Três produções brasileiras são premiadas no 27º festival Cinelatino, na França ::  | Curta o Curta

Três produções brasileiras são premiadas no 27º festival Cinelatino, na França

Por Curta o Curta em 30/03/2015 17:46


Três filmes brasileiros foram premiados na 27ª edição do Cinelatino – Encontros de Toulouse, que aconteceu entre os dias 19 e 29 de março, na França. O festival, organizado desde 1989 e dedicado à produção audiovisual emergente latino-americana, contou nesta edição com mais de dez filmes nacionais, além de uma mostra especial dedicada aos curtas-metragens da cineasta Juliana Rojas.

 

O grande vencedor da Competição de Longas-metragens de Ficção, composta por 12 produções de países como Chile, Brasil, Argentina, Guatemala, Cuba, México e Peru, foi  “Ausência”, de Chico Teixeira, uma coprodução entre Brasil, Chile e França. O prêmio recebido pelo longa de Teixeira, no valor total de 6 mil euros, será destinado à distribuição francesa do filme, incluindo sua adaptação, tradução e legendagem.

 

O Brasil também teve destaque na competição de documentários em longa-metragem: o prêmio de melhor filme dentre os sete concorrentes foi para “Tudo vai ficar da cor que você quiser”, de Letícia Simões, sobre o universo do poeta e artista plástico Rodrigo de Souza Leão. O prêmio, no valor de 2 mil euros, foi, pelo quarto ano consecutivo, concedido por profissionais das midiatecas da região francesa dos Pireneus.

 

Já o prêmio Signis de Melhor Curta-metragem, um dos três prêmios em disputa pelos dez concorrentes de cinco países, foi para o western feijoada “João Heleno dos Brito”, de Neco Tabosa.

 

Programa da ANCINE apoiou participação dos filmes no festival

 

Todos os três brasileiros vencedores participaram do 27º Cinelatino – Encontros de Toulouse com o apoio da ANCINE, por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE. O programa faz parte da política da Agência para a promoção do cinema nacional no mercado exterior e concede apoios diversos a filmes oficialmente selecionados para 90 eventos internacionais e a projetos participantes de 31 laboratórios e workshops no exterior.


Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]