Site do Cine Esquema Novo Expandido está no ar ::  | Curta o Curta

Site do Cine Esquema Novo Expandido está no ar

Por Curta o Curta em 23/05/2013 12:32


Primeiro da série de vídeos de apresentação dos artistas
disponível na internet é dedicado a Sérgio Borges (MG)

Evento acontece em Porto Alegre/RS, de 19 a 30 de junho, com patrocínio da Petrobras, correalização da Prefeitura de Porto Alegre e colaboração com a 9a Bienal do Mercosul | Porto Alegre

Entre os dias 19 e 30 de junho, acontece em Porto Alegre/RS uma edição especial do Cine Esquema Novo, que traz pela primeira vez ao Brasil o artista inglês William Raban - um pioneiro no conceito e na prática de um cinema expandido e cuja carreira é dedicada à realização de filmes que extrapolam os formatos tradicionais. A partir da obra de Raban e de cinco cineastas brasileiros - Carlosmagno Rodrigues (MG),Distruktur (Gustavo Jahn & Sissa Dullius / RS e Alemanha), Guto Parente (CE), Ricardo Alves Jr. (MG) e Sérgio Borges (MG) - o Cine Esquema Novo Expandido (CEN-E) vai discutir as práticas artísticas e as transformações do audiovisual no século 21.

O site do evento já está no ar - www.cineesquemanovo.org - e traz as primeiras informações sobre a programação, que envolve videoinstalações na Usina do Gasômetro e Galeria Ecarta e sessões de cinema, curso e seminários no Cine Santander Cultural. A abertura das atividades do dia 19 será especial: o inglês William Raban, que vem pela primeira vez ao Brasil, apresentará seu Thames Film (1987) em uma projeção sobre as águas do Rio Guaíba, a bordo de um barco.

Raban é o nome central da ocupação do CEN-E no Centro Cultural Usina do Gasômetro, onde ministra uma Master Class (Sala P. F. Gastal) e realiza videoinstalações também inéditas no país (Galeria Lunara e Galeria Iberê Camargo), que permanecerão na cidade até o final de julho. Os artistas brasileiros convidados terão sessões de cinema retrospectivas de seus trabalhos, encontros comentados com público e crítica sobre o cruzamento entre cinema e arte, além de videoinstalações inéditas. O CEN-E também oferecerá atividades educativas e reflexivas, como o curso sobre a evolução da Arte Audiovisual ministrada pela Arena Cursos.

Um dos destaques do conteúdo relacionado à programação que começa a circular na internet por estes dias são os vídeos de apresentação dos artistas convidados ao Cine Esquema Novo Expandido. Todas as semanas, até o início do CEN-E, será possível assistir e compartilhar vídeo-teasers que reúnem imagens e trechos de entrevistas exclusivas de todos os artistas participantes, além de posts com suas entrevistas na íntegra, que podem ser acessados pelo FacebookYou Tube e Twitter do CEN. O primeiro vídeo, já disponível, é dedicado ao mineiro Sérgio Borges.

O diretor do multipremiado de "O Céu Sobre os Ombros" é um dos autores brasileiros que desenvolveram suas trajetórias ao longo dos últimos dez anos com acompanhamento permanente do Cine Esquema Novo. Borges, assim como Guto Parente, Ricardo Alves Jr., Carlosmagno Rodrigues e a dupla Distruktur "são nomes que representam cineastas e/ou artistas cujas trajetórias se misturam com a história do Cine Esquema Novo, e que projetaram seus trabalhos ao longo dos anos para alcançar espaços como os festivais de cinema de Cannes, Locarno, Marselha e Berlim, bem como as Bienais de São Paulo, Lyon e Istambul", explicam em comunicado os cinco sócios-curadores do festival: Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame, Morgana Rissinger e Ramiro Azevedo.

Esta programação especial em junho é um evento preparatório para a 8ª edição do Cine Esquema Novo, que será realizada em 2014, inaugurando uma nova fase do CEN: o festival passará a ser realizado de dois em dois anos e ao longo de 30 dias, formalizando a ampliação de seu campo de atuação para outras formas de expressão e exibição audiovisual, além dos filmes em formatos tradicionais. Outro exemplo deste novo momento do CEN é a colaboração com a 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre. Além da vinda de William Raban em junho, esta aproximação volta a ocorrer durante a Bienal, que acontece de setembro a novembro desse ano, com foco no encontro da cultura com a natureza, nas diferenças entre descoberta e invenção e nos cruzamentos entre experimentação e inovação, e que apresenta artistas - dentre eles, Raban - como visionários do presente, do passado e do futuro.

Com patrocínio da Petrobras, o Cine Esquema Novo Expandido é uma realização da Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento da Imagem (ACENDI), em correalização com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre / Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia daSecretaria Municipal de Cultura e em colaboração com a 9a Bienal do Mercosul | Porto Alegre. O CEN-E conta com o apoio doSantander Cultural / Cine Santander Cultural e da Galeria Ecarta, e sua identidade visual é uma criação do artista e designer Vinicius Stein.

Serviço

Cine Esquema Novo Expandido 2013

Mostra de filmes, videoinstalações, intervenções públicas, curso, seminários, palestras e master classes. Artistas brasileiros convidados: Carlosmagno Rodrigues (MG), Gustavo Jahn & Sissa Dullius (RS), Guto Parente (CE), Ricardo Alves Jr. (MG) e Sérgio Borges (MG). Artista internacional convidado: William Raban (UK).

De 19 a 30 de junho em Porto Alegre (RS), no Centro Cultural Usina do Gasômetro, Santander Cultural, Galeria Ecarta e no Rio Guaíba. Exposições da Usina do Gasômetro abertas ao público até 20 de julho.

www.cineesquemanovo.org

Fonte: Adriana Martorano


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]