Transversais – Portraits, nesta segunda em Beagá, grátis ::  | Curta o Curta

Transversais – Portraits, nesta segunda em Beagá, grátis

Por Guilherme Whitaker em 09/04/2009 11:38


 

A Associação Curta Minas/ABD-MG e a Usiminas apresentam o Cineclube Curta Circuito. Para a próxima exibição, dia 13 de abril, segunda-feira, às 19h, no Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes, com entrada franca, apresentaremos a sessão Transversais – Portraits

O enigma do retrato é o rosto. Quem faz o retrato quer representar alguém. E nesse intuito passa direto à face da pessoa figurada, porque é o rosto que confere identidade e propriedade. Muito por causa disso, esses filmes que são tão dominados por seus personagens sejam tão fascinados e orientados por seus rostos. Seja pela forma acadêmica e regular das talking heads (cabeças falantes) ou até mesmo numa desconstrução ou problematização do retrato e da face.

Conheça um pouco mais sobre os realizadores:

André Weller: É diretor, diretor de arte e músico. Dirige vídeos para tv, filmes institucionais e clipes musicais. Eleito o melhor diretor de arte pela MTV 1999 e Festival de Goiânia 2006.

Ivo Branco: Cineasta premiado em festivais nacionais e internacionais, Ivo Branco é também roteirista de curta e longa metragem, diretor de tv e vídeo.

Joel Pizzini: Autor de ensaios documentais premiados internacionalmente, trabalha ainda como Curador da Restauração da obra de Glauber Rocha, co-dirige os documentários extras dos dvds do cineasta.

Carlos Magno: Videoartista é graduado em Artes e Cinema de Animação pela Escola de Belas Artes da UFMG.

 

 

 

Filmes que serão Exibidos:

No tempo de Miltinho | André Weller, RJ, 2008, 18’

Investigação musical. Miltinho, cantor atuante desde os anos 40, empresta sua peculiaríssima voz para falar. O inconfundível estilo do Rei do Ritmo é dissecado em entrevistas, shows e imagens de arquivo.

Melhor Curta Digital da 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes -2009

 

Eh Pagu, eh! | Ivo Branco, SP, 1982, 15’

O filme conta um pouco da vida e da obra de Patrícia Galvão, a Pagu. Casada com Oswald de Andrade, participou do Movimento Antropofágico. Jornalista, escritora e tradutora, entre outras coisas, ficou presa por quase cinco anos durante a ditadura Vargas por ser militante do PCB.

Melhor Curta Metragem e Melhor Roteiro de Curta Metragem

XV Festival de Brasília do Cinema Brasileiro / 82

 

Glauces: estudo de um rosto | Joel Pizzini, SP, 2001, 30’

Glauce era filha do rei. Glauce era rival de Medéia. Glauce é terra, navalham carne transe. Glauce era só. Glauce é rocha. Glauce era glauce ou Glauce é Glauce.

Prêmios: Menção Pesquisa de Linguagem - Festival de Vitória 2002

 

 

Mônica Vitti | Carlos Magno, MG, 1995, 8’

Um fã de Mônica Vitti a vê passar pela rua, se entusiasma e depois se entristece.


Após a sessão, debate com o realizador Carlos Magno
Cineclube Curta Circuito - 2009

Data: 13 de Abril

Local: Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes

Horário: 19h

Classificação Indicativa: 14 anos

Assessora de Imprensa Cineclube Curta Circuito - Daniela Fernandes

 

O Cineclube Curta Circuito conta com o patrocínio da Usiminas, Banco BMG, LIDERBH Veículos, Supermix Concreto, e com os apoios culturais: Rádio Inconfidência, Programa Curta, Guia Entrada Franca, Curta o Curta, e Vsnet. O projeto é realizado com os benefícios das Leis Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]