Todos os premiados Primeiro Plano 2008 - Festival de Cinema de Juiz de Fora ::  | Curta o Curta

Todos os premiados Primeiro Plano 2008 - Festival de Cinema de Juiz de Fora

Por Guilherme Whitaker em 04/11/2008 14:05


Os curtas "Os sapatos de Aristeu", de Luiz René Guerra, e "Os filmes que eu não fiz", de Gilberto Scarpa, foram os grandes vencedores da sétima edição do Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, levando para casa, cada um, quatro prêmios. A cerimônia de encerramento, que aconteceu no sábado, dia 01 de novembro, contou com uma sessão lotada de espectadores ansiosos também pela exibição de "Waldik – sempre no meu coração", de Patrícia Pillar e "Balada das duas mocinhas de Botafogo", de Fernando Valle.

"Os sapatos de Aristeu" levou os prêmios de melhor filme, direção, atriz - para Berta Zemel - e também um prêmio inédito, oferecido pela Oficina de Crítica realizada durante o festival. Como o diretor Luiz René Guerra não estava presente, Daniela Sabba, que também concorria na Competitiva Nacional, representou o amigo. Após o anúncio do prêmio de melhor filme, Daniela ligou para o Luiz René Guerra. A participação por telefone foi um dos pontos altos do evento e levou o público às gargalhadas.

Já "Os filmes que não fiz" conquistou melhor roteiro, montagem, trilha musical e júri popular. Ao receber o prêmio de melhor montagem, o mineiro Gilberto Scarpa deixou a modéstia de lado. "Eu mereço mesmo esse prêmio. Antes de resolver fazer eu mesmo a montagem, levei sete bolos da pessoa que havia escolhido para fazer essa parte da produção", contou Scarpa. Este ano, o júri optou também por premiar o melhor documentário e concedeu a "Gladys", de Marina Pessanha, o troféu.


Outro momento muito esperado foi o anúncio do vencedor do Incentivo Primeiro Plano. O prêmio foi para "Ibitipoca: Fé e Cura", de Rita Viana e Victor Zaiden. Ao fazer a entrega da premiação, o professor Cristiano Rodrigues, integrante do júri responsável pela escolha, ressaltou o sentido de verdade e a bagagem de informação dos diretores. "Temos certeza que esse trabalho terá uma seqüência". Os vencedores receberam R$ 5.000,00, concedidos pela UFJF, além de infra-estrutura, cedida pelos parceiros do festival – Ctav, Kodak, Mega Color, Estudios Mega, Cinecolor, Quanta e UFF – para a realização de um novo filme, de até 10 minutos, em película.

A irreverência foi a marca da entrega do prêmio José Sette, concedido pelos realizadores da velha guarda. Além da tradicional garrafa de cachaça, eles ofereceram aos diretores Carol Caniato, Carina Scaldini, Eduardo Malvacini, Rodrigo de Azevedi e Rafael Pardo, de "Tornado", churros, pipoca, pastéis, entre outras guloseimas. Na próxima edição, "Tornado" será exibido na Mostra Audiovisual de Juiz de Fora.

Confira os premiados de 2008:

Júri Oficial:

Melhor Filme: OS SAPATOS DE ARISTEU
Melhor Documentário: GLADYS
Melhor Direção: Luiz René Guerra por OS SAPATOS DE ARISTEU
Melhor Roteiro: Cristiano Abud e Gilberto Scarpa por OS FILMES QUE NÃO FIZ
Melhor Fotografia: Carlos Ebert por SATORI USO
Melhor Montagem: Gilberto Scarpa por OS FILMES QUE NÃO FIZ
Melhor Trilha Musical: Ronaldo Gino por OS FILMES QUE NÃO FIZ

Melhor Ator: Adilson Maghá por OXICIANURETO DE MERCÚRIO
Melhor Atriz: Berta Zemel por OS SAPATOS DE ARISTEU
Melhor Concepção Sonora: Marconi Loures de Oliveira por O POVO ATRÁS DO MURO
Melhor Direção de Arte: Carlos Nunes por CODA
Melhor Primeiro Plano: O CINEASTA, A MENINA E O HOMEM-SANDUÍCHE

Júri Universitário:

Incentivo Primeiro Plano: IBITIPOCA FÉ E CURA

Júri Popular:

Melhor trabalho da Mostra Regional pelo Júri Popular: DESFOCADOS
Melhor trabalho da Mostra Nacional pelo Júri Popular: OS FILMES QUE NÃO FIZ

Velha Guarda:

Prêmio José Sette: TORNADO

Prêmio da Oficina de Crítica:

OS SAPATOS DE ARISTEU

O Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades é uma realização do Luzes da Cidade - Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais e conta com o patrocínio da Cemig, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, MRS Logística, Prefeitura de Juiz de Fora, Secretaria de Política Social, Funalfa e Universidade Federal de Juiz de Fora.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]