TRANSVERSAIS- Samba e Boemia no Curta Circuito de 9-6 agora. ::  | Curta o Curta

TRANSVERSAIS- Samba e Boemia no Curta Circuito de 9-6 agora.

Por Guilherme Whitaker em 01/06/2008 11:09


TRANSVERSAIS  
SAMBA E BOEMIA

A Associação Curta Minas/ABD-MG apresenta o Cineclube Curta Circuito. Para a primeira exibição do mês de junho, dia 09, segunda-feira, às 19h, no Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes, com entrada franca, apresentaremos a sessão TRANSVERSAIS- SAMBA E BOEMIA.

Samba, boemia... e cinema marginal, talvez fosse preciso acrescentar para descrever pelo menos dois dos curtas que compõem esta sessão do Curta Circuito. Em “Operação Morengueira”, de Chico Serra e Godofredo Quicas, e em “Polêmica”, de André Luiz Sampaio, o procedimento é similar: uma espécie de macumba cinematográfica, que bebe na Boca do Lixo, traz à vida velhos personagens e velhas histórias da cultura popular brasileira, com especial atenção ao samba. “No Princípio era o Verbo”, de Vírginia Jorge, é certamente menos devedor dessa herança. Neste último, não é o delírio que está em jogo, mas o rigor. É a precisão dos diálogos e o controle da mise-en-scène que fazem dele um filme livre e espontâneo. E que fizeram dele um exímio ganhador de prêmios no ano de seu lançamento.

Filmes que serão exibidos:

Operação Morengueira | Chico Serra e Godofredo Quicas, RJ, 2005, 16’
Após invasão da Lapa por um bando de terroristas, boêmio incauto tem uma visão mediúnica de Kid Morengueira, recebendo o velho malandro a missão de acabar com a xavecagem no bairro boêmio. Super bang-bang inspirado nos sambas de breque de Moreira da Silva e Meguel Gustavo.

No princípio era o Verbo | Virgínia Jorge, ES, 2005, 18’
Em três histórias que se entrelaçam, o filme convida o público a participar dos jogos de verdade e mentira de seis personagens que se encontram no botequim do Onassis, numa tarde de carnaval, pra contar seus causos e buscar a honra da última palavra. *No Princípio era o Verbo" está entre os mais premiados curtas capixabas de todos os tempos.

Polêmica | André Luiz Sampaio, RJ, 1998, 21’
Filme musical, chanchada mediúnica e documentário. Dupla de vagabundos recebe os santos Noel Rosa e Wilson Batista. Incorporados, e à solta no carnaval carioca, revivem a famosa e polêmica rivalidade dos anos 30, que inspirou sambas antológicos como Palpite Infeliz, Rapaz Folgado e Feitiço da Vila.

Debate com os organizadores após a sessão!

Cineclube Curta Circuito- 2008
Transversais– Samba e Boemia
Data: 9 de Junho
Local: Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes
Horário: 19h
Classificação Indicativa: 16 anos
Assessora de Imprensa Cineclube Curta Circuito- Daniela Fernandes – (31) 98059625
O Cineclube conta com o patrocínio da NET e com os apoios culturais, Rádio Inconfidência, Programa Curta, Guia Entrada Franca e Vsnet. O projeto é realizado através dos benefícios das Leis Municipal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]