Sganzerla em Beagá com 2 curtas ::  | Curta o Curta

Sganzerla em Beagá com 2 curtas

Por Guilherme Whitaker em 12/04/2001 12:01


Sganzerla em Beagá com 2 curtas
´A linguagem de Orson Wells` e ´Brasil` são atrações dia 16/04


(textos oficiais do evento)

O Curta Circuito está crescendo. O bate-papo com o pessoal do Mira! foi muito bom. E agora, com o apoio da Fundação Clóvis Salgado e o Departamento de Cinema, estaremos apresentando na próxima segunda-feira, dia 16 de abril, curtas-metragens do cineasta Rogério Sganzerla, diretor da obra-prima "O Bandido da Luz Vermelha", entre outros. Ele estará apresentando dois curtas, "Brasil" e "A linguagem de Orson Welles", e depois estará conversando com a platéia. Para conduzir o papo convidamos o professor de cinema Hélio Gagliardi. É um programa que ninguém pode perder. Esperamos todos lá.

Programa de 16 de abril de 2001:
Curta Circuito com Rogério Sganzerla
Convidado: Hélio Gagliardi

"BRASIL"
(1981 cor 9min. 35mm) 
Sinopse: Curta-metragem comemorativo do lançamento do décimo disco durante o cinqüentenário de nascimento de Joao Gilberto. Com a trilha intitulada "Brasil", gravado com Caetano, Gil e Maria Bethania. A execuçao do disco em diferentes fases e distâncias, registradas em contraponto com flashes de personalidades da vida nacional vistos em cine-jornais documentais.São meio século de imagens da vida nacional, representados em uma situaçao limite ( "o que é o Brasil? O que é o brasileiro?"). "O Brasil, dizia Oswald de Andrade, vive em estado de sítio desde a idade trevosa das capitanias". 

"A LINGUAGEM DE ORSON WELLES" 

(1989 cor 22min. 35mm) 

Sinopse: Orson Welles atuou na cultura e na música brasileira pesquisando profundamente a geologia histórica do Brasil completando conscientemente uma missao cultural legendária e embora tenha sido rechaçado pela produtora de Hollywood, desenvolveu uma missão triunfalmente cumprida no território da linguagem - tres amigos de Welles testemunharam o seu amor pelo cinema, a paixao pela música brasileira e seu povo além de sua obstinada resistencia a formidável pressao dentro e fora de Hollywood contra seu inacabado "It’s All True".

Ficha Técnica:
Depoimentos: Edmar Morel
Entrevista: John Huston
Narrador: Grande Otelo
Direção: Rogério Sganzerla
Música: Joao Gilberto
Montagem: Severino Dad’d
Mixagem: Roberto Leite
Produção: Tupan Filmes Ltda, C.T.A.V.

Maiores informações em http://web.archive.org/web/20040328052751/http://www.curtaminas.com.br/


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]