Super8 já tem os filmes vencedores em Gramado 2001 ::  | Curta o Curta

Super8 já tem os filmes vencedores em Gramado 2001

Por Guilherme Whitaker em 10/08/2001 16:01


Super8 já tem os filmes vencedores em Gramado 2001

Problemas na projeção prejudicaram a mostra, que premiou filmes de vários estados


DESCONSTRUINDO GRAMADO
por bIA weRTher

Amigos do Curta o Curta e do Cine 8, em Gramado estamos sob o sol de verão. Começo meus relatos falando sobre filmes dos quais gostei por algum motivo. Na verdade eu ia, ao contrário disso, meter pau no que não gostei. Mas ao meu lado está o René Sampaio, diretor do Sinistro, que me convence que os leitores não tem culpa de estarmos nervosos com o calor.

Os 28 filmes de super 8 do 29º Festival de Gramado não alcançaram a promessa de fazer a diferença. faltou desprendimento na maioria dos filmes. No entanto três nomes brilharam com som e trilhas experimentais, débeis mentais, sutis e muito bem editados. Eles são: Marcio "Moita", André Arieta e Marcelo Fruet.

Falo então de um super 8 que assisti ontem numa sala muiiito lotada e que teve sérios problemas de projeção e som.

"Você ainda vai me amar amanhã", curta metragem em Super 8 dos alunos da oficina ministrada por La Salvia, Pilla, Spuldar e Baldi.

Sempre digo que workshop bom é aquele que acaba em produção de um filme. Essa turma do Pilla já teve aquela primeira boa experiência com o WC. Só que eu sempre tive minhas ressalvas com o WC pois era meio tolinho. Uma piadinha, sabe. O lado bom destas minhas críticas é que quando elas são apenas acerca da temática e nem se fala do resto significa que estamos discutindo um "filme". "Você ainda vai....." é mais um bom filme de alunos da turma do pillinha. Já é melhor que o WC ao meu entender. Isso significa que a galera cresceu como "ensinadora" e que isso implicou até em alunos bastante adultos, críticos talvez. Sei lá, a história é hermética e achei isso muito bom.

A atriz está muito bem dirigida e é simplismente ótima. Eu aposto nela como prêmio de interpretação. Seria exagero se eu dizesse que é a única fotografia da mostra super 8? Sim, seria até careta! Então vou ao menos lhes contar que é a melhor fotografia ou ao menos a mais estudada, bem decupada, melhor resolvida e... Não falo apenas das cores, falo dos planos mesmo. Até nem tanto criativos mas muitíssimos cinematográficos (uiii! sei lá se fui clara!) A direção de arte é fantástica porque não é exibicionista. Embora a boa trilha assinada pelo músico Fruet tenha sido apresentada equivocadamente pelos alunos do curso como a grande solução do filme isso não é verdade.

O som sim foi o grande suporte do roteiro. Os muitos trimms de telefone que na verdade nunca tocam incomodam muito ao público e falam da solidão da personagem. A única desvantagem de "Você ainda..." está no discurso um pouco pretencioso na apresentação do filme, que criou um certo desconforto nos colegas superoitistas. Uma turma que vive e sobrevive da união dos esforços e que se preocupa muito mais em REALIZAR cinema e mais tarde cuidar de juntar forças para exibir e muito menos em competir.

Mas tenho certeza que essa turma vai se contagiar por isso, já que cinema é isso mesmo, todos se ajudando, equipe, turma. Como eu do Cine8 ajudando ao Guil que não pode vir e cobrindo pra Curta o Curta e o Guil participando sempre do Cine 8.
Enfim, vou trocar de roupa, dar umas entrevistas e volto a qualquer hora...

bIA weRTher , orgulhosa realizadora do cinema desconstrução


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]