréia em Casa de Areia, de Andrucha Waddington, ao lado de Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, no papel de Massu, um quilombola que se torna amigo das personagens interpretadas pelas atrizes, mãe e filha nas telas e na vida real. Participou recentemente de outras produções internacionais.

Filmes que serão Exibidos:

Tarantino’s Mind | 300ml, RJ, 2006, 13’
Dois amigos se encontram em um bar tradicional de São Paulo para falar sobre uma interessante tese sobre os filmes do diretor Quentin Trantino.

Videoclipe Tive Razão - Seu Jorge | Mariana Jorge, Roma, 2004, 4’30’’
Videoclipe da música do álbum “Cru” com as participações de Willian Dafoe e Bill Murray.

“Backstage em BH” | Cláudio Constantino, MG, 2008.
Palavras de Seu Jorge em um depoimento exclusivo sobre o cinema nacional, o curta “Tarantino´s Mind” e a motivação para o documentário que está fazendo.

Após a sessão bate-papo com a equipe do Backstage !

Cineclube Curta Circuito - 2008
Data: 06 de Outubro
Local: Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes
Horário: 19h
Classificação Indicativa: 14 anos
Assessora de Imprensa Cineclube Curta Circuito - Daniela Fernandes – (31) 98059625

O Cineclube conta com o patrocínio da LIDERBH Veículos, Supermix Concreto e com os apoios culturais: Rádio Inconfidência, Programa Curta, Guia Entrada Franca, Curta o Curta e Vsnet. O projeto é realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]